Considerações iniciais sobre o conceito de referencialidade numa pesquisa em composição com meios acústicos – Amplificar

Considerações iniciais sobre o conceito de referencialidade numa pesquisa em composição com meios acústicos

Resumo

O presente texto visa apresentar discussões iniciais sobre o conceito de referencialidade no contexto de uma pesquisa acadêmica em composição avaliando a possibilidade de seu uso como embasamento teórico para um trabalho com meios acústicos baseado na escuta de sons ambientais. Revisa-se, num primeiro momento, a aplicação do termo em discussões estéticas do século XX, dentro do ambiente da música eletroacústica, para posteriormente deduzir suas possíveis aplicações para composição com meios acústicos (instrumentos e objetos do cotidiano) em uma ampla gama de possibilidades performáticas. Destaca-se a maior abrangência do termo em relação a terminologias próprias da tradição (mímesis, música descritiva) pela sua aplicação em todas as categorias da tricotomia dos signos do semiólogo Charles Sanders Pierce.

This paper aims to provide initial discussions on the concept of referentiality in the context of an academic research in composition evaluating the possibility of its use as a theoretical framework for work with acoustic means based on listening to environmental sounds. Revises at first, the application of the term in aesthetic discussions of the twentieth century, within the electroacoustic music, to then deduct their possible applications to composition with acoustic means (instruments and everyday objects) in a wide range of performing's possibilities. Highlights the greater scope of the term in relation to traditional terminology (mimesis, descriptive music) by the possibility of application in all categories of trichotomy of signs of the semiotician Charles Sanders Pierce.

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