A prática do canto na escola básica: o que revelam as publicações da ABEM (1992-2012) – Amplificar

A prática do canto na escola básica: o que revelam as publicações da ABEM (1992-2012)

Resumo

Com o objetivo de conhecer o estado da arte referente ao lugar do canto nas escolas brasileiras, bem como a prática utilizada nas aulas de música nos últimos 20 anos, realizou-se uma extensa revisão de literatura nas publicações da ABEM: Revistas - ABEM e M.E.B. - e Anais dos Congressos Nacionais. A primeira parte deste artigo descreve a metodologia adotada para a busca e a organização dos inúmeros trabalhos publicados, enquanto a segunda apresenta apenas aqueles trabalhos que tiveram como foco a prática do canto na escola básica. A maioria das pesquisas não necessariamente destaca o canto como recurso utilizado para o ensino de música. O canto está inserido em meio a práticas diversas, como criação e composição, interações com poesias, atividades lúdicas, improvisação, canto coral, jogos e brincadeiras. Constatou-se uma escassez de trabalhos sobre a prática do canto no ensino fundamental.

The practice of singing in basic education: what ABEM publications reveal (1992-2012)

Aiming at becoming familiar with the State of the Art regarding the place for singing in Brazilian schools and how singing has been used in music classes over the last twenty years, an extensive review of literature of ABEM [Associação Brasileira de Educação Musical (Music Education Association)] publications was carried out: Journals - ABEM and M.E.B. [Música na Educação Básica (Music in Basic Education)] - and Proceedings of National Congresses. The first part of this paper describes the method adopted to search and organise countless published works, while the second part presents only those papers focussing on the practice of singing in basic education. Most of the research does not necessarily highlight singing as a resource used for teaching music. Singing is inserted among various practices such as creation and composition, interaction with poems, ludic activities, improvisation, choir singing, fun and games. A scarcity of papers was noted on the practice of singing in elementary schooling.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.