Guilherme Schubert: exercício musicológico e breves considerações sobre a Missa solene em português (Op. 25 – 1965) – Amplificar

Guilherme Schubert: exercício musicológico e breves considerações sobre a Missa solene em português (Op. 25 – 1965)

Resumo

Tomando como pretexto a Missa solene em português (Op. 25), de Guilherme Schubert, este artigo percorre alguns dos principais aspectos da música sacra católica composta em território brasileiro na passagem da primeira para a segunda metade do século XX, realçando desde os elementos estéticos, quanto a concepção eclesial e social predominante à época da composição. Para isso, vale-se de vários fragmentos dos artigos publicados por Schubert na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, em 1980, além, notadamente, do conjunto de partituras – datadas de 1967 – em que constam quatro partes da referida Missa solene, em uma versão bastante próxima da composição original de 1965.

Taking as a pretext Guilherme Schubert's Solemn Mass in portuguese (Op. 25), this article examines some of the main aspects of catholic sacred music composed in Brazil from the first to the second half of the twentieth century; aesthetic elements, as well as the prevailing ecclesial and social conception at the time of composition. Access to several fragments of the articles published by Schubert in the Magazine of the Historical and Geographical Brazilian Institute, in 1980, besides, notably, of the set of scores – dated of 1967 – in which four parts of the said solemn mass, in a very close version of the original composition of 1965.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.