Influência, Intertextualidade e Pós-Modernismo no Concerto Grosso n. 1, de Alfred Schnittke, e na Série Brasil 2010 n. 6 - Concerto para Violino e Cordas, de Dimitri Cervo: Um estudo comparativo – Amplificar

Influência, Intertextualidade e Pós-Modernismo no Concerto Grosso n. 1, de Alfred Schnittke, e na Série Brasil 2010 n. 6 - Concerto para Violino e Cordas, de Dimitri Cervo: Um estudo comparativo

Resumo

Nesse artigo procuramos elucidar como e em que contextos ocorrem relações intertextuais no processo composicional do Concerto Grosso n. 1 de Alfred Schnittke (1934-1998), e na Série Brasil 2010 n. 6 - Concerto para Violino e Cordas, de Dimitri Cervo (1968-). Para tal fim utilizamos referenciais teóricos e categorias analíticas propostas por estudiosos do assunto como Bloom ([1973] 2002), Hatten (1985), Straus (1990), Korsyn (1991) e Klein (2005). Através de análise musical, realizamos um estudo comparativo das obras em questão, e também investigamos essas obras a luz do conceito de pós-modernismo em música, através de referenciais teóricos propostos por Kramer (1995, 2002), e Tillman (2002).

The article examines how and in which contexts inter-textual relationships occur in the compositional process of Alfred Schnittke (1934 - 1998) and Dimitri Cervo (1968-), in their respective works, Concerto Grosso n. 1 and Série Brasil 2010 n. 6 - Concerto para Violino e Cordas. To this end we adopt theoretical references and analytical categories proposed by scholars on the subject such as Bloom ([1973] 2002), Hatten (1985), Straus (1990), Korsyn (1991) and Klein (2005). Through musical analyses we realize a comparative study of the works in question and also investigate them through the lens of musical post-modernism, making use of theoretical references proposed by Kramer (1995, 2002) and Tillman (2002).

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.