Palavra-chave: Forma musical
33 resultados.
-
“A música moderna se prende a revelar o movimento sonoro que passa”: Mário de Andrade como musicólogo brasileiro da forma
Comunicação oral de Márcia Hallak Martins da Costa Vetromilla (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
A busca pelos aspectos universais da moda-de-viola
Artigo em periódico de Jean Carlo Faustino (Revista da Tulha, 2016)
-
A Forma da Noite: uma proposta de análise formal da Noite Transfigurada
Artigo em periódico de André de Cillo Rodrigues (Revista Música, 2021)
-
A forma da tonalidade: um conceito e uma técnica revisitados
Comunicação oral de Marcos Nogueira (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A Forma Sonata em Descontinuidades e Bifurcações
Tese de Doutorado de Ruy Homem de Mello Maciel (USP PPGMUS, 2010)
-
A Série Cornélio Pires: análise da forma musical das suas modas-de-viola
Artigo em periódico de Jean Carlo Faustino, Rafael Marin da Silva Garcia (Debates, 2016)
-
A teoria schenkeriana e sua relação com a forma musical
Comunicação oral de Fabio Martins de Almeida (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Antinomia da expressão: Adorno ante o sismógrafo de Erwartung Op. 17 de Schoenberg
Dissertação de Mestrado de Philippe Curimbaba Freitas (UNESP PPG-Música, 2012)
-
Autonomia da música e o papel do compositor na vanguarda pós-1950
Artigo em periódico de Ísis Biazioli de Oliveira, Mário Videira (Revista Música, 2017)
-
Crença estética e persuasão do belo: interpretação de fragmentos de Hume e Schoenberg
Comunicação oral de Antonio Herci Ferreira Júnior (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Dos objetos-notas na construção do sentido musical: a insuperável pregnância do efeito harmônico na experiência formal da música de tons
Comunicação oral de Marcos Nogueira (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Elementos formais, texturais e interpretativos nas sonatas para piano de João Domingos Bomtempo (1775-1842)
Dissertação de Mestrado de Andrey Costa Bacovis (UNESP PPG-Música, 2017)
-
Em busca de uma hipermétrica formal: aplicação analítica e interpretativa ao quarto movimento da Sinfonia nº 4, Op. 98 de J. Brahms
Dissertação de Mestrado de Marcos Antônio Silva Santos (UFMG PPGMUS, 2014)
-
Estruturação musical algorítmica: reflexão crítica e implementação de método compositivo
Dissertação de Mestrado de Gabriel Montechiari e Silva (UFPR PPGMúsica, 2019)
-
Forma musical como um processo: do isomorfismo ao heteromorfismo
Artigo em periódico de Danilo Rossetti, Silvio Ferraz (OPUS, 2016)
-
Forma, elementos de acaso e indeterminação em música: uma introdução
Artigo em periódico de Pedro Henrique Carneiro Tavares (Ictus, 2021)
-
Improvisação livre e forma: processo criativo entre estímulos e efeitos
Dissertação de Mestrado de Matteo Ciacchi (UFPB PPGMUS, 2019)
-
Intertextualidade na forma musical em três obras de Tatiana Catanzaro
Artigo em periódico de Jorge Luiz de Lima Santos (Revista Música, 2022)
-
Meteoritos no pomar: sobre o potencial construtivo da integração funcional
Artigo em periódico de Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira (Orfeu, 2020)
-
Motivic Accumulation in the Exposition of the First Movement from Beethoven’s Op. 29
Comunicação oral de Marcos Mesquita (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Musical Analysis of Sound Feature Emergences Using Acoustic and Psychoacoustic Descriptors
Artigo em periódico de Danilo Rossetti, Micael Antunes, Jônatas Manzolli (Música Hodie, 2022)
-
No limite da terra fértil: breves considerações sobre o fracasso da forma musical
Comunicação oral de Eduardo Fabricio Frigatti (SIMCAM, 2013)
-
O ato da escuta e o entendimento da música como forma
Artigo em periódico de Marcos Nogueira (Percepta, 2014)
-
O dodecafonismo tardio de Adorno
Dissertação de Mestrado de Igor Baggio (UNESP PPG-Música, 2008)
-
O entendimento da forma musical a partir de uma semântica cognitiva
Comunicação oral de Marcos Nogueira (SIMCAM, 2015)
-
O expressionismo de Erwartung diante do problema do fetichismo musical
Artigo em periódico de Philippe Curimbaba Freitas (Per Musi, 2013)
-
O processo de geração da forma musical à luz da alagmática e da teoria da individuação de Simondon
Comunicação oral de Danilo Rossetti (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Percepção formal e composição: contribuições das ciências cognitivas para o processo de criação de oito peças musicais
Dissertação de Mestrado de Eduardo Fabricio Frigatti (UFPR PPGMúsica, 2014)
-
Regard de l’Onction terrible de Olivier Messiaen: relações de projeção entre elementos em pequena, média e larga escala
Comunicação oral de Aline Alves, Adriana Lopes da Cunha Moreira (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Schoenberg e a incerteza. Um paralelo entre o conceito de forma musical Schoenbergiano e a Teoria da Comunicação
Tese de Doutorado de André de Cillo Rodrigues (USP PPGMUS, 2017)
-
Teorias do agrupamento sonoro: propriedades e condições de existência de elementos sonoros temporalmente discrimináveis e o essencialismo na construção de conceitos da teoria musical
Dissertação de Mestrado de Caio Giovaneti de Barros (UNESP PPG-Música, 2013)
-
The Bruckner Problem and The Study of Musical Form: Reappraising Textual Multiplicity from a Two-Dimensional Dialogic Perspective
Artigo em periódico de Gabriel Venegas Carro (Musica Theorica, 2021)
-
Uma teoria cognitiva do efeito estético musical
Artigo em periódico de Marcos Nogueira (Revista Brasileira de Música, 2015)