Música infantil: um estudo sobre a produção musical para criança no Brasil por meio da Educação Musical e dos Estudos da Infância – Amplificar

Música infantil: um estudo sobre a produção musical para criança no Brasil por meio da Educação Musical e dos Estudos da Infância

Resumo

Esta tese, desenvolvida com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, junto ao Programa de Pós Graduação e Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO, teve por objetivo analisar as implicações das relações entre a(s) música(s) e a(s) criança(s), a fim de estudar o fenômeno música infantil no Brasil. Conduz-se no intuito de auxiliar o entendimento sobre a produção musical para crianças e seu emprego na Educação Musical e na produção artística para esse público. Para tanto, propõe-se repensar os conceitos de infância, criança, música e música infantil por meio de uma tríplice relação entre a música e as crianças: a música para criança, a música com a criança e a música da criança, além de uma quarta compreensão que atravessa todas as outras três, a música desde a criança. Duas áreas de estudo são utilizadas como referencial teórico: os Estudos da Infância e a Educação Musical. Como orientação metodológica, utilizou-se a hermenêutica dialética. Os procedimentos envolveram um levantamento histórico bibliográfico acerca da relação música e crianças e uma análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas com 15 entrevistados, professores de música e artistas que atuam junto às crianças. Ao concluir os estudos foi possível compreender a complexidade da música infantil desde as perspectivas históricas, filosóficas e sociológicas, sustentando a sua leitura como uma invenção. Reconhecer a infância como uma potência atemporal e se aproximar da (re)consideração da Sociologia da Infância na busca de apreender a lógica da realidade para além do raciocínio binário, incluindo um terceiro elemento nas dicotomias que cercam a infância, permitiu uma compreensão da música infantil que assume a infância de forma múltipla, híbrida e ambivalente.

Children's music: a study of music production for children in Brazil through Music Education and Childhood Studies

This thesis, developed with funding from the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel), at the Programa de Pós Graduação e Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, aimed to analyze the implications of the relations between music and children, in order to study the phenomenon of children's music in Brazil. It is conducted with the intention of aiding the understanding of musical production for children and its use in Music Education and artistic production for the public. To this end, we propose to rethink the concepts of childhood, child, music and children's music through a triple relationship between music and children: music for children, music with children and children's music, as well as a fourth understanding that crosses all the other three, music from children. Two areas of study are used as a theoretical reference: Childhood Studies and Music Education. As a methodological orientation, dialectical hermeneutics was used. The procedures involved a historical bibliographical survey about the relationship between music and children and a content analysis of semi-structured interviews with 15 interviewees, music teachers, and artists who work with children. Upon concluding the studies, it was possible to understand the complexity of children's music from historical, philosophical, and sociological perspectives, sustaining its reading as an invention. Recognizing childhood as a timeless power and approaching the (re)consideration of the Sociology of Childhood in the search to apprehend the logic of reality beyond binary reasoning, including a third element in the dichotomies that surround childhood, allowing an understanding of children's music that assumes childhood in a multiple, hybrid and ambivalent way.

La música infantil: un estudio de la producción musical para niños en Brasil a través de la Educación Musical y los Estudios de la Infancia

Esta tesis, desarrollada con financiación de la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (Coordinación para el Perfeccionamiento del Personal de Enseñanza Superior - CAPES), con el Programa de Pós Graduação e Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO (Programa de Posgrado en Música de la Universidad Federal de Río de Janeiro - UNIRIO), tuvo como objetivo analizar las implicaciones de las relaciones entre la música y los niños, con el fin de estudiar el fenómeno de la música infantil en Brasil. Se lleva a cabo con el fin de ayudar a la comprensión de la producción musical para niños y su uso en la Educación Musical y la producción artística para este público. Para ello, se propone repensar los conceptos de infancia, niño, música y música infantil a través de una triple relación entre música y niños: música para niños, música con niños y música infantil, así como una cuarta comprensión que atraviesa las otras tres, la música desde el niño. Como referencia teórica se utilizan dos áreas de estudio: Estudios sobre la Infancia y Educación Musical. Como orientación metodológica se utilizó la hermenéutica dialéctica. Los procedimientos consistieron en un estudio bibliográfico histórico sobre la relación entre la música y los niños y un análisis de contenido de entrevistas semiestructuradas con 15 entrevistados, profesores de música y artistas que trabajan con niños. Al concluir los estudios fue posible comprender la complejidad de la música infantil desde perspectivas históricas, filosóficas y sociológicas, sosteniendo su lectura como invención. Reconocer la infancia como una potencia atemporal y abordar la (re)consideración de la Sociología de la Infancia en la búsqueda de aprehender la lógica de la realidad más allá del razonamiento binario, incluyendo un tercer elemento en las dicotomías que rodean a la infancia, permitió una comprensión de la música infantil que asume la infancia de forma múltiple, híbrida y ambivalente.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.