A Série Cornélio Pires: análise da forma musical das suas modas-de-viola – Amplificar

A Série Cornélio Pires: análise da forma musical das suas modas-de-viola

Resumo

O objetivo deste artigo é o de realizar uma análise da forma musical das primeiras modas-de-viola da história do disco no Brasil: aquelas gravadas pela Columbia sob o selo Cornélio Pires nos anos 1929 e 1930. A análise será feita com base num modelo estrutural que separa as partes geralmente presentes em uma moda-de-viola, aqui denominada de partes fixas, daquelas circunstanciais, mais flexíveis na estrutura das modas-de-viola e, consequentemente, sujeitas aos estilos dos compositores e aqui denominada de partes móveis ou opcionais. O conteúdo do presente artigo corresponde, portanto, a um exercício de análise das modas-de-viola da série Cornélio Pires com base neste modelo teórico gerando, de um lado, a compreensão das particularidades dessas modas-de-viola e, de outro, uma revisão crítica deste modelo teórico.

Cornélio Pires Label: analysis of musical form of its modas-de-viola

The purpose of this article is to carry out an analysis of the musical form of the first modas-de-viola of the history in Brazil: those recorded by Columbia Records under the label Cornélio Pires in the years 1929 and 1930. The analysis will be based on a structural model that separates the parties usually always present in a moda-de-viola (the fixed parts) those circumstantial of this genre music and, consequently, resulting of the intentions and styles of composers (the optional parts). Therefore, the content of this article corresponds to a screening of analysis with modas-de-viola based on this theoretical model generating, on the one hand, understanding the particularities of these songs and, on the other hand, a critical review of this theoretical model in question.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.