Palavra-chave: Composição
219 resultados.
-
“Di menor” e “Cepa Andaluza”: tradição e construção de conhecimento musical em Guinga e Paco
Dissertação de Mestrado de Luciano Augusto Câmara da Silva (UNIRIO PPGM, 2015)
-
“O quanto é preciosa ao Compositor a Instrução Literária”: o projeto criativo em Arte explicada do contraponto de André da Silva Gomes (1752-1844)
Artigo em periódico de Marcio Leonel Farias Reis Páscoa (Orfeu, 2020)
-
"O gato", da sala de aula para as ruas: uma pesquisa teórico-prática sobre a canção popular brasileira
Comunicação oral de Walter Garcia (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A Arquitetura de Multiverso: parametrizações para elaboração de células e blocos sonoros texturais
Artigo em periódico de Jônatas Manzolli, Wander Vieira (Debates, 2015)
-
A carnavalização como “inventio”: um estudo de caso no contexto da pesquisa artística
Artigo em periódico de Alvanir Poster de Ávila, Luiz Henrique Fiaminghi (Revista Vórtex, 2022)
-
A Collection Turíbio Santos: o intérprete/editor e o desafio na construção de novo repertório brasileiro para violão
Dissertação de Mestrado de Celso Silveira Faria (UFMG PPGMUS, 2012)
-
A composição como metassistema musical: princípios e aplicação considerando-se o caminho dos nomes-almas guarani
Dissertação de Mestrado de Ricardo Mendonça Petracca (UFPR PPGMúsica, 2009)
-
A composição do espetáculo “Uma viagem ao céu”: diálogos entre a música-teatro e a referencialidade
Dissertação de Mestrado de José Adriano de Sousa Lima Júnior (UFPB PPGMUS, 2022)
-
A composição musical como ferramenta pedagógica: relatos sobre a prática de Estágio
Comunicação oral de Andrey Cristovão, Daniela Weingärtner (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A Composição por Objetos Sonoros no Processo de Criação da Peça Genesis III para Viola de Arame
Comunicação oral de Jorge José Ferreira de Lima Alves (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
A descontinuidade causal como poética musical: modo de usar
Tese de Doutorado de Maryson José Siqueira Borges (UFPB PPGMUS, 2022)
-
A dualidade composicional da Ankh para violão solo de Roberto Victorio
Comunicação oral de Gilson Antunes (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A dupla captura e o espaço da memória em Memos from Stuttgart: o processo de criação de Schwarswälder Kirschtorte
Comunicação oral de Valéria Bonafé, Rogério Costa (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
A escrita axiomática como vetor de uma epistemologia do obstáculo e de uma poética composicional própria
Artigo em periódico de Maryson J. S. Borges (Claves, 2020)
-
A fricção entre esquemas musicais sob a perspectiva da Música como Narrativa na formação de processos composicionais
Tese de Doutorado de Ricardo Augusto Moreira Alves (UFBA PPGMUS, 2019)
-
A Influência da música de Heitor Villa-Lobos no primeiro e terceiro movimentos da Primeira Sinfonia de Claudio Santoro
Artigo em periódico de Rafael Fajiolli Oliveira (Revista Música, 2019)
-
A interação “arte de registrar-orquestração” na elaboração de um concerto para órgão e orquestra
Tese de Doutorado de Alexandre Rachid José Pedro Júnior (UNIRIO PPGM, 2012)
-
A mediação entre dois modelos de organização formal em Variation, de Roger Reynolds
Comunicação oral de Rogerio Vasconcelos Barbosa (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A música de Umbanda joseense no processo composicional
Dissertação de Mestrado de Guilherme do Nascimento Davino (UNESP PPG-Música, 2020)
-
A música de Umbanda joseense no processo composicional
Dissertação de Mestrado de Guilherme do Nascimento Davino (UNESP PPG-Música, 2020)
-
A música dos pianistas de Salvador: sete compositores e suas práticas musicais
Dissertação de Mestrado de Saulo Gama Silva (UFBA PPGMUS, 2008)
-
A música no final do século XX: um estudo sobre os modelos de organização do discurso musical no repertório pós-1980
Dissertação de Mestrado de Arthur Rinaldi Ferreira (UNESP PPG-Música, 2007)
-
A negociação de gênero da compositora Kaija Saariaho na Finlândia: a mulher compositora como sujeito nômade
Artigo em periódico de Pirkko Moisala, Camila Durães Zerbinatti (trad.) (Revista Vórtex, 2015)
-
A obra para violão de Pedro Cameron: características idiomáticas e estilísticas
Dissertação de Mestrado de Leonardo Luigi Perotto (UFG PPG-Música, 2007)
-
A orquestra sinfônica e o grupo de samba de roda: a união dos dois contextos musicais
Dissertação de Mestrado de André Vieira dos Santos (UFBA PPGMUS, 2019)
-
A paixão segundo Alcaçus: conciliação de diferenças na composição musical
Tese de Doutorado de Danilo Cesar Guanais de Oliveira (UNIRIO PPGM, 2013)
-
A performance enquanto elemento composicional na música eletroacústica interativa
Dissertação de Mestrado de Vitor Kisil Miskalo (USP PPGMUS, 2009)
-
A polifonia e o idiomatismo técnico no cavaquinho brasileiro contemporâneo: contribuições do autor em suas composições
Dissertação de Mestrado de Rafael Milhomem Silva (UFU PPGMU, 2020)
-
A relação sistema/ideia em 5 Fantasias para violão solo
Comunicação oral de Eduardo Campolina Vianna Loureiro (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A técnica idiomática de composição na obra de Abel Carlevaro
Tese de Doutorado de Celso Tenório Delneri (USP PPGMUS, 2015)
-
A Teia e o Labirinto
Tese de Doutorado de Antonio Celso Ribeiro (UFMG PPGMUS, 2016)
-
A teoria pós-tonal aplicada à composição: um guia de sugestões compositivas
Comunicação oral de Alexandre Mascarenhas Espinheira (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
A textura musical na obra de Pierre Boulez
Comunicação oral de Jorge Luiz de Lima Santos (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A trilha sonora como gênese do processo criativo na obra de Moacir Santos: o “tema do amor” de Ganga Zumba
Comunicação oral de Lucas Zangirolami Bonetti (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
A utilização de elementos da Cultura Brasileira na composição de Raizes, de Herbert Bezerra
Comunicação oral de Herbert Silva Bezerra, Luís Otávio Teixeira Passos (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
A utilização descritores de áudio à análise e composição musical assistidas por computador: um estudo de caso na obra “Labori Ruinae”
Comunicação oral de Ivan Eiji Simurra (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
A utopia do isomorfismo intersemiótico como motor da criação: breve análise do Motet em Ré menor de Gilberto Mendes
Comunicação oral de Victor Martins Pinto de Queiroz (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
A voz nos processos criativos da poesia sonora
Comunicação oral de Flora Holderbaum, Daniel Quaranta (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
A voz-música na intermídia som-palavra-performance
Dissertação de Mestrado de Flora Ferreira Holderbaum (UFPR PPGMúsica, 2014)
-
A(s) Musicologia(s) na atualidade brasileira: o jogo do saber e seus paradoxos
Artigo em periódico de Edson Hansen Sant’Ana (Revista Vórtex, 2016)
-
Abstrações: apontamentos sobre o comportamento dos visitantes
Artigo em periódico de Clayton Rosa Mamedes, José Eduardo Fornari Novo Jr., Jônatas Manzolli, Denise Hortência Lopes Garcia (Revista do EIMAS, 2013)
-
Acaso e indeterminação no processo de composição: um diálogo com a obra de John Cage
Dissertação de Mestrado de Nathália Angela Fragoso Rossi (UFMG PPGMUS, 2015)
-
Alma na voz e mãos no tambor: Catumbi de Itapocu - uma fonte de criação musical
Dissertação de Mestrado de Ana Paula da Silva (UDESC PPGMUS, 2020)
-
Análise da estrutura atonal da Primeira Sinfonia para duas orquestras de cordas de Cláudio Santoro
Dissertação de Mestrado de Rafael Fajiolli de Oliveira (USP PPGMUS, 2017)
-
Análise extrativa de transformações graduais em C´est un Jardin... de Tristan Murail
Comunicação oral de Bruno Yukio Meireles Ishisaki (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Análise particional: uma mediação entre composição musical e a teoria das partições
Tese de Doutorado de Pauxy Gentil-Nunes (UNIRIO PPGM, 2009)
-
Análise textural dos quartetos de cordas nº 1, 6 e 14 de Villa-Lobos e desdobramentos composicionais
Tese de Doutorado de Alexandre de Paula Schubert (UNIRIO PPGM, 2018)
-
Análise, intertextualidade e composição: a criação de Aurora e Arrebol a partir de três canções de Guinga
Dissertação de Mestrado de Rafael Soares Bezerra (UNIRIO PPGM, 2016)
-
Análise, ressignificação e composição em uma série de 4 peças para violão solo
Dissertação de Mestrado de Ely Janoville Santana Sobral (UnB PPGMUS, 2020)
-
Analizando la génesis de la creación musical: un estudio introspectivo
Comunicação oral de Sergio Murillo Jerez (SIMCAM, 2014)
-
Analysis and Interpretation of Yuri Chugunov’s Suite of Moods for Saxophone and Piano
Artigo em periódico de Liudmyla Havrilova, Olena Ishutina, Olha Khvashchevska, Serhii Chuhai, Alla Kozyr (OPUS, 2020)
-
Aplicação de arquétipos harmônicos pós-tonais no bandolim
Artigo em periódico de Fernando Novaes Duarte (Música e Linguagem, 2015)
-
Aplicação do conceito de complexidade textural no planejamento da primeira peça do ciclo Variações texturais, para orquestra sinfônica
Comunicação oral de José Orlando Alves (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Apreciação e composição de música contemporânea na escola
Comunicação oral de Karine Rayara Peres Duarte, Vania Malagutti Fialho (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Aprendendo a desenhar Bob Hope: em busca de uma nova expressão composicional
Dissertação de Mestrado de Levy Pacheco de Oliveira Neto (UFMG PPGMUS, 2018)
-
Aprendizagem criativa na aula de piano em grupo
Dissertação de Mestrado de José Leandro Silva Rocha (UFRN PPGMUS, 2015)
-
Articulações texto/música na contemporaneidade: perspectivas históricas e abordagens composicionais
Dissertação de Mestrado de Rafael Felício Silva Godoi (UFMG PPGMUS, 2021)
-
As óperas de Jocy de Oliveira: composição e estética do feminino
Comunicação oral de Alexandre Guilherme Montes Silva (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
As principais características do planejamento textural na composição da peça sinfônica Variações Texturais II
Comunicação oral de José Orlando Alves (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Aspecto de referencialidade na composição de música eletroacústica
Dissertação de Mestrado de Alessandro Goularte Ferreira (UFPR PPGMúsica, 2010)
-
Aspectos de estruturação temporal no Concerto para violão e orquestra
Tese de Doutorado de Rogério Tavares Constante (UFRGS PPGMUS, 2006)
-
Aspectos dialógicos da composição musical Pontos de Partida
Tese de Doutorado de Germán Enrique Gras (UFRGS PPGMUS, 2014)
-
Aspectos visuais no teatro instrumental e suas implicações na perspectiva do compositor
Comunicação oral de Débora Cristina Bérgamo Pickler (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Associações entre a manipulação textural de grupos orquestrais e a temporalidade musical como conceito formador de estratégias composicionais na obra Envelopes de Frank Zappa
Comunicação oral de Ricardo Augusto Moreira Alves (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Atividade de Composição Musical Coletiva no Ensino Fundamental Municipal da Cidade do Rio de Janeiro: Um Relato de Experiência
Comunicação oral de Vinícius Pereira Rodrigues (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Caminhos para uma atualização do repertório coral evangélico
Dissertação de Mestrado de Ricardo Aigner (UNIRIO PPGM, 2006)
-
Campo de Escuta: Procedimento composicional com camadas sonoras em loop
Dissertação de Mestrado de Pedro Henrique Carneiro Tavares (UFPB PPGMUS, 2016)
-
Candomblé, ritmo e criação: um olhar para o compor pautado em um estudo cultural
Tese de Doutorado de Vinicius Borges Amaro (UFBA PPGMUS, 2019)
-
Ciclo Hápticos, para Quinteto de Sopros
Edição crítica em periódico de Jorge Luiz de Lima Santos (Revista Vórtex, 2016)
-
Colaboração e técnicas estendidas em “Interferência”: da concepção à performance
Artigo em periódico de José Batista Júnior, Marcel Castro-Lima (Revista Brasileira de Música, 2020)
-
Comentarios sobre a vocalitá no Período de Transição da ópera italiana
Artigo em periódico de Marcos Virmond, Lenita Nogueira (Música em Perspectiva, 2017)
-
Composição coletiva como alternativa para a geração de repertório em aulas de violão em grupo
Comunicação oral de Marcelo Brazil, Cristina Tourinho (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Composição de Caldeirão da Santa Cruz do Deserto a partir da Modelagem Sistêmica do Ponteio n.26 de Camargo Guarnieri
Comunicação oral de Marcel Macedo de Castro Lima, Liduino José Pitombeira de Oliveira (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Composição de interface com etnomusicologia: uma perspectiva materializada em 5 obras contemporâneas
Artigo em periódico de Vinicius Borges Amaro (Orfeu, 2020)
-
Composição de Microcanções CDG no PROLICENMUS: uma discussão sobre o confronto entre respostas por antecipação e liberdade para criar
Dissertação de Mestrado de Leonardo de Assis Nunes (UFBA PPGMUS, 2015)
-
Composição de obras para pandeiro brasileiro solo no contexto da música de concerto
Dissertação de Mestrado de Vitor Lyra Biagioni (UFU PPGMU, 2022)
-
Composição e capoeira: dinâmicas de compor entre música e movimento
Tese de Doutorado de Guilherme Bertissolo (UFBA PPGMUS, 2013)
-
Composição musical a partir dos modelos formais de Salvatore Sciarrino e James Tenney
Dissertação de Mestrado de André Luiz Greboge (UFPR PPGMúsica, 2017)
-
Composição musical assistida por computador a partir da análise de sonoridades orquestrais com o uso de descritores de áudio
Comunicação oral de Ivan Eiji Simurra (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Composição vocal contemporânea a partir de ditos populares do nordeste
Dissertação de Mestrado de Hiran Santos Monteiro (UFBA PPGMUS, 2018)
-
Composição, diálogo e conscientização: uma pesquisa participante em educação musical na EJA
Dissertação de Mestrado de Rafael Dias de Oliveira (UDESC PPGMUS, 2016)
-
Composition and musical gesture: The musical persona as the basis for a new composition
Artigo em periódico de Yahn Wagner Pinto (Percepta, 2014)
-
Compositional Design Based on Stochastic Procedures
Artigo em periódico de Liduino Pitombeira, Raphael Santos (Musica Theorica, 2016)
-
Con la testa fra le nuvole
Partitura em periódico de André Greboge (Revista Vórtex, 2015)
-
Contextos do tonalismo na contemporaneidade: teorias musicais e composições
Tese de Doutorado de Rodrigo Serapião Batalha (UNIRIO PPGM, 2017)
-
Criatividade e educação musical: uma proposta composicional numa escola de música da cidade de São Paulo
Dissertação de Mestrado de Julio Novaes Ignácio Bellodi (UNESP PPG-Música, 2008)
-
Da escuta ao compor: processos transtextuais de um compositor na pós-modernidade
Dissertação de Mestrado de Luíz Eduardo Gonçalves (UFG PPG-Música, 2016)
-
Da tradição às formas abertas: o papel da hermenêutica na constituição do texto musical contemporâneo
Artigo em periódico de Samuel Peruzzolo-Vieira (OPUS, 2019)
-
Dança com Lobos: processos composicionais
Artigo em periódico de João Francisco de Souza Corrêa (Revista Vórtex, 2013)
-
De Composição
Comunicação oral de Luciano de Souza Zanatta, Bruno Milheira Angelo (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Dialogue on Improvisation, Composition and Performance: On Singularity, Complexity and Context
Artigo em periódico de Marcel Cobussen, Rogério Costa (Revista Música, 2015)
-
Dimensão dialógica na criação musical
Tese de Doutorado de Felipe Mendes de Vasconcelos (UFMG PPGMUS, 2019)
-
Do caos ao infinito: uma visão sobre o terceiro livro de Estudos para piano de György Ligeti
Dissertação de Mestrado de Rudi Garrido da Costa Lima (UNIRIO PPGM, 2015)
-
Elementos Composicionais da Espacialidade Sonora: uma Tipologia do Espaço Interno Componível
Artigo em periódico de Alvaro Henrique Borges (Música Hodie, 2014)
-
Em busca da sonoridade no contexto da Música Popular
Artigo em periódico de Luisa Meirelles, Jônatas Manzolli, Regina Machado (Revista Vórtex, 2022)
-
Em busca de vivências sonoras diversificadas: um relato de experiência realizada no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Campina Grande
Comunicação oral de Marisa Nóbrega Rodrigues, Romero Ricardo Damião de Araujo (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Entornos sonoros: sonoridades e ordenamentos
Tese de Doutorado de Ulises Dardo Ferretti Martinez (UFRGS PPGMUS, 2011)
-
Entre o que já é e o que não é ainda: o axioma da criação de uma composição musical
Comunicação oral de Antonio Celso Ribeiro (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Escrita e invenção: a dimensão prática na pesquisa em música popular brasileira
Artigo em periódico de Sergio Gaia Bahia (Revista Vórtex, 2017)
-
Escuta / escritura: entre olho e ouvido a composição
Tese de Doutorado de Rogério Vasconcelos Barbosa (UFRGS PPGMUS, 2008)
-
Escuta, construção, composição
Artigo em periódico de Rogério Vasconcelos Barbosa (Orfeu, 2020)
-
Estratégias composicionais na obra vocal de compositores integrantes do madrigal da UFBA
Dissertação de Mestrado de Nathália Hein Nascimento Martins (UFBA PPGMUS, 2022)
-
Estratégias compositivas para acessibilidade performática: uma abordagem de campo
Tese de Doutorado de Marcelo de Morais Barreto Campello (UFPB PPGMUS, 2018)
-
Estruturas, realidades musicais e outras viagens sobre a criação musical na composição e na análise
Comunicação oral de Bruno Angelo (TeMA, 2014)
-
Expectativa e memória: interfaces e implicações no compor musical
Comunicação oral de Ricardo Augusto Moreira Alves (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Exploração Tímbrica em obra para Pandeiro Brasileiro Solo: Composição e Performance
Artigo em periódico de Vitor Lyra Biagioni, Cesar Adriano Traldi (Música Hodie, 2021)
-
Falatório concertante de Salvador
Dissertação de Mestrado de Alex Pochat (UFBA PPGMUS, 2013)
-
Feira de São Joaquim: um campo do compor
Comunicação oral de Alex Pochat (SIMPOM, 2014)
-
Fisicalidade: potências e limites da relação entre corpo e instrumento em práticas musicais atuais
Dissertação de Mestrado de Mario Augusto Ossent Del Nunzio (USP PPGMUS, 2011)
-
Free jazz e free improvisation: aspectos estéticos e estruturais
Artigo em periódico de Vinícius Mendes Rodrigues (Ictus, 2020)
-
Geraldo Barbosa de Souza: elaboração do catálogo de suas obras e pequena biografia
Comunicação oral de Jéssica Barros, Edilson Rocha (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Gestos cadenciais no atonalismo livre
Comunicação oral de Eduardo Campolina (SEMPEM, 2015)
-
Guitarra e baião
Comunicação oral de Marcos da Silva Maia, Hermilson Nascimento (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Helio Delmiro - Estudos para violão: uma análise técnico-composicional
Comunicação oral de Vinícius José Spedaletti Gomes (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Herivelto Brandino e a obra mensagem para marimba solo: discussão do processo composicional e performance
Artigo em periódico de Carlos Stasi (Música Hodie, 2013)
-
Hibridação cultural como horizonte metodológico para a criação de música contemporânea
Dissertação de Mestrado de Paulo Rios Filho (UFBA PPGMUS, 2010)
-
Improvisação e interpretação na obra autoral de Nivaldo Ornelas
Tese de Doutorado de David Ganc (UNIRIO PPGM, 2017)
-
Indeterminação na composição e na performance: análise da obra Two do compositor John Cage
Artigo em periódico de Ana Leticia Crozetta Zomer, Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros (Debates, 2015)
-
insígnia, escafandro, sátira e locus: análise de processos criativos em comprovisação
Artigo em periódico de Arthur Faraco (Orfeu, 2021)
-
Interação na música eletroacústica mista
Dissertação de Mestrado de Davi Raubach Tuchtenhagen (UFPR PPGMúsica, 2018)
-
Interconexões entre os instrumentos eletrônicos e a música de concerto no século XXI: reconceituação como horizonte composicional
Comunicação oral de Ricardo Augusto Moreira Alves (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Intercultural Creativity and Exploration through Gamelanistic Elements in Marzelan Salleh’s Puteri Gunung Ledangand John Cage’s Dream
Artigo em periódico de Camellia Siti Maya Mohamed Razali, Marzelan Salleh (Música Hodie, 2020)
-
Intertextualidade e Pós-Modernismo: um memorial composicional
Comunicação oral de Marco Antônio Ramos Feitosa (SIMPOM, 2016)
-
Intertextualidade na forma musical em três obras de Tatiana Catanzaro
Artigo em periódico de Jorge Luiz de Lima Santos (Revista Música, 2022)
-
Invisible Sounds for Calvino's Invisible Cities
Artigo em periódico de Jônatas Manzolli, Helena Marinho (Orfeu, 2020)
-
Jazz Carnático: perspectivas transculturais em música
Dissertação de Mestrado de Yves Tanuri Santos Correia (UDESC PPGMUS, 2020)
-
Laboratório de composição para clarineta solo: uma experiência entre intérprete e estudantes de composição
Dissertação de Mestrado de João Paulo de Araújo (UFBA PPGMUS, 2006)
-
Livre improvisação como processo de composição musical: elaboração de performances musicais
Dissertação de Mestrado de Antonio Carlos Santos Meira (UFG PPG-Música, 2017)
-
Mahavidyas: balé para dois pianos, flauta, piccolo, timpani e orquestra de cordas
Dissertação de Mestrado de Vagner Bonella Cunha (UFRGS PPGMUS, 2009)
-
Máximas musicais: Procssos criativos para o grupo Cesto Empírico em 36 músicas de 1 minuti
Dissertação de Mestrado de Alvanir Poster de Ávila (UDESC PPGMUS, 2022)
-
Memorial de Composição: Descaminhos, procedimentos composicionais
Dissertação de Mestrado de João Francisco de Souza Corrêa (UFPR PPGMúsica, 2013)
-
Memorial Descritivo 7 Gatinhos: Uma relação criativa entre compositor de trilha musical e diretor, mediada pela tecnologia
Dissertação de Mestrado de Rogerio de Oliveira Sobreira (UFG PPG-Música, 2016)
-
Memórias autobiográficas evocadas por atividades musicais: um estudo com idosos
Pôster de José Davison da Silva Júnior, Diana Santiago (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Memórias de um processo de composição musical: ímpetos, técnicas e improvisações
Dissertação de Mestrado de Maurício Marques (UFRGS PPGMUS, 2014)
-
Moacir Santos: simetrias e voice leadings em Coisa no.3
Artigo em periódico de Sergio Gaia Bahia (Música Popular em Revista, 2018)
-
Modelação do tempo: Salvatore Sciarrino, janelas e nublamento
Artigo em periódico de Acácio Tadeu de Camargo Piedade (OPUS, 2017)
-
moon chunks: creating musical meanings
Artigo em periódico de Sara Carvalho (Revista Vórtex, 2017)
-
Morphing na linguagem instrumental: possibilidades composicionais
Comunicação oral de Bruno Yukio Meireles Ishisaki (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Movimento na composição musical: uma abordagem à luz do pensamento de Paul Klee e Gilles Deleuze
Dissertação de Mestrado de Sérgio Rodrigo Ribeiro Lacerda (UFMG PPGMUS, 2012)
-
Multifônicos do Saxofone Baseados na Série Harmônica: Uma Prospecção de Catálogo
Artigo em periódico de Sérgio Monteiro Freire (Debates, 2021)
-
Music – source of immense joy or of disturbing frustration?
Artigo em periódico de Gabriel Mălăncioiu (Revista Vórtex, 2020)
-
Música como intertexto – perspectivas sobre intertextualidade e composição musical
Tese de Doutorado de João Francisco de Souza Corrêa (UFRGS PPGMUS, 2019)
-
Música incidental: ideação de um plano musical-sonoro para a cena de dança
Dissertação de Mestrado de Leonardo Andres Mouilleron Harispe (UFBA PPGMUS, 2020)
-
Música popular: arranjo como dimensão do compor
Tese de Doutorado de Alfredo José Moura de Assis (UFBA PPGMUS, 2017)
-
Nexos Entre Música e Arquitetura em Abordagens Composicionais
Artigo em periódico de Ticiano Albuquerque de C. Rocha (Claves, 2014)
-
Nocaute!: Procedimentos composicionais e categorias estéticas em um portfólio de composições
Dissertação de Mestrado de Yanto Laitano (UFRGS PPGMUS, 2006)
-
Notação e produção de multifônicos no piano: uma breve introdução
Comunicação oral de Marcílio Onofre, Bibiana Bragagnolo (TeMA, 2014)
-
Notas sobre el proceso creativo y la “persona de la performance” en Vinagre y rosas y Lo niego todo de Joaquín Sabina
Artigo em periódico de Juliana Guerrero (Música e Cultura, 2019)
-
Nzikitanza - A piece on the resistance against the MUOS in Niscemi, Sicily
Partitura em periódico de Marcello Messina (Revista Vórtex, 2015)
-
O Carinhoso de Cyro Pereira: arranjo ou composição?
Dissertação de Mestrado de Fábio Prado Medeiros (USP PPGMUS, 2009)
-
O Compositor em Cada um: Relatos sobre a Experiência de ensino do violão básico e da composição popular num âmbito não formal de ensino
Comunicação oral de Júlio César de Lima, Valéria Lázaro De Carvalho (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
O corpo "fala"? As sensibilidades do corpo na criação musical
Artigo em periódico de Roseane Yampolschi (Revista Vórtex, 2014)
-
O desafio de compor para violão e orquestra
Comunicação oral de Elodie Bouny (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
O desenvolvimento do aplicativo Texturalcalc a partir da definição de complexidade textural
Comunicação oral de Felipe Grisi C. Pontes, José Orlando Alves (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
O Estudo do multifônico no saxofone a partir de sua função modulatória no tempo para fins de criação musical
Dissertação de Mestrado de Sérgio Monteiro Freire (UFPR PPGMúsica, 2018)
-
O fenômeno da percepção como processo criativo na composição musical
Dissertação de Mestrado de Sergio Andres Murillo Jerez (UFPR PPGMúsica, 2013)
-
O Gesto na composição musical
Artigo em periódico de Marcell Steuernagel (Revista Vórtex, 2015)
-
O idiomatismo composicional de Juarez Moreira no álbum Riva e transcrição comentada de quatro peças
Dissertação de Mestrado de Gustavo Bracher (UFMG PPGMUS, 2018)
-
O indizível que diz! Resenha para o livro Unsayable Music de Paulo Chagas
Resenha em periódico de Antenor Ferreira Corrêa (OPUS, 2015)
-
O instrumento imaginário: o paradigma instrumental na criação musical
Comunicação oral de José Henrique Padovani (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
O jogo musical Cobra (1984) de John Zorn: reflexões sobre sua história e prática
Dissertação de Mestrado de Felipe José Oliveira Abreu (UFMG PPGMUS, 2013)
-
O pensamento composicional de Georges Aperghis e suas aplicações na performance musical contemporânea
Dissertação de Mestrado de André Alves da Silva (UFPR PPGMúsica, 2022)
-
O planejamento textural utilizado na composição da terceira peça do ciclo sinfônico "Variações Texturais"
Comunicação oral de José Orlando Alves (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
O processo criativo musical envolvido na transcrição da composição Agnus Dei de Krzysztof Penderecki
Artigo em periódico de João Victor Bota (Música Hodie, 2017)
-
O Quarto Elemento...
Artigo em periódico de Amilcar Zani, Heloisa Zani (Revista Música, 2021)
-
O ritmo como um articulador de gestos e processos composicionais na perspectiva de um diálogo com a Capoeira
Dissertação de Mestrado de Vinicius Borges Amaro (UFBA PPGMUS, 2015)
-
O Ritmo e a interseção de culturas na obra Areia II, de Alexandre Lunsqui: influências em seu processo composicional
Artigo em periódico de Alexandre Lunsqui, Guilherme do Nascimento Davino (Orfeu, 2020)
-
O sombrio na música: um ciclo de peças
Dissertação de Mestrado de Gandhi de Oliveira Martinez (UDESC PPGMUS, 2018)
-
O tempo e sua reflexão a partir da obra de Iannis Xenakis
Dissertação de Mestrado de Danilo Augusto de Albuquerque Rossetti (UNESP PPG-Música, 2012)
-
O uso da técnica estendida para acordeon como estímulo composicional
Dissertação de Mestrado de Edson de Aguiar Lima (UFBA PPGMUS, 2017)
-
O violino na obra de John Cage: análise dos processos composicionais e notacionais
Dissertação de Mestrado de Ana Letícia Crozetta Zomer (UDESC PPGMUS, 2017)
-
Occupied reflections: audience as performers
Artigo em periódico de Sara Carvalho (Revista Vórtex, 2020)
-
Oficina de ritmos da cultura popular: religiosidades afro-brasileiras em pauta
Comunicação oral de Diego Conto Lunelli (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
One No Many Yeses
Artigo em periódico de Amble Skuse (Claves, 2019)
-
Outras maneiras de descrever a chuva
Comunicação oral de Mauricio Funcia De Bonis (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Ôxi rapá! Falares interpretativos para composições faladas
Tese de Doutorado de Alex Pochat (UFBA PPGMUS, 2017)
-
Paisagem sonora urbana em uma perspectiva da composição musical eletroacústica
Dissertação de Mestrado de Lucas Moysés Ceccato Neves (UFG PPG-Música, 2016)
-
Palavra em música: a fala no processo composicional de música de câmara vocal e instrumental
Pôster de Laiana Lopes de Oliveira (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Parsimonious relations between Guitar Textural Proposals
Artigo em periódico de Bernardo Ramos Pinto, Pauxy Gentil-Nunes (Revista Vórtex, 2020)
-
Peculiarities of Music Performance in the Flow State
Artigo em periódico de Zhenguo Pang (Música Hodie, 2022)
-
Pensamento composicional dialógico de Cada Ano Sem Debussy: dez versos sobre o seu nome
Artigo em periódico de Felipe Mendes Vasconcelos (Orfeu, 2020)
-
Pensar as Vozes - Vocalizar o Logos: das possibilidades de emergência de outras vocalidades
Tese de Doutorado de Flora Ferreira Holderbaum (USP PPGMUS, 2019)
-
Percepção formal e composição: contribuições das ciências cognitivas para o processo de criação de oito peças musicais
Dissertação de Mestrado de Eduardo Fabricio Frigatti (UFPR PPGMúsica, 2014)
-
Perception of a Comprovisation: The Ambiguity of Listening to a Composed Musical Piece Derived from Improvisational Material
Artigo em periódico de Arthur Faraco (OPUS, 2021)
-
Percurso do Processo Compositivo de Microcanções CDG na Matriz Curricular do PROLICENMUS
Artigo em periódico de Leonardo de Assis Nunes, Helena de Souza Nunes (Música e Linguagem, 2015)
-
Planejamento composicional de Quadrilha, para quarteto de cordas, a partir da Modelagem Sistêmica do Ponteio nº 21 de Camargo Guarnieri
Artigo em periódico de Marcel M. Castro-Lima, Liduino Pitombeira (Musica Theorica, 2018)
-
Po(i)ética em movimento: a análise Laban de movimento como propulsora de realidades composicionais
Dissertação de Mestrado de Guilherme Bertissolo (UFBA PPGMUS, 2009)
-
Poética Musical na Intermídia Som-Palavra-Performance
Artigo em periódico de Flora Ferreira Holderbaum (Revista do EIMAS, 2014)
-
Por uma poética possível
Comunicação oral de Eduardo Fabricio Frigatti (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Presciliano Silva: evolução da técnica composicional para obras ao piano de um compositor sãojoanense
Comunicação oral de Edilson Assunção Rocha, Simone Raimundo de Souza (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Questões de intertextualidade e composição em Fascination para piano e violoncelo (2013), de Acácio Piedade
Comunicação oral de Raphael Duarte Alves Augusto, Acácio Piedade (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Recursos idiomáticos no violão enquanto veículo para a composição: análise de compositores brasileiros seleccionados
Artigo em periódico de Pedro Loch Gonçalves, Ricardo Futre Pinheiro (Per Musi, 2021)
-
Reflexão sobre a análise musical e o processo criativo
Comunicação oral de Marco Antonio Crispim Machado (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Relações de segmentação e complementaridade na aplicação da teoria dos conjuntos na composição da peça Face-to-Face
Comunicação oral de Ítalo Rui Britto Fragoso da Silva, José Orlando Alves (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Relações entre softwares e composição na peça “Histórias ocultas ou metamúsica?”
Dissertação de Mestrado de Aldo de Oliveira Cardoso (UNESP PPG-Música, 2007)
-
Repetitivo e Barulhento - Uma proposta de música (popular) extrema
Artigo em periódico de Luciano Zanatta, Ricardo De Carli (Revista Vórtex, 2017)
-
Richard Wagner e Francisco Braga: o exemplo de Marabá na obra do compositor brasileiro
Artigo em periódico de Isaac F. Chueke (Musica Theorica, 2019)
-
Ritmo e implementações estratégicas a partir de conceitos compositivos sugeridos pela Capoeira
Comunicação oral de Vinicius Borges Amaro, Guilherme Bertissolo, Paulo Costa Lima (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Ritmos zoofônicos: a composição como método
Comunicação oral de Rodolfo Caesar (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Serendipity Poetry and Play in Toy Piano composition and Four Pieces for Toy Piano
Artigo em periódico de Brian Inglis (Revista Vórtex, 2020)
-
Sistema-Gr e Parsemat no planejamento e criação de Ciclo Hápticos para Quinteto de Sopros
Artigo em periódico de Jorge Luiz de Lima Santos, Carlos de Lemos Almada, Pauxy Gentil-Nunes (Debates, 2015)
-
Sonoridades na guitarra elétrica na Música Nova
Dissertação de Mestrado de Leandro da Rosa Meneses (UDESC PPGMUS, 2021)
-
Sound Narrative: Honing a Deeper Understanding of Soundscapes
Artigo em periódico de Daniel A. Walzer (Revista Vórtex, 2020)
-
Systemic Modeling of Camargo Guarnieri’s Ponteio n. 8
Artigo em periódico de Liduino Pitombeira, Marcel Castro Lima (OPUS, 2018)
-
Técnica composicional aplicada ao desenvolvimento fonológico
Artigo em periódico de Zoltan Paulinyi (Música e Linguagem, 2013)
-
Temas, texturas e materiais: comentários analíticos da sessão “O Príncipe”, constante da “Sinfonia Apocalipse”, de Almeida Prado e Paiva Netto
Artigo em periódico de Giovanni Cristhian Porfirio Silverio (Música em Foco, 2020)
-
Teoria dos grafos aplicada à análise musical
Dissertação de Mestrado de Eduardo de Markus Athayde (UFMG PPGMUS, 2020)
-
Textura musical: forma e metáfora
Tese de Doutorado de Caio Senna Neto (UNIRIO PPGM, 2007)
-
Trago notícias de outro lugar: produção de sentido na composição de uma peça de música-teatro
Dissertação de Mestrado de Pedro Leal David (UNIRIO PPGM, 2021)
-
Transcriação em música: a transcrição como criação e como crítica
Dissertação de Mestrado de Flávio Henrique Monteiro Gomes (UNESP PPG-Música, 2022)
-
Transferência de gesto em composições para violão: as relações entre fonte primária, compositor e intérprete
Tese de Doutorado de Marcelo Cazarotto Brombilla (UFPR PPGMúsica, 2021)
-
Treme de alegria: o cravo enquanto ruído no processo de uma criação colaborativa
Artigo em periódico de Austeclinio Lopes de Farias, Pedro Ribeiro Cardoso (Revista Música, 2022)
-
UFU Acusmática: a exploração artística das paisagens sonoras do Campus Santa Mônica
Dissertação de Mestrado de Ana Clara Souto Guerra (UFU PPGMU, 2021)
-
Um eco de tumultos e de sombras
Edição crítica em periódico de Willian Lentz (Revista Vórtex, 2014)
-
Uma proposta prática de como abordar o repertório da música do Século XX no ensino superior de música
Artigo em periódico de Hugo Leonardo Ribeiro (Música em Contexto, 2017)
-
Uso de ferramentas matemáticas expandindo técnicas do Sistema Schillinger de Composição Musical com vistas à elaboração de material pré-composicional
Comunicação oral de Agamenon Clemente de Morais Júnior, Alexandre Reche e Silva (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Vetor textural: uma proposta para descrição de eventos texturais
Comunicação oral de Weskley Roberto Dantas, José Orlando Alves (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Viewpoints como estratégia de criação para a livre improvisação musical
Dissertação de Mestrado de Fábio Martinele Neto (USP PPGMUS, 2015)
-
Xie He, composição musical, modulação e ritornelo
Artigo em periódico de Silvio Ferraz (Revista Vórtex, 2014)