Motivo, Tema e Forma na Ursonate de Kurt Schwitters – Amplificar

Motivo, Tema e Forma na Ursonate de Kurt Schwitters

Resumo

A proposta deste artigo é a analise do poema sonoro URSONATE (1921-1932), de Kurt Schwitters. Utilizando o poema fonético “fmsbw” (1920) de Raoul Hausmann, Schwitters desenvolveu seu conteúdo fonético até chegar em um texto sonoro regido sob uma forma musical estrita: a sonata. Na análise, o foco recairá sobre como o poema sonoro foi construído, através da comparação de motivos-silábicos formadores dos temas e da estruturação do poema sonoro formalmente, dando ênfase no primeiro movimento. O paralelo aqui é feito com algumas idéias de Arnold Schöenberg (1984, 1993) sobre motivo, tema, forma, variação progressiva, formas-motivo, idéia básica (Grundgestalt), forma sonata e rondó-sonata. Estes dois últimos elementos também serão debatidos através de algumas definições de James Hepokoski e Warren Darcy (2006).

This paper analyzes the sound poem URSONATE (1921-1932), by Kurt Schwitters. Using the phonetic poem "fmsbw" (1929) by Raul Hausmann, Schwitters developed its phonetic content until achievement of a sound text that follows a strict formal idea: the sonata form. In this analysis, the focus will be on how the sound poem was constructed, by comparing the syllabic-motifs that generate the themes and the formal structure of the sound poem, with emphasis on the first movement. The parallel traced here is established with a few ideas of Arnold Schöenberg (1984, 1993) such as motive, theme, form, developing variation, motive-forms, the basic idea (Grundgestalt), sonata form and rondo-sonata. The last two elements will also be discussed through some definitions of James Hepokoski and Warren Darcy (2006).

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