A Identidade dos Professores de Música na Escola Pública de São Paulo
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Resumo
Este projeto busca analisar e refletir sobre a transição entre o espaço de formação nos cursos de licenciatura em educação musical e a atuação profissional dos professores de música na rede pública da cidade de São Paulo. Pretende descrever a visão deste processo segundo os próprios sujeitos de pesquisa, os professores de música atuantes na rede pública cidade de São Paulo, a partir do contexto proposto por Tardif (2002) e Schön (2000), em que a formação nos cursos de licenciatura segue um modelo aplicacionista, onde a prática é vista apenas como uma consequência da teoria, e da crise da profissão docente discutida por Nóvoa (1991 e 2007). Para alcançar estes objetivos o projeto propõe relacionar a noção de identidade proposta por Dubar (2005) e a concepção de sujeito como ser social, ativo e histórico a partir as contribuições da abordagem sócio-histórica em Vigotski (1998 e 2000), Freitas (1994 e 2002) e Bock (1996 e 1999). As ferramentas metodológicas utilizadas neste projeto serão o grupo focal e a entrevista semi-estruturada, por possibilitarem que os sujeitos da pesquisa verbalizem e se posicionem com relação aos processos vivenciados durante a própria formação e atuação docente. Espera-se que ao final do projeto seja possível identificar elementos de aproximação e de distanciamento entre a formação universitária e a atuação nas escolas públicas para, desta forma, contribuir para que a formação nos cursos de licenciatura em música seja debatida e se torne mais próxima das demandas reais do ensino de música.
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