Perspectivas para o ensino coletivo de violão: em busca de uma abordagem holística – Amplificar

Perspectivas para o ensino coletivo de violão: em busca de uma abordagem holística

Resumo

A presente pesquisa pretende analisar a aplicação de uma abordagem holística dentro do contexto do ensino coletivo de violão. Esta análise teve como campo de estudo as aulas coletivas de violão ministradas pelo professor-pesquisador de um colégio particular localizado no Rio de Janeiro. A metodologia da pesquisa teve como base as considerações de Freire (2007, 2010) e Severino (2007), se aproximando de uma abordagem qualitativa e de uma epistemologia fenomenológica. Os dados coletados foram gerados a partir de um questionário realizado com os alunos de cinco turmas e de um diário de campo, no qual foram registradas observações realizadas em um período que vai de 14/06/12 a 29/06/12 e de 06/08/12 a 11/12/12. Estes dados foram analisados a partir do referencial teórico encontrado na revisão bibliográfica. O conceito de educação holística presente em Cardoso (1995) e Yus (2002) foi adaptado para a educação musical, a partir de uma visão de realidade na qual as partes são inseparáveis do todo, diferente do que ocorre na fragmentação do conhecimento defendida pelo modelo cartesiano, muito presente na sociedade atual. A abordagem holística proposta nesta dissertação foi contextualizada a partir da educação pós-moderna descrita por Pourtois e Desmet (1999), já que busca contemplar nas estratégias de sala de aula as características individuais de cada aluno, tanto em seu desenvolvimento, como em seu contexto cultural. Além do reconhecimento das diferenças presentes em sala de aula, esta abordagem procura realizar uma reintegração dos diferentes conhecimentos subjacentes ao saber musical. No campo da educação musical, a abordagem holística teve como base a Música Orgânica de Oliveira (1996) e a Musicalidade Abrangente de Willoughby (1990) o defender uma abordagem transdisciplinar das seguintes áreas do saber musical: (a) Práticas Interpretativas; (b) Práticas Criativas; (c) Contextualização Histórico-Social do Repertório. A partir deste referencial teórico, o autor propõe o modelo SEER de educação musical, que busca desenvolver de forma plena e harmoniosa as seguintes dimensões do ser humano: (a) Sentimentos, no campo da afetividade; (b) Entendimento, no campo da cognição; (c) Experiência, no campo da psicomotricidade; e (d) Reconexão, que significa a reconexão do aluno com dimensões como a intuição, a concentração e a respiração. A partir das observações registradas no diário de campo e das respostas dos alunos ao questionário realizado, foi possível concluir que a maior parte dos alunos (92%) gostou da abordagem holística utilizada para o ensino de violão, enquanto que 8% não gostou. Determinados aspectos da aula foram apontados pelos alunos como pontos positivos, tais como: (a) a possibilidade de escolha do repertório por parte dos alunos; (b) a boa relação professor-aluno; e (c) a socialização que o ensino coletivo possibilita, principalmente no que diz respeito à amizade e ao vínculo afetivo criado entre os alunos. Quanto às críticas e sugestões, além de considerações pontuais, foi observado que elementos como a infraestrutura do local de ensino e a distribuição do número de alunos por turma foram recorrentes nas respostas dos alunos. A abordagem holística tem sinalizado contribuições importantes ao lidar com o desenvolvimento integral de cada aluno, podendo auxiliar na busca por novas soluções para o momento atual de implementação da Lei nº. 11.769/08, que determina que a música seja conteúdo obrigatório em toda Educação Básica.

This research analyses the application of a holistic approach within the context of guitar instruction in groups. The field of study for this analysis were group lessons taught by the author in a private school located in Rio de Janeiro. The research methodology was based on considerations of Freire (2007, 2010) and Severino (2007), showing a qualitative approach and a phenomenological epistemology. The collected data have been generated from a survey conducted with students in five classes and from a field diary, in which observations were recorded in a period between 14/06/12 and 29/06/12 and from 06/08/12 to 11/12/12. These data were analyzed from the theoretical framework found in the bibliographic review. The concept of holistic education proposed by Cardoso (1995) and Yus (2002) was adapted to the context of music education, starting from a viewpoint of reality in which inseparable parts cannot be separated of the whole, unlike what happens in the fragmentation of knowledge defended by the Cartesian model currently predominant in our society. The holistic approach proposed in this dissertation has been contextualized through postmodern education described by Pourtois and Desmet (1999), since it aims to contemplate in the classroom the individual characteristics of each student, both in their development and their cultural context. Besides the acknowledgment of differences, this approach seeks to achieve a reintegration of different variations of underlying knowledge to learn music, based on the Organic Music described by Oliveira (1996) and Comprehensive Musicianship, described by Willoughby (1990). Therefore, the holistic approach aims for a transdisciplinary view of knowledge from the following areas: (a) Performance activities, (b) Creative activities and (c) Historical and Social Context of the Repertory. From this theoretical framework, the author proposes the SEER model of music education, which seeks to develop fully and harmoniously the following dimensions of the human being: (a) Feelings, in the field of affectivity, (b) Understanding, in the cognition field (c) Experience, in the field of motor skills, and (d) Reconnection, which means reconnecting the student with dimensions like intuition, concentration and breathing. From the observations registered in the field diary and in the students' answers to the questionnaire, it has been concluded that the majority of students (92%) liked the holistic approach for teaching guitar, while 8% did not like. Certain aspects of the lessons were identified by students as positive elements, such as: (a) the choice of repertoire by students, (b) the positive teacher-student relationship, and (c) the socialization which enables collective learning, especially in regard to the friendship and the emotional bond created between students. As for the criticisms and suggestions, besides the occasional considerations, it has been observed that elements such as the infrastructure of the classroom and the distribution of the number of students per class were recurrent in students' answers. A holistic approach has signaled important contributions to deal with the full development of each student, and may indicate new prospects for the current moment of implementation of the law no. 11.769/08, which states that the music content is compulsory throughout all the Brazilian Basic Educational System.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.