A Sonata para guitarra em Viena na época de Beethoven
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Resumo
O seguinte artigo apresenta uma série de considerações acerca da produção de sonatas para guitarra no período clássico em Viena, tentando contextualizá-las de acordo com aspecto sociocultural da época ao invés de estuda-las como um corpus separado de obras. Consideramos a criação de um repertório específico para a guitarra de seis cordas simples que se estabelece como um novo instrumento entre os postremeiros anos do século XVIII e nos primeiros do século XIX, com o gênero sonata oferecendo um suporte da seriedade das intenções, tentando separar a guitarra de seu anterior papel como mera acompanhante.
This paper, bring a few considerations about of the guitar ́s sonatas in the Vienna ́s classic era, attempting their contextualization with the socio cultural aspect of the epoch. We considered the creation of a specific repertory for the six strings guitar, established like a new instrument in the very late c. XVIII and the very beginning of the c. XIX, with the sonata genre offering a support for serious intentions, like an attempt of separate the guitar of its previous function like accompanying.
As informações apresentadas acima usam a grafia do original.