Entre o audiovisual e os úteros do tempo: intercessões entre Cinema e Música na poética de Toru Takemitsu – Amplificar

Entre o audiovisual e os úteros do tempo: intercessões entre Cinema e Música na poética de Toru Takemitsu

Resumo

O presente artigo trata do modo peculiar de relacionar Música e Cinema desenvolvido pelo compositor Japonês Toru Takemitsu. Após uma seção introdutória, em que situamos o horizonte da discussão deste artigo, centrada na relação entre o audiovisual e a(s) realidade(s) do tempo, abordamos o ensaio de Takemitsu intitulado “Conversação sobre o ato de ver”, trazendo à cena as noções principais colocadas em pauta no texto. Após esta abordagem, lançamos um olhar sobre sua produção de trilha sonora para filmes, considerando os traços característicos de sua poética e também o modo peculiar de colaboração desenvolvido entre este compositor e os diretores com quem trabalhou. Ao fim, assistimos a cinco momentos do curta metragem Black Hair, um dos quatro contos que compõe o filme Kwaidan (1964) do cineasta Japonês Masaki Kobayashi, confrontando-o com considerações do próprio Takemtisu a respeito de composição para Cinema presentes no documentário Toru Takemitsu: Music for the movies (2007), de Charlotte Zwerin.

This article deals with the peculiar way developed by the Japanese composer Toru Takemitsu to relate Film and Music. After an introductory section, in which we place the horizon of our discussion focusing on the relationship between audiovisual and the realit(y/ies) of time, we cover the essay of Takemitsu titled "Conversation on Seeing", bringing into play the main notions placed by the text. Following this approach, we'll be looking over his production of soundtracks, considering the characteristic features of his poetry and also the peculiar mode of collaboration developed between him and the directors with whom he worked. At the end, we’ll watch five moments of the short-film Black Hair, one of the four stories that compose the film Kwaidan (1964) by Japanese filmmaker Masaki Kobayashi, comparing it with the Takemtisu’s statements around composition for Cinema presents in the documentary Toru Takemitsu: Music for the movies (2007), by Charlotte Zwerin.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.