Agenciamento semiósico e intersubjetividade: atividade comunicacional entre internautas e sistemas de recomendação de músicas – Amplificar

Agenciamento semiósico e intersubjetividade: atividade comunicacional entre internautas e sistemas de recomendação de músicas

Resumo

Esse artigo investiga os mecanismos de construção da subjetividade em contextos de recomendação nas interfaces de ambientes de streaming de músicas. Adota-se a noção de agenciamento semiósico, que se refere à relação entre o modelo peirceano da semiose, o conceito peirceano de agência e o conceito deleuziano de agenciamento para essa investigação. Os mecanismos de construção da subjetividade relacionam-se a processos intersubjetivos que emergem da relação entre internautas e sistemas de recomendação nos ambientes destacados. A noção de intersubjetividade aborda a mente como uma espécie de semiose, aproximando os conceitos de Self e Subjetividade, como propõe Colapietro (1981) em “Peirce Approach to the Self: A Semiotic Perspective on Human Subjectivity”. A semiose híbrida observável nas interfaces dos ambientes de streaming de músicas evidencia aspectos da intersubjetividade a partir das relações entre perfis de gosto de usuários e gêneros musicais.

This article investigates the mechanisms of construction of subjectivity in contexts of recommendation in interfaces of music streaming environments. It adopts the notion of semiosic agency, which refers to the relationship between the Peirce’s model of semiosis, Peirce’s concept of agency and Deleuzian’s concept of agency for this study. The mechanisms of the construction of subjectivity relate to intersubjective processes that emerge from the relationship between internet users and recommendation systems in the environments concerned. The notion of intersubjectivity addresses the mind as a kind of semiosis, approaching the concepts of Self and Subjectivity, as proposed by Colapietro (1981) in “Peirce Approach to the Self: A Semiotic Perspective on Human Subjectivity”. The hybrid semiosis observable in the interfaces of streaming music environments highlights aspects of intersubjectivity from the relations between user’s tastes profiles and musical genres.

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