“Origem”, “localismo” e “autenticidade” na “música de Beiradão” amazonense: reflexões a partir do campo
-
Seguir para texto completo
Seu navegador será reencaminhado para a fonte do documento, porque o Amplificar não mantem cópias das referências. Caso o texto não seja carregado, por favor me notifique que ele está fora do ar e consulte sua disponibilidade no site oficial da fonte.
Resumo
Neste trabalho faço um recorte de algumas reflexões feitas a partir de demandas que surgiram nas minhas observações e experiências vivenciadas no campo. Uma das questões que preocupam alguns músicos que colaboram com esta pesquisa diz respeito à “origem” e “autenticidade” na “música de Beiradão” amazonense. Pretendo problematizar os conceitos de origem, localismo e autenticidade a partir da etnografia em andamento e do diálogo com os trabalhos etnomusicológicos de Feld (1994), Bohlman; Radano (2000) e Ochoa (2003).
“Origin”, “Localism” and “Authenticity” in “Music of Beiradão” from Amazon State: Reflections from the Field
In this work I do a cutting of some reflections from demands that arose in my observations and experiences in the field work. One of the issues of concern some musicians who collaborate with this research refers to the "origin" and "authenticity" in "music of Beiradão" from Amazon state (Brazil). I intend to problematize the concepts of origin, localism and authenticity from the ethnography in progress and from dialogue with ethnomusicological works of Feld (1994), Radano; Bohlman (2000) and Ochoa (2003).
As informações apresentadas acima usam a grafia do original.