Xie He, composição musical, modulação e ritornelo – Amplificar

Xie He, composição musical, modulação e ritornelo

Resumo

Neste breve ensaio procuro apresentar uma poética composicional, tendo por base um cruzamento entre pensamento específico da pintura chinesa e noções da filosofia ocidental que dialogam com tal pensamento. Proponho assim um cruzamento das noções de quatro autores Gilbert Simondon, Gilles Deleuze e Félix Guattari e Xie He: as noções de modulação e ritornelo em contraponto aos seis cânones da pintura clássica chinesa, propostos pelo pintor e calígrafo chinês Xie He, no séc. V. De certo modo retomo a relação entre Xie He e a filosofia da diferença através do que está traçado nos escritos e aulas de Gilles Deleuze. O ponto de articulação entre as diferentes proposições está justamente no conceito de Ritornelo, proposto por Guattari e Deleuze em seu livro Mille Plateaux. e na modulação como motor principal deste conceito (compreendida a partir das proposições de Gilbert Simondon). Ao longo do ensaio apresento os dois primeiros cânones da pintura chinesa, os aproximando passo a passo da noção de modulação para, por fim, apresentar uma leitura do conceito de ritornelo e o modo como tais conceitos, noções e cânones podem se fazer presentes no processo composicional da música atual.

This paper presents a compositional poetics founded trough the notion of modulation and some strategies present inside the concept of Ritornelo, as proposed by Gilbert Simondon, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Those concept and notion was launched in counterpoint with the two former canons of the Chinese classic painting defined by the classic painter and calligrapher Xie He at the V Century. In a certain way the relation between Xie He and the French philosophy of “difference”, was articulated by Gilles Deleuze in some of his books and classes. The main articulation was done by the Simondonean notion of modulation, which is fundamental to the conception of Ritornelo as done by Deleuze and Guattari in Thousand Plateaus. Trying to articulate those canons, notion and concept, this essay follows a simple step-by-step presentation of the 2 former canons of Xi He, the concept of modulation and finally a formalized lecture of the concept of Ritornelo and it possible implication in actual music composition.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.