Formação e atuação profissional na área da Educação Musical Especial – Amplificar

Formação e atuação profissional na área da Educação Musical Especial

Resumo

A Educação Musical Especial é a área que abrange o ensino e aprendizagem de música para alunos com necessidades especiais. Muitos professores de música alegam falta de preparo para lidar com tal público, tornando-se necessária uma formação que contemple tal área. Buscando investigar a formação e atuação do educador musical neste contexto, foi realizada uma pesquisa durante um workshop ofertado na 31ª Conferência Mundial da Sociedade Internacional de Educação Musical (ISME), em julho de 2014, na cidade de Porto Alegre. Ao todo doze participantes, brasileiros e estrangeiros, responderam a um questionário contendo questões sobre sua formação acadêmica e atuação profissional, sendo que destes doze, nove eram educadores musicais. Os dados foram categorizados e analisados por meio de análise de conteúdo. Dentre os resultados é possível observar que a maioria dos educadores musicais pesquisados já tiveram alunos com necessidades especiais; todos afirmaram ser importante haver uma preparação específica na área da Educação Musical Especial durante a formação inicial e continuada; no exterior já há formação específica para a área da educação musical especial.

The Special Music Education is the area that covers the teaching and music learning for studntes with special needs. Many music teachers claim lack of preparation to deal with such public, making necessary a training covering this area. In order to investigate the teacher training and performance of music educator in this context, a survey during a workshop offered at the 31st ISME World Conference was held in July 2014 in the city of Porto Alegre. It was obtained 12 participants, Brazilian and foreign, that answered a questionnaire containing questions about their academic and professional performance. Nine of these twelve were music educator. The data were categorized and analyzed using content analysis. Among the results it is possible observe that most part of the surveyed music educators have had sutdents with special needs; all said it was important to have specific training in the Special Music Education area during the initial and continuing education; there are already specific training in the area of special musical education abroad.

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