Palavra-chave: Canto
77 resultados.
-
"Rrrremember me": criterios de interpretación musical aplicados a la pronunciación del canto, un estudio comparativo
Artigo em periódico de Rocío de Frutos Domínguez (Música Hodie, 2021)
-
“Os cantos da missa em seu enraizamento ritual”: a contribuição do método mistagógico na transmissão de um repertório litúrgico-musical
Comunicação oral de José Reinaldo Felipe Martins Filho (SEMPEM, 2013)
-
7 Joyce Songs Op.54 de Karol Szymanowski: Relação música-texto como ferramenta na construção da performance
Comunicação oral de Kaio César Freitas Morais, Durval da Nóbrega Cesetti (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
7 Joyce songs op.54 do compositor Karol Szymanowski: relação música-texto como ferramenta na construção da performance
Dissertação de Mestrado de Kaio César Freitas Morais (UFRN PPGMUS, 2018)
-
A construção da performance vocal em português brasileiro em três modelos: lírico, câmara e belting: estratégias pedagógicas
Dissertação de Mestrado de Walter Williams Albrechet Chamun (UNESP PPG-Música, 2017)
-
A contribuição do canto para a voz falada do ator
Dissertação de Mestrado de Moira L’Abbate (UNESP PPG-Música, 2014)
-
A influência da voz sobre a prática instrumental: a fala, o canto e sua aplicação na viola
Tese de Doutorado de Cindy Folly Faria (UNESP PPG-Música, 2022)
-
A nasalidade do português brasileiro no canto: da representação à aplicação na prática vocal
Tese de Doutorado de Sheila Minatti Hannuch (UNESP PPG-Música, 2017)
-
A obra vocal de Elpídio Pereira: uma abordagem histórico-analítica
Comunicação oral de Ciro de Castro, Ângelo Dias (SEMPEM, 2014)
-
A organização temporal na fala e no canto: Estudo com foco na sincronização
Artigo em periódico de Beatriz Raposo de Medeiros (Percepta, 2014)
-
A pesquisa em técnica vocal, voz e canto em Educação Musical: análise dos resumos das dissertações no Brasil
Comunicação oral de Fábio Miguel, Lucas Gonçalves Moutinho, Luís Guilherme Anselmi de Oliveira, Silvio Fernando Janson, Willian Gomes Pedrozo (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
A pesquisa em técnica vocal, voz e canto em Práticas Interpretativas no Brasil: análise dos resumos das dissertações
Artigo em periódico de Fábio Miguel, Lucas Gonçalves Moutinho, Luís Guilherme Anselmi, Silvio Fernando Janson, Willian Gomes Pedrozo (Revista Vórtex, 2015)
-
A pesquisa em técnica vocal, voz e canto na área de música: análise dos resumos de teses no Brasil
Comunicação oral de Fábio Miguel, Lucas Gonçalves Moutinho, Luis Guilherme Anselmi, Silvio Fernando Janson, Willian Gomes Pedrozo, André Laitano dos Santos, Diógenes Manoel dos Santos Junior, Dayse Rodrigues Bulgarelli, Caroline Cabral Romano Fukumoto, Oziel Seles Silva, Pedro Alexandre Shimabukuro de Miranda (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A poesia, a música e a performance da canção: “Alma Minha Gentil” – um estudo de caso na obra de Glauco Velásquez
Dissertação de Mestrado de José Eduardo Oliva Silveira Campos (UNESP PPG-Música, 2006)
-
A prática do canto na escola básica: o que revelam as publicações da ABEM (1992-2012)
Artigo em periódico de Teresa Mateiro, Hotênsia Vechi, Marisleusa de Souza Egg (Revista da ABEM, 2014)
-
A prática do canto nas aulas de música: um estudo com uma turma de 4º ano
Comunicação oral de Teresa Mateiro, Andréia Tonial Zanella, Ana Ester Correia Madeira (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
A prática do Qigong e a ansiedade de performance no canto: uma revisão de literatura
Pôster de Bruna Prior, Maria Yuka de Almeida Prado (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A prática pedagógica de um professor na educação infantil: um estudo sobre as atividades cantadas nas aulas de música
Dissertação de Mestrado de Marisleusa de Souza Egg (UDESC PPGMUS, 2016)
-
A preparação vocal no trabalho da construção da sonoridade do coro infantil
Artigo em periódico de Rachel de Abreu Pereira, Maria José Chevitarese (Revista Brasileira de Música, 2017)
-
A produção acadêmica sobre o canto na aula de música: pesquisas produzidas no período de 1987 a 2012
Comunicação oral de Teresa Mateiro, Marisleusa de Souza Egg, Hortênsia Vechi (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
A promoção da saúde na formação do cantor: muito além da saúde vocal
Artigo em periódico de Leila Claudia Monteiro de C. dos S. Braga, Gabriel Eduardo Schütz (Revista Música, 2019)
-
A representação gráfica da voz cantada nas histórias em quadrinhos
Comunicação oral de Willian Gomes Pedrozo, Sílvio Fernando Janson (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
A técnica belting para vozes masculinas: bases fisiológicas e pedagógicas para barítonos e baritenores do teatro musical norte-americano
Comunicação oral de Luciano Simões Silva (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A técnica de canto belting e sua aplicabilidade em versões de musicais na língua portuguesa do Brasil: quais os desafios na performance?
Artigo em periódico de Adriana Barea Cardoso, Angelo José Fernandes (Música Hodie, 2015)
-
A terminologia do professor de canto e a evolução da pedagogia vocal
Comunicação oral de Joana Mariz (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
A voz que desabrocha, o canto que se constrói: perspectivas para o ensino do canto popular brasileiro
Artigo em periódico de Joana Mariz (Música Popular em Revista, 2016)
-
Análise da configuração glótica e supraglótica e dados acústicos no canto do contratenor
Artigo em periódico de Tiago Lima Bicalho Cruz, Mauricio Alves Loureiro (Per Musi, 2020)
-
Análise rítmico-prosódica como ferramenta para a performance da canção: um estudo sobre as canções de câmara de Claudio Santoro e Vinícius de Moraes
Dissertação de Mestrado de Wladimir Farto Contesini de Mattos (UNESP PPG-Música, 2006)
-
Aquecimento Vocal para o Canto Erudito: Teoria e Prática
Artigo em periódico de André Luiz Lopes de Araújo, Teresa Maria Momensohn dos Santos, Susana Pimentel Pinto Giannini, Fabio Miguel, Andréa Petian (Música Hodie, 2014)
-
As estratégias sonoras de Chantal Akerman
Artigo em periódico de Natália Marchiori da Silva (Revista Brasileira de Música, 2020)
-
As práticas pedagógicas com o canto na sala de aula: um estudo de caso
Comunicação oral de Hortênsia Vechi (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
As vozes de Monteverdi: música de ontem cantada hoje
Tese de Doutorado de Thiago Madruga Monteiro (UFPR PPGMúsica, 2021)
-
Canções para canto e piano de José Henrique Lins: subsídios para performance
Dissertação de Mestrado de Cláudia Roberta de Oliveira Cunha (UFRN PPGMUS, 2021)
-
Cantando a Torá
Artigo em periódico de Pedro Juliano Dellarole (Revista da Tulha, 2020)
-
Cantar com as mídias eletrônicas: um estudo de caso com jovens
Dissertação de Mestrado de Agnes Schmeling (UFRGS PPGMUS, 2005)
-
Cantar em português - um estudo sobre a abordagem articulatória como recurso para a prática do canto
Tese de Doutorado de Wladimir Farto Contesini de Mattos (UNESP PPG-Música, 2014)
-
Cantar junto em dois tipos de ritmo: Um estudo preliminar
Artigo em periódico de Cássio Augusto Santos, Beatriz Raposo de Medeiros (Percepta, 2015)
-
Canto e Teoria da complexidade: considerações acerca do pensamento complexo relacionadas ao aprendizado do canto
Artigo em periódico de Wanderson Moura Costa, Claudia Regina de Oliveira Zanini (Revista da ABEM, 2016)
-
Canto, bem-estar e qualidade de vida: as oficinas “Educando a Voz”
Dissertação de Mestrado de Marilene Clara Fonseca (UFMG PPGMUS, 2019)
-
Cantor e cantor de microfone discussão conceitual sobre música, música popular e indústria da cultura
Artigo em periódico de Rubens Russomanno Ricciardi (Revista da Tulha, 2020)
-
Condições ambientais adversas e seus impactos na saúde durante a formação universitária de cantores
Artigo em periódico de Leila Claudia Monteiro de Castro dos Santos Braga, Gabriel Eduardo Schütz (Música Hodie, 2020)
-
Construção cênica para a canção: princípios de Stanislavski numa proposta de expressão cênico-musical
Dissertação de Mestrado de Aline Soares Araújo (UFMG PPGMUS, 2012)
-
Desafinação vocal: compreendendo o fenômeno
Artigo em periódico de Silvia Sobreira (Revista da ABEM, 2016)
-
Dez estudos vocalisados de Carmen Vasconcellos: contexto histórico, análise, edição e performance
Dissertação de Mestrado de Carolina Fernanda Estevam Rennó (UFMG PPGMUS, 2018)
-
El canto colectivo: placentera herramienta para el enriquecimiento musical del coralista
Artigo em periódico de Rafael Carlos Benito Martínez, Ignacio González López, Ana Belén Cañizares Sevilla (Música Hodie, 2022)
-
Elsie Houston e o canto nacional dos anos 1920 a 1940: trajetória profissional da “genuína voz brasileira”
Artigo em periódico de Isabel Bertevelli (Revista Brasileira de Música, 2016)
-
Entre a expressão e a técnica: a terminologia do professor de canto - um estudo de caso em pedagogia vocal de canto erudito e popular no eixo Rio-São Paulo
Tese de Doutorado de Joana Mariz de Sousa (UNESP PPG-Música, 2013)
-
Espanhol para falantes brasileiros e Português Brasileiro para falantes hispano-americanos: dois estudos de caso em dicção para cantores
Comunicação oral de Jeanne Rocha (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Giovanni Battista Francesco Fasciotti: sobre o castrato que influenciou a prática vocal carioca no Brasil Joanino
Tese de Doutorado de Sérgio Anderson de Moura Miranda (UFMG PPGMUS, 2018)
-
Jogos e dinâmicas na formação do cantor: o trabalho de corpo como processo aliado ao repertório vocal
Comunicação oral de Maria Silvia Nicolato Peixoto (SIMPOM, 2014)
-
Lendas Amazônicas de Waldemar Henrique: um estudo interpretativo
Dissertação de Mestrado de Isabela de Figueiredo Santos (UFMG PPGMUS, 2009)
-
Levantamento de fármacos utilizados por alunos de canto do departamento de Música da FFCLRP-USP
Pôster de Itala Natali Nantes Ferreira do Carmo, Ingrid Pontes de Sousa, Maria Yuka de Almeida Prado (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Lune d’Octobre: utilização dos fatores de movimento de Rudolf Laban na composição da performance
Comunicação oral de Aline Soares Araújo, Adriano Lopes Sobrinho (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Metáforas e terminologia vocal, hipóteses para uma leitura crítica
Artigo em periódico de Heliana Farah (Revista Brasileira de Música, 2017)
-
Mulheres que criam com vozes
Dissertação de Mestrado de Sarah Alencar Alves (USP PPGMUS, 2019)
-
O acervo de partituras de Hermelindo Castello Branco e sua importância para a canção de câmara brasileira.
Comunicação oral de Lenine Alves dos Santos, Mauro Camilo de Chantal Santos (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
O canto aplicado a saúde - uma revisão sistemática da literatura entre os anos de 2011 e 2016
Artigo em periódico de Carolina Veloso, André Brandalise (Revista Brasileira de Musicoterapia, 2018)
-
O Canto na Formação e na Sala de Aula: Três Estudos de Caso
Dissertação de Mestrado de Hortênsia Vechi (UDESC PPGMUS, 2015)
-
O canto overtone em Tuva: um panorama
Dissertação de Mestrado de Ana Carolina Rodrigues de Moraes (UFU PPGMU, 2020)
-
O cantor crossover: um estudo sobre a versatilidade vocal e algumas diferenças básicas entre o canto erudito e popular
Dissertação de Mestrado de Carlos Eduardo do Nascimento (UNESP PPG-Música, 2016)
-
O cantor e o desenvolvimento expressivo: estudos labanianos aplicados à performance cênico-musical
Tese de Doutorado de Aline Soares Araújo (UFMG PPGMUS, 2016)
-
O formante do cantor e os ajustes laríngeos e supralaríngeos em cantores barítonos: uma investigação acústica e fibronasolaringoscópica
Dissertação de Mestrado de Cristina de Souza Gusmão (UFMG PPGMUS, 2014)
-
O gesto vocal em música
Tese de Doutorado de Willa Soanne Martins (UNIRIO PPGM, 2013)
-
O papel dos aspectos cognitivos da música no cantar afinado
Artigo em periódico de Michelle de Melo Ferreira, Ana Mirtes Silva Oliveira, Daniela Santos Luz, Giceli Soares do Carmo, Luciana Nascimento Bento de Oliveira, Marcus Vinicius Mariano Jayme, Scarlet Souza Lopes, Thalita Almeida Silva, Luciana Escanoela Zanato (InCantare, 2021)
-
O perfil dos professores de canto no ensino superior de música: um estudo em andamento
Comunicação oral de Juliana Bischoff (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
O vocalise no repertório artístico brasileiro: aspectos históricos, catálogos de obras e estudo analítico da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignone
Dissertação de Mestrado de Patrícia Cardoso Chaves (UFMG PPGMUS, 2012)
-
Ouvir a voz: a percepção da produção vocal pelo Regente Coral – método e formação
Dissertação de Mestrado de Snizhana Drahan (USP PPGMUS, 2007)
-
Panorama da produção científica nacional sobre canto: uma revisão bibliográfica
Comunicação oral de Karen Stephanie de Oliveira, Fernando Emboaba de Camargo, Rafael Alexandre da Silva (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Professores de canto e fonoaudiólogos: conhecimento interdisciplinar na atuação com cantores
Artigo em periódico de Carla Rosati Colepicolo, Léslie Piccolotto Ferreira (Revista Brasileira de Música, 2021)
-
Que canto é esse? A concepção de canto no ensino de música na Educação Básica, sob a visão da manualística, a partir da análise de uma coleção de livros didáticos de arte do PNLD
Dissertação de Mestrado de Deyse Dayane Schultz (UFPR PPGMúsica, 2021)
-
Respiração na voz cantada: consciência corporal e treinamento muscular por meio de técnicas de Yoga
Pôster de Laura Cirne de Souza, Adriana Giarola Kayama (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Sentidos na formação do Cantar: narrativas de estagiários de Licenciatura em Música
Dissertação de Mestrado de Dyane Rosa (UDESC PPGMUS, 2020)
-
Sereias, amor e arte: o poder da música na mitologia greco-romana a partir dos versos 311 a 328 do Livro III da Arte de Amar, de Ovídio
Artigo em periódico de Paulo Eduardo de Barros Veiga (Revista da Tulha, 2018)
-
Um olhar analítico-interpretativo sobre Il Bove para Canto, Violoncelo e Piano, de Heitor Villa-Lobos e Giosué Carducci
Comunicação oral de Joana Christina Brito de Azevedo (SIMPOM, 2016)
-
Um olhar interpretativo para as canções de Arthur Bosmans
Dissertação de Mestrado de Lígia Ishitani Silva (UFMG PPGMUS, 2012)
-
Uma leitura lítero musical da canção “Jangada” de Oswaldo de Souza
Comunicação oral de John Kennedy Pereira de Castro (SIMPOM, 2014)
-
Uma visão sobre cognição musical a partir de estudos interdisciplinares na linguística e na música
Artigo em periódico de Beatriz Raposo de Medeiros (Música em Contexto, 2014)