Possibilidades fonéticas para o tratamento timbrístico da voz em Aventures de György Ligeti – Amplificar

Possibilidades fonéticas para o tratamento timbrístico da voz em Aventures de György Ligeti

Resumo

A obra Aventures (1960) para três cantores e sete instrumentistas do compositor húngaro György Ligeti possui uma abordagem peculiar das concepções textual, vocal e instrumental, devido ao uso de agrupamentos fonéticos em lugar do texto linear. Pretende-se neste artigo, através de recortes da obra, apontar as implicações do uso de fonemas na escrita vocal, e apresentar procedimentos inerentes à obra que possibilitam a conexão entre voz e instrumentos através do texto como gerador de material composicional.

The work Aventures (1960) for three singers and seven instrumentalists of the Hungarian composer György Ligeti has a peculiar approach of the conceptions textual, vocal and instrumental, due to the use of phonetic groupings instead of linear text. We intended to in this article, through cutouts of the work, pointing out the implications of the use of phonemes in vocal writing, and present procedures inherent in the work, allowing the connection between voice and instruments through the text as a generator of compositional material.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.