Palavra-chave: Intertextualidade
61 resultados.
-
A composição do espetáculo “Uma viagem ao céu”: diálogos entre a música-teatro e a referencialidade
Dissertação de Mestrado de José Adriano de Sousa Lima Júnior (UFPB PPGMUS, 2022)
-
A Influência da música de Heitor Villa-Lobos no primeiro e terceiro movimentos da Primeira Sinfonia de Claudio Santoro
Artigo em periódico de Rafael Fajiolli Oliveira (Revista Música, 2019)
-
A Influência de Paul Hindemith na Sonata para Trompete e Piano, de José Alberto Kaplan
Artigo em periódico de Gláucio Xavier da Fonseca (Ictus, 2014)
-
A intertextualidade como mecanismo compositivo da linha estrutural do violão na obra Descaminhos
Comunicação oral de João Francisco de Souza Corrêa (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
A música para violão de Sérgio Assad: um panorama composicional através da análise intertextual
Dissertação de Mestrado de Aluísio Coelho Barros (UFPR PPGMúsica, 2013)
-
A Sonata n. 10 para Piano de Almeida Prado: relações intertextuais e composicionais entre a obra e o poema As Rosas de Rainer Rilke
Artigo em periódico de Ernesto Hartmann (Música Hodie, 2013)
-
Análise, intertextualidade e composição: a criação de Aurora e Arrebol a partir de três canções de Guinga
Dissertação de Mestrado de Rafael Soares Bezerra (UNIRIO PPGM, 2016)
-
Aporia: um caminho para a composição musical intertextual
Dissertação de Mestrado de Daniel Alexander de Souza Escudeiro (UFBA PPGMUS, 2012)
-
As camadas de intertextualidade das XIV Variações sobre o tema de Xangô de Almeida Prado
Artigo em periódico de Ariane Isabel Petri (OPUS, 2020)
-
As Cirandas de Heitor Villa-Lobos: uma análise à luz das relações transtextuais de Gérard Genette
Artigo em periódico de Juliana Wady (Revista Música, 2022)
-
Breve levantamento de conceitos e teorias acerca do problema da reescrita
Comunicação oral de Gustavo Rodrigues Penha (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Cadernos sonoros: música telemática, colaboração e intertextualidade
Artigo em periódico de Cássia Carrascoza Bomfim (Revista Brasileira de Música, 2020)
-
Cave carmen: o uso da habanera na abertura Gabriela, Cravo e Canela, de Fernando Lopes-Graça
Artigo em periódico de Guilhermina Lopes (OPUS, 2018)
-
Composição musical intertextual como alternativa para a vanguarda do século xxi
Artigo em periódico de Daniel Escudeiro (Revista da Tulha, 2015)
-
Conceitos de autoria e obra em música medieval: cooperação e continuidade
Tese de Doutorado de Pedro Hasselmann Novaes (UNIRIO PPGM, 2021)
-
Desenvolvimento de sistemas composicionais a partir da intertextualidade
Dissertação de Mestrado de Flávio Fernandes de Lima (UFPB PPGMUS, 2011)
-
Do ‘ser só’ ao ‘só ser’: uma análise da canção Preciso aprender a só ser de Gilberto Gil e seus (con)textos
Artigo em periódico de Vinícius Rangel Souto, Almir Côrtes Barreto (Per Musi, 2021)
-
Estudo n. 4 de José Vieira Brandão: aspectos intertextuais na homenagem musical a Heitor Villa-Lobos
Comunicação oral de Daniel Felipe Leite Sanches, Lucia Silva Barrenechea (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Ferramentas intertextuais em Mystery Variations on a Theme by Giuseppe Colombi, para violoncelo solo
Comunicação oral de Érico Miranda Schmitt, Acácio Piedade (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
From Concrete Poetry to Musical Composition: Narrativity, Intertextuality and Musical Meaning in Motet em Ré Menor, by Gilberto Mendes
Artigo em periódico de André Lopes Martins, Rogério Costa (Musica Theorica, 2017)
-
Influência, Intertextualidade e Pós-Modernismo no Concerto Grosso n. 1, de Alfred Schnittke, e na Série Brasil 2010 n. 6 - Concerto para Violino e Cordas, de Dimitri Cervo: Um estudo comparativo
Artigo em periódico de Dimitri Cervo (Música em Perspectiva, 2015)
-
Intertextualidade aplicada ao processo criativo a partir da Sagração da Primavera e Prélude à L'après-midi d'un faune
Comunicação oral de Daniel Moreira de Sousa (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Intertextualidade como ferramenta de composição de Música Sacra Católica contemporânea
Dissertação de Mestrado de João Isaac de Carvalho e Silva Marques (UNIRIO PPGM, 2018)
-
Intertextualidade e aspectos técnico-interpretativos na sonata para trompete e piano, de José Alberto Kaplan
Tese de Doutorado de Gláucio Xavier da Fonseca (UFBA PPGMUS, 2005)
-
Intertextualidade e narratividade na Sinfonia nº 1 (“O imprevisto”) de Villa-Lobos
Artigo em periódico de Paulo de Tarso Salles (Musica Theorica, 2020)
-
Intertextualidade e Pós-Modernismo: um memorial composicional
Comunicação oral de Marco Antônio Ramos Feitosa (SIMPOM, 2016)
-
Intertextualidade musical na música religiosa de Alberto Nepomuceno
Artigo em periódico de Thiago Plaça Teixeira (Musica Theorica, 2020)
-
Intertextualidade na Fantasia “Wanderer” em Dó Maior Op.15 D.760 de Schubert
Artigo em periódico de Alexandre Fontainha Ficarelli, Ciro Paulo Visconti Canellas, Amilcar Zani (Musica Theorica, 2017)
-
Intertextualidade na forma musical em três obras de Tatiana Catanzaro
Artigo em periódico de Jorge Luiz de Lima Santos (Revista Música, 2022)
-
Intertextualidade no Sexteto Mistico de Heitor Villa-Lobos
Comunicação oral de Allan Kolodzieiski (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Intertextuality and Stylization in Villa-Lobos's Bachianas Brasileiras No 1
Artigo em periódico de Norton Dudeque (Musica Theorica, 2017)
-
Intertextuality, Narrativity and Tradition: 8 Brazilian Piano Sonatas
Artigo em periódico de Cristina Capparelli Gerling (Musica Theorica, 2016)
-
Jazz performance: Improvisação como conversação
Resenha em periódico de Túlio Augusto Silva Santos (Revista Vórtex, 2016)
-
Liquid Voices: uma postopera?
Artigo em periódico de Rita de Cássia Domingues dos Santos, André Ricardo de Souza, Maria Cecília de Oliveira (Debates, 2022)
-
Máximas musicais: Procssos criativos para o grupo Cesto Empírico em 36 músicas de 1 minuti
Dissertação de Mestrado de Alvanir Poster de Ávila (UDESC PPGMUS, 2022)
-
Modelagem, Simulação e Compressão na Sonata nº 10 para piano (das Rosas) de Almeida Prado: diálogos intertextuais com a Sonata op. 109 para piano de L. van Beethoven
Artigo em periódico de Ernesto Hartmann (OPUS, 2019)
-
Música como intertexto – perspectivas sobre intertextualidade e composição musical
Tese de Doutorado de João Francisco de Souza Corrêa (UFRGS PPGMUS, 2019)
-
O diálogo de influências na produção musical de Zeca Baleiro: hibridismo, polifonia e intertextualidade no rap Piercing
Artigo em periódico de Maura Penna (Debates, 2017)
-
O Gloria de Nepomuceno e o modelo formal cecilianista
Artigo em periódico de Thiago Teixeira (Revista Vórtex, 2018)
-
O pós-minimalismo e a peça Obscuro (2014) de Arthur Moreira: reflexões a respeito de elementos técnicos e expressivos envolvidos na obra
Comunicação oral de Arthur Moreira (SIMPOM, 2014)
-
O processo composicional intertextual de Estética do Frio III de Celso Loureiro Chaves
Artigo em periódico de João Francisco de Souza Corrêa (Revista Vórtex, 2020)
-
O Quarteto de Cordas nº 3 de Alfred Schnittke: Uma análise de suas intertextualidades
Artigo em periódico de João Francisco de Souza Corrêa (Per Musi, 2020)
-
O segundo movimento da Sonata para Trompete e Piano de José Alberto Kaplan: uma construção intertextual
Artigo em periódico de Gláucio Xavier da Fonseca (Debates, 2016)
-
O Terceiro Movimento da Sonata para Trompete e Piano, de José Alberto Kaplan: Um Modelo de Processo Intertextual
Artigo em periódico de Gláucio Xavier da Fonseca (Debates, 2020)
-
Onyms in Russian-language Rap Discourse as a Means of Intertextuality
Artigo em periódico de Alfiya Aznabaeva, Olga Novikova, Yuliya Kalugina (Música Hodie, 2022)
-
Pesquisa-ação e a intertextualidade no processo composicional da obra Um Tom Triste
Comunicação oral de Ednar Leite de Pinho Pessoa, Daniel Escudeiro (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Planejamento composicional de Quadrilha, para quarteto de cordas, a partir da Modelagem Sistêmica do Ponteio nº 21 de Camargo Guarnieri
Artigo em periódico de Marcel M. Castro-Lima, Liduino Pitombeira (Musica Theorica, 2018)
-
Planejamento composicional do primeiro movimento de Primaveras, para quinteto de metais: revisitando o Sistema Cosmos
Comunicação oral de José de Arimatéia Rodrigues Dias, Pedro Miguel de Moraes, Weskley Roberto da Silva Dantas, Liduino José Pitombeira de Oliveira (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Procedimentos intertextuais no Concerto para violão e orquestra: Aporia, III movimento (reinvenção)
Comunicação oral de Daniel Escudeiro (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Questões de intertextualidade e composição em Fascination para piano e violoncelo (2013), de Acácio Piedade
Comunicação oral de Raphael Duarte Alves Augusto, Acácio Piedade (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Ravel na chuva: considerações analíticas sobre Anamorfosi para piano solo, de Salvatore Sciarrino
Comunicação oral de Arilton Rodrigues Medeiros Junior, Acácio Tadeu de Camargo Piedade (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Resgatando / Estabelecendo / Construindo relações: propostas de exploração de funks a partir da intertextualidade
Artigo em periódico de Maura Penna, Matheus Henrique da Fonsêca Barros (Revista Música na Educação Básica, 2022)
-
Sinfonietta e Psycho, de Bernard Hermann: intersecções entre a música de concerto e a música cinematográfica
Dissertação de Mestrado de Marcelo José Bellini Dino (USP PPGMUS, 2011)
-
Sistema Composicional Intermarkoviano
Artigo em periódico de Esdras Sarmento Ferreira, Raphael Sousa Santos, Flávio Fernandes de Lima, Hugo Tremonte de Carvalho, Liduino Pitombeira (Revista Vórtex, 2020)
-
Sistema etnomatemático: uma metodologia probabilística para geração de repositórios composicionais a partir de transformações em intertextos de tradição oral
Comunicação oral de Esdras Sarmento Ferreira, Raphael Sousa Santos, Flávio Fernandes de Lima, Liduino José Pitombeira de Oliveira (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Sistema-T, originalidade e intertexto
Comunicação oral de Acácio T. C. Piedade (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Stilnovisti intertextualité: memorial e análise do disco
Dissertação de Mestrado de Aguinaldo Martinuci (UFPR PPGMúsica, 2017)
-
Trago notícias de outro lugar: produção de sentido na composição de uma peça de música-teatro
Dissertação de Mestrado de Pedro Leal David (UNIRIO PPGM, 2021)
-
Um estudo multivalente do Trio de Alberto Nepomuceno
Tese de Doutorado de Robison Poreli Moura Bueno (USP PPGMUS, 2018)
-
Um vocalise nordestino na Amazônia: considerações sobre a Mãe D'água em Canticum Naturale, de Edino Krieger
Artigo em periódico de Julio Cesar Damaceno, Acácio Piedade (Revista Brasileira de Música, 2020)
-
Utilização da intertextualidade na criação de obras didáticas para piano
Comunicação oral de Fabrício Diniz Honorato, Maria Jose Bernardes Di Cavalcanti (Congresso da ANPPOM, 2015)