Palavra-chave: Formação de professores
93 resultados.
-
A abordagem AME – Apreciação Musical Expressiva – como elemento de mediação entre teoria e prática na formação de professores de música
Tese de Doutorado de Zuraida Abud Bastião (UFBA PPGMUS, 2009)
-
A autonomia e a formação inicial de professores de música
Comunicação oral de Simone Braga, Tais Dantas (SIMCAM, 2014)
-
A brincadeira da cultura tradicional da infância na formação musical do pedagogo
Dissertação de Mestrado de Monique Traverzim (UNESP PPG-Música, 2015)
-
A disciplina Educação Musical Especial no currículo da Licenciatura em Música da UFCG: um relato de experiência
Comunicação oral de João Valter Ferreira Filho (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
A educação básica na expectativa de atuação profissional de licenciandos em música: um estudo em andamento na EMUFRN
Comunicação oral de Mário André Wanderley Oliveira (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
A educação musical em cursos de pedagogia do Estado de São Paulo
Dissertação de Mestrado de Wasti Silvério Ciszevski Henriques (UNESP PPG-Música, 2011)
-
A formação acadêmica dos professores de música: percepções e avaliações dos sujeitos da LicMus/UFCG
Artigo em periódico de João Valter Ferreira Filho (Revista da ABEM, 2022)
-
A formação de professores de música sob a ótica dos alunos de licenciatura
Dissertação de Mestrado de Cristina Mie Ito Cereser (UFRGS PPGMUS, 2003)
-
A formação do professor de música e sua atuação com alunos idosos: que saberes são necessários?
Artigo em periódico de Eunice Dias da Rocha Rodrigues (Revista da ABEM, 2013)
-
A formação e as práticas de ensino de professores de canto popular: perspectivas de professores da cidade de Florianópolis - SC
Dissertação de Mestrado de Verônica Kimura (UDESC PPGMUS, 2015)
-
A formação inicial do professor de música na perspectiva da inclusão: componentes curriculares específicos
Comunicação oral de Igor Rafael Alves Varela, Catarina Shin Lima de Souza (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A Formação Musical e Pedagógica em Quatro Cursos Superiores de Guitarra Elétrica no Brasil
Dissertação de Mestrado de Thiago Grando Módolo (UDESC PPGMUS, 2015)
-
A importância da disciplina de Música e Educação Especial para a formação do professor de música
Comunicação oral de Edibergon Varela Bezerra, Igor Rafael Alves Varela (Conf. Internacional de Ed. Musical de Sobral, 2013)
-
A inclusão da modalidade música no curso de pedagogia - habilitação educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental: o caso do curso de pedagogia em Jaraguá do Sul - SC
Dissertação de Mestrado de Liara Roseli Krobot (UNIRIO PPGM, 2006)
-
A integração das Artes na formação docente para a Educação Básica no Brasil e na Espanha
Tese de Doutorado de Daiane Solange Stoeberl da Cunha (UNESP PPG-Música, 2020)
-
A legislação educacional na formação do(a) educador(a) musical: um estudo em universidades catarinenses
Dissertação de Mestrado de Johanna Kubin Sardá (UDESC PPGMUS, 2017)
-
A mediação da escuta musical no Ensino Médio: uma proposta para a formação pedagógica e musical dos professores e alunos das escolas públicas de Belo Horizonte, MG
Comunicação oral de Helena Lopes da Silva, Gislene Marino, Aline Nunes Carneiro (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A monitoria no projeto Som Azul da EMUFRN: discutindo a formação dos licenciados em música para a atuação com alunos com autismo
Dissertação de Mestrado de Raiane Silmara Nascimento de Souza (UFRN PPGMUS, 2022)
-
A música na sala de aula inclusiva do primeiro ciclo do ensino fundamental da cidade de Indaiatuba - SP: a formação do professor de Artes
Comunicação oral de Karen Ildete Stahl Soler Zaneti, Adriana do Nascimento Araújo Mendes (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
A musicalidade das vocaliz[ações] de bebês na brincadeira sonoro-musical: um estudo de [INTER]ações entre mãe-bebê e pai-bebê
Tese de Doutorado de Monique Traverzim (UNESP PPG-Música, 2022)
-
A observação como ferramenta de pesquisa, de ensino e de formação na experiência e na educação musical de crianças e educadores
Artigo em periódico de Anna Rita Addessi (Revista da ABEM, 2016)
-
A prática instrumental na formação de professores de música da Universidade Federal de Uberlândia
Comunicação oral de Gaspar Ribeiro Rodrigues, José Soares (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A produção sobre e a partir do Pibid nos anais dos Congressos Nacionais da ABEM (2008 – 2013)
Comunicação oral de Eduardo Airton Arruda, Rafael Rodrigues da Silva, Rubia Ness, Tayna dos Reis Soares (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Abordagem interdisciplinar entre Música e Neurociências: estratégias de fomento e inserção curricular no ensino superior
Artigo em periódico de Luciane da Costa Cuervo, Renata Menezes Rosat (Orfeu, 2018)
-
Análise de livros didáticos de música para o ensino fundamental I
Dissertação de Mestrado de Vivian Dell’Agnolo Barbosa (UFPR PPGMúsica, 2013)
-
Análise de livros didáticos de música para o ensino Fundamental I
Comunicação oral de Vivian Agnolo Madalozzo (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Articulações e pontes: reflexões sobre a formação de professores e educadores em música
Conferência de Alda de Jesus Oliveira (SIMPOM, 2016)
-
As adaptações nas aulas de música durante o ensino remoto emergencial: em busca de novos caminhos, propostas e perspectivas
Artigo em periódico de Francine Kemmer Cernev, Olga Regina Holanda dos Santos Dutra (Revista da ABEM, 2021)
-
As atividades musicais das crianças analisadas por professoras de educação infantil
Comunicação oral de Leda Maffioletti, Soraia Santana (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
As atividades musicais das crianças analisadas por professoras de educação infantil – Perspectivas metodológicas para a análise narrativa-biográfica
Artigo em periódico de Leda de Albuquerque Maffioletti, Soraia Santana (Revista da ABEM, 2017)
-
As crenças de autoeficácia dos professores de música
Tese de Doutorado de Cristina Mie Ito Cereser (UFRGS PPGMUS, 2011)
-
Aspectos de formação no Programa de Residência Pedagógica em Música: a experiência dos residentes
Comunicação oral de Elvis Nazário Paiva, Jardanny Marreiro Barros da Silva, Maria Goretti Herculano Silva (Conf. Internacional de Ed. Musical de Sobral, 2019)
-
Avaliação em Música: um estudo sobre o relato das práticas avaliativas de uma amostra de professores de música em quatro contextos de ensino em Salvador - Bahia
Tese de Doutorado de Mara Pinheiro Menezes (UFBA PPGMUS, 2010)
-
Como são as aulas no curso de música PARFOR da Universidade Estadual de Maringá? A fala dos professores
Painel/Simpósio de Beatriz Paulino Pereira (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Competências docentes para a prática pedagógico-musical no ensino fundamental e médio: visão dos professores de música
Dissertação de Mestrado de Daniela Dotto Machado (UFRGS PPGMUS, 2003)
-
Educação estética e processos de ensinar e aprender na formação continuada de professores em música
Artigo em periódico de Patrícia Wazlawick, Viviane Elias Portela, Glauber Benetti Carvalo, Soraia Schutel (Revista da ABEM, 2013)
-
Educação musical a distância: experiências iniciais com professores unidocentes
Artigo em periódico de Luciana Requião (Música em Contexto, 2016)
-
Educação musical a distância: uma alternativa na formação inicial de professores não especialistas na área da música
Comunicação oral de Luciana Requião (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Educação Musical e Formação Docente: Um Estudo com Educadores Musicais em Projetos Sociais de Salvador
Comunicação oral de Elisama da Silva Gonçalves Santos (Conf. Internacional de Ed. Musical de Sobral, 2015)
-
Educação musical em escolas da Costa Verde, Sul Fluminense: problematizando possibilidades de implementação da Lei 11.769/2008
Artigo em periódico de Luciana Pires de Sá Requião (Revista da ABEM, 2013)
-
Educação musical na escola: concepções do aluno de pedagogia
Artigo em periódico de Wasti Silvério Ciszevski Henriques (Revista da ABEM, 2014)
-
El conocimiento y uso de los recursos tecnológicos en la formación inicial de maestros de música
Artigo em periódico de Raul Fontes, Pablo Cisneros-Álvarez, Diego Calderón-Garrido (OPUS, 2021)
-
Enquanto o professor de música não chega: vivências pedagógico-musicais significativas na Educação Infantil
Comunicação oral de Maristela de Oliveira Mosca (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Ensinar e aprender música na cultura digital: crenças e concepções de estudantes de um curso de licenciatura em música
Artigo em periódico de Júlio César de Melo Colabardini (Revista da ABEM, 2022)
-
Estágio Supervisionado em Música: reflexões na perspectiva da formação continuada
Comunicação oral de Catarina Aracelle Porto do Nascimento, Washington Nogueira de Abreu, Anna Cristina da Silva Leandro, Sthela Cristina de Medeiros Gomes (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Exploring reflexive interaction pedagogy through focus group with students in higher teacher education institution
Comunicação oral de Anna Rita Addessi, Filomena Anelli, Simone Romagnoli (SIMCAM, 2015)
-
Fatores que afetam o trabalho dos professores de música na educação básica
Comunicação oral de Jaqueline Borges Mello (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Formação continuada em Educação Musical: uma reflexão docente a partir de uma vivência musical com professores da rede pública de ensino da Cidade do Natal
Comunicação oral de Washington Nogueira de Abreu (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Formação de Professores de Música e Aprendizagem Musical Compartilhada: Uma Experiência com A Prática Coral
Comunicação oral de Gerardo Silveira Viana Júnior (Conf. Internacional de Ed. Musical de Sobral, 2019)
-
Formação de professores de música para as escolas de educação básica: desafios na contemporaneidade
Comunicação oral de Luis Ricardo Silva Queiroz (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Formação de professores de música: desafios éticos e humanos para pensar possibilidades e inovações
Artigo em periódico de Cláudia Ribeiro Bellochio (Revista da ABEM, 2016)
-
Formação de professores para o ensino de música nas escolas: Relato de uma experiência no Rio Grande do Sul
Comunicação oral de Jusamara Souza, Renato Cardinali Pedro, Michelle Arype Girardi Lorenzetti, Rosalía Trejo León, Jaqueline Soares Marques (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Formação do regente coral infantojuvenil no curso de Licenciatura em Música: o caminho da extensão
Comunicação oral de Ana Lúcia Iara Gaborim Moreira, Ana Lúcia Carneiro de Oliveira (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Formação docente e grupo: o PIBID-Música como dispositivo formador
Comunicação oral de Luciane Wilke Freitas Garbosa (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Formação e atuação profissional na área da Educação Musical Especial
Artigo em periódico de Ana Célia de Lima Viana (A Tempo, 2015)
-
Formação musical no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco
Comunicação oral de Debora Gabrielly Pimenta de Oliveira (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Gestão de sala de aula: conexões entre educadores musicais, música e educação infantil
Comunicação oral de Phelipe Souza Henriques (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Grupo de Pesquisa Estudos Contemporâneos em Música: contribuições para a prática da pesquisa discente na graduação
Comunicação oral de Simone Marques Braga (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Identidade cultural e diversidade: uma reflexão sobre a formação de professores de Música
Comunicação oral de Renan Santiago (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Instrumento suplementar violão poderia esse recurso auxiliar o licenciando em música na sua pratica docente?
Comunicação oral de Anderson Brasil (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Libretos de Criação: experiência de brincar com sons em Rodas Poéticas na Educação Infantil
Artigo em periódico de Dulcimarta Lemos Lino, Sandra Regina Simonis Richter (Orfeu, 2017)
-
Mais do que tocar e ler partitura: ampliando a concepção de música na licenciatura
Comunicação oral de Maura Penna (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Motivação na formação inicial: um estudo com licenciandos em música no Brasil
Tese de Doutorado de Mario André Wanderley Oliveira (UFRGS PPGMUS, 2015)
-
Música e educação infantil: formação de profissionais atuantes em Brasília
Dissertação de Mestrado de Larissa Rosa Antunes (UnB PPGMUS, 2013)
-
Música e formação docente: as interfaces do curso de formação em Arte-Educação – FAE
Dissertação de Mestrado de Jane Lino Barbosa de Sousa (UFG PPG-Música, 2016)
-
Música na educação infantil: a formação de profissionais que trabalham com música
Comunicação oral de Larissa Rosa Antunes, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo (Conf. Internacional de Ed. Musical de Sobral, 2013)
-
Música na educação infantil: um mapeamento das práticas pedagógico-musicais na rede municipal de ensino de Belo Horizonte
Dissertação de Mestrado de Rosa Maria Ribeiro (UFMG PPGMUS, 2012)
-
Música na Universidade: os primórdios da formação superior do professor de música no estado do Piauí
Comunicação oral de João Valter Ferreira Filho (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Músicas midiáticas na formação de professores(as) de Música: potencialidades e limitações apontadas por professores(as) formadores(as)
Comunicação oral de Renan Santiago de Sousa (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Narrativas religiosas de licenciandos em música: aproximações com o mundo vivido no processo formativo
Comunicação oral de André Müller Reck, Ana Lúcia Louro (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
O discurso do corpo docente do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco sobre o sujeito da Educação Musica
Dissertação de Mestrado de Marcus Vinícius Pinto Nunes (UFPE PPGMúsica, 2019)
-
O ensino de piano nos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais a partir do olhar de seus professores
Dissertação de Mestrado de Maria Teresa de Souza Neves (UFMG PPGMUS, 2019)
-
O ensino de práticas vocais nas Licenciaturas em música na modalidade Ensino a distância
Pôster de Daniel Chris Amato, Jane Borges de Oliveira Santos (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
O papel das tecnologias digitais na formação do professor de música
Comunicação oral de Juciane Araldi (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
O PIBID na formação de educadores musicais: identidade profissional
Comunicação oral de Mariana Barbosa Ament, Ilza Zenker Leme Joly (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
O PIBID/Música da UFSJ e o desenvolvimento pedagógico- musical de seus egressos
Comunicação oral de Sarah Fagundes Sousa, Liliana Pereira Botelho (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
O professor de Música: Percursos até a Lei 11.769/08
Comunicação oral de Gabriel Costa de Souza (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
O Programa de Iniciação à Docência (PIBID) no Curso de Licenciatura em Música: algumas questões iniciais em debate
Comunicação oral de Magali de Oliveira Kleber, Cleusa Erilene dos Santos Cacione (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
O trabalho e o bem estar do professor de música: os desafios nas escolas de educação básica de Campo Grande-MS
Comunicação oral de Jaqueline Borges Mello (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
O violão no processo de formação do licenciado em Música: revisão de literatura
Comunicação oral de Jacó Silva Freire (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Parques sonoros nas escolas: experiências de formação em música para professores da rede municipal de São Paulo
Comunicação oral de Cintia Campolina Onofre (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Pesquisa e prática em formação de professores: unindo humanização e identidade
Comunicação oral de Mariana Barbosa Ament, Natália Búrigo Severino (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Políticas públicas para o ensino da música: análise dos programas oferecidos pela Secretaria de Ensino de São Paulo (1965-2010)
Dissertação de Mestrado de Elaine Cristina Raimundo (UNESP PPG-Música, 2011)
-
Porque venho à universidade? Motivação para os cursos de licenciatura em música
Comunicação oral de Tais Dantas (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Práticas criativas na formação do licenciado em música
Comunicação oral de Monique Traverzim, Wasti Ciszevski Henriques (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Práticas musicais para a paz: relato de experiência docente na formação continuada de professores
Comunicação oral de Aline Lucas Guterres, Soraia Santana, Luciane Cuervo (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em cursos de Música: levantamento da produção da Abem (2007-2014)
Comunicação oral de Luana Moína Gums, Regina Finck Schambeck (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Quem são os acadêmicos do PARFOR Música da UEM? Perfil pessoal, profissional e experiências musicais dos estudantes
Painel/Simpósio de Vânia Gizele Malagutti (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Ser professor de gaita-ponto no projeto Fábrica de Gaiteiros: um estudo de caso
Dissertação de Mestrado de Antonio Cezar Ferreira (UFRGS PPGMUS, 2019)
-
Sons e Pulso: reflexões e percurso de um projeto de pesquisa e extensão
Comunicação oral de Luciana Requião (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Students of higher teacher education institution observing children in a reflexive environment: Conceptions, educational practices, and role of the teachers
Artigo em periódico de Anna Rita Addessi, Filomena Anelli, Simone Romagnoli (Percepta, 2015)
-
Tipos de motivação para a licenciatura em educação musical de estudantes brasileiros e portugueses
Artigo em periódico de Tais Dantas, Graça Maria Boal Palheiros (Revista da ABEM, 2013)
-
Uma discussão sobre a legislação educacional em currículos de cursos de licenciatura em música
Artigo em periódico de Johanna Kubin Sardá, Sergio Figueiredo (Revista Vórtex, 2017)