Processo de Criação de LA HORA MÁGICA, para sax e eletrônica à luz da Teoria dos Conjuntos e do conceito de Dispositivo Composicional – Amplificar

Processo de Criação de LA HORA MÁGICA, para sax e eletrônica à luz da Teoria dos Conjuntos e do conceito de Dispositivo Composicional

Resumo

“La Hora Mágica” é uma peça mista para Sax e tape. Utilizei um sistema de controle de alturas derivado da teoria dos conjuntos, aplicado rigorosamente à parte instrumental e como um elemento de interação, entre outros, com a parte eletrônica. A parte eletrônica foi composta posteriormente, por conseguinte, toda a estrutura dos conjuntos já estava distribuída ao longo da peça, facilitando o trabalho de criação e correspondência entre ambas as partes. Neste trabalho, realizarei uma análise da parte instrumental, observando a distribuição das alturas, a estrutura formal e a relação entre ambas. Também apresento uma análise da parte eletrônica relatando os objetivos essenciais ao escolher dois planos chamados Material-Gesto e Discurso-Gesto, que dialogam simultaneamente com a parte instrumental. A teoria dos conjuntos, nesse caso, é concebida a partir da noção de dispositivo composicional.

The creation process of “La Hora Mágica”, for sax and electronic tape, in the light of the set theory and the concept of compositional device

“La Hora Mágica” is a mixed piece for sax and tape. I have used a system for height control deriving from the set theory, rigorously applied to the instrumental section and acting as an interaction element, among other things, with the electronic section. The electronic part has been composed afterwards, therefore, the whole structure of the set had then been already distributed throughout the piece, facilitating the work of creation and correspondence between the two sections. In the present work, I will carry out an analysis of the instrumental section, paying attention to heights distribution, formal structure and the relation between the two of them. I will also present an analysis of the electronic section, pointing out the main objectives when choosing two planes denominated Material-Gesture and Discourse-Gestures, which simultaneously dialogue with the instrumental section. The set theory, in this case, has been conceived after the notion of compositional device.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.