Palavra-chave: Composição musical
221 resultados.
-
“O azeite, a lua e o rio”: o segundo diário de bordo de uma composição a partir de descritores de áudio
Artigo em periódico de Ivan Eiji Simurra, Jônatas Manzolli (Música Hodie, 2016)
-
“Ou Isto ou Aquilo”: a Composição na Educação Musical para Crianças
Artigo em periódico de Viviane Beineke, Camila Costa Zanetta (Música Hodie, 2014)
-
[Meta]polifonia em Cântico das Crianças Corrompidas uma visão ampliada da polifonia musical a partir das propostas de Mikhail Bakhtin
Artigo em periódico de Felipe de Vasconcelos (Musica Theorica, 2021)
-
"A música que eu compus em grupo, eu tirei do coração": perspectivas das crianças sobre a composição musical na escola básica
Dissertação de Mestrado de Gabriela Flor Visnadi (UDESC PPGMUS, 2013)
-
A Canção Viver de Amor de Toninho Horta e Ronaldo Bastos: aspectos composicionais e de performance em um arranjo para trio de oboé, trompa e piano
Dissertação de Mestrado de Hermínio Carlos de Almeida (UFMG PPGMUS, 2005)
-
A casa e a represa, a sorte e o corte ou: A composição musical enquanto imaginação de formas, sonoridades, tempos [e espaços]
Tese de Doutorado de Valéria Muelas Bonafé (USP PPGMUS, 2016)
-
A citação como material e como recurso estrutural e expressivo: memorial de composição
Dissertação de Mestrado de Caio Menezes Facó (UFRGS PPGMUS, 2018)
-
A colaboração compositor-intérprete no desenvolvimento da dialética da clarineta
Comunicação oral de Daniel Aparecido de Oliveira, Luis Antonio Eugênio Afonso (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
A Composição musical como resposta: vivências e imaginário sonoro
Tese de Doutorado de Daniel de Souza Mendes (UFRGS PPGMUS, 2015)
-
A construção da expressividade musical por crianças na aprendizagem do violino
Dissertação de Mestrado de Juliana Souza Lima Verde (UnB PPGMUS, 2017)
-
A dimensão criativa de Radamés Gnattali no ciclo Brasilianas
Dissertação de Mestrado de Lucas Pimentel Telles (UFMG PPGMUS, 2017)
-
A duração da delicadeza: o compositor como interventor no tempo
Dissertação de Mestrado de Pedro Reis do Amaral (UFRGS PPGMUS, 2020)
-
A escrita rítmica de Olivier Messiaen e seus desdobramentos em outros aspectos de sua prática composicional
Dissertação de Mestrado de Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira (Unicamp PPG Música, 2013)
-
A escritura de uma aquarela: orquestração para técnicas estendidas com suporte de descritores de áudio
Comunicação oral de Ivan Eiji Simurra, Jônatas Manzolli (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
A escritura musical nos ambientes da eletrônica em tempo real
Tese de Doutorado de Sergio Kafejian Cardoso Franco (UNESP PPG-Música, 2014)
-
A Escritura na Música Eletroacústica
Comunicação oral de Fábio Scucuglia (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
A experiência da composição musical na musicoterapia: revisão de literatura
Artigo em periódico de Caroline Karasinski Barros, Noemi Nascimento Ansay (Revista Brasileira de Musicoterapia, 2016)
-
A formação de uma identidade poética através de um ciclo de peças
Tese de Doutorado de Josemir Dias Valverde Jr. (UFRGS PPGMUS, 2015)
-
A guitarra elétrica na música experimental: composição, improvisação e novas tecnologias
Dissertação de Mestrado de André Lopes Martins (USP PPGMUS, 2015)
-
A imagem: um ponto de partida para a organização estrutural e formal no processo composicional
Dissertação de Mestrado de Angel Alfonso Rivera Baquero (UFRGS PPGMUS, 2014)
-
A importância da composição musical na imersão dos jogos eletrônicos: audiogame Breu, um estudo de caso
Pôster de Tharcísio Vaz C. Moraes (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
A intertextualidade como mecanismo compositivo da linha estrutural do violão na obra Descaminhos
Comunicação oral de João Francisco de Souza Corrêa (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
A Inversão das Distâncias – do Som do Corpo ao Corpo do Som
Artigo em periódico de Flo Menezes (Música Hodie, 2014)
-
A jornada de um compositor: do bottom-up ao top-down
Dissertação de Mestrado de José Welligton Sousa de Castro (UFRN PPGMUS, 2019)
-
A livre improvisação como ferramenta composicional: cateretando, para viola caipira
Dissertação de Mestrado de Fábio Rodrigo Serpe (UFPR PPGMúsica, 2017)
-
A modernização do Baião: aspectos composicionais e interpretativos da obra de Dominguinhos
Dissertação de Mestrado de Rodrigo Zolet Pereira (UnB PPGMUS, 2021)
-
A música do cinema e a música dos jogos digitais: um breve estudo comparativo
Comunicação oral de Mário Lima Brasil, Eugênio Matos (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A noção de abertura na poética beriana do comentário composicional
Comunicação oral de Max Packer (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
A noção de morfologia na música instrumental centro-europeia do pós-guerra
Tese de Doutorado de Said Athié Bonduki (USP PPGMUS, 2018)
-
A pandemia cantada pelas crianças: composição coletiva de canções em aulas remotas na escola básica
Artigo em periódico de Daisy Fragoso (Orfeu, 2021)
-
A partitura enquanto sistema: a visão sistêmica aplicada ao estudo da composição
Dissertação de Mestrado de Arthur Neves Moreira (UNIRIO PPGM, 2016)
-
A recomposição no processo de tomada de decisões pontuais: autoanálise da primeira seção do movimento VIII do Duo para Flauta e Piano
Comunicação oral de Darwin Pillar Corrêa (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
A sonoridade da viola de arame na composição do ciclo Genesis
Dissertação de Mestrado de Jorge José Ferreira de Lima Alves (UFPB PPGMUS, 2009)
-
A Teoria de Relações de Contornos Musicais: inconsistências, soluções e ferramentas
Tese de Doutorado de Marcos da Silva Sampaio (UFBA PPGMUS, 2012)
-
A transformação como processo de composição
Tese de Doutorado de Marco Aurélio Koentopp (UFRGS PPGMUS, 2016)
-
Abstração e representação: a função de modelos em composição musical
Tese de Doutorado de Rodrigo Meine (UFRGS PPGMUS, 2018)
-
Ad Vigiliam et Missam Paschalem: estratégias para a composição de música sacra litúrgica cristã no século XXI
Dissertação de Mestrado de Marcio Andre Silva Steuernagel (UFPR PPGMúsica, 2008)
-
Adaptação de gêneros brasileiros a compassos mistos como semente do processo composicional
Artigo em periódico de Raphael Ferreira da Silva (Revista Vórtex, 2021)
-
Agérico Lins e a valsa "Guiomar": uma visão estrutural de sua composição
Artigo em periódico de João Gracindo da Silva Neto (Revista Eletrônica de Música da UFAL, 2021)
-
Análise das relações de simetria em quatro dos estudos para violão de Villa-Lobos
Dissertação de Mestrado de Ciro Paulo Visconti Canellas (USP PPGMUS, 2014)
-
Anamnesis
Dissertação de Mestrado de Rodrigo Avellar de Muniagurria (UFRGS PPGMUS, 2010)
-
Anamorfoses na Música Eletroacústica Mista
Dissertação de Mestrado de Tiago C. Mantovani Gati (UNESP PPG-Música, 2014)
-
Apontamentos para a aplicação do conceito de dialogismo na composição musical
Comunicação oral de Germán Enrique Gras (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Aporia: um caminho para a composição musical intertextual
Dissertação de Mestrado de Daniel Alexander de Souza Escudeiro (UFBA PPGMUS, 2012)
-
Application of the Aesthetic of Guqin (古琴) for Contemporary Music Composition
Artigo em periódico de Barry Yuk Bun Wan (Revista Vórtex, 2021)
-
Aprendizagem do instrumentista de sopro: um levantamento da composição como recurso pedagógico
Comunicação oral de Felipe Arthur Moritz, Regina Finck Schambeck (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Aspectos sincrônicos e diacrônicos da música eletroacústica
Dissertação de Mestrado de Fábio Scucuglia (UNESP PPG-Música, 2014)
-
Aspectos teóricos e práticos da polifonia imitativa no século XX: uma aplicação composicional
Dissertação de Mestrado de Solon de Albuquerque Mendes (UFPR PPGMúsica, 2009)
-
Aulas de composição musical em turmas: processos criativos e motivacionais
Comunicação oral de Igor Mendes Krüger, Rosane Cardoso de Araújo, Veridiana de Lima Gomes Krüger (SIMCAM, 2015)
-
Autoria e cooperação em duas obras musicais: Sobre Chão Móvel e Noite Branca
Artigo em periódico de Alexandre Sperandéo Fenerich (Claves, 2013)
-
Canção como gênero multimodal: um estudo no ciclo Volare
Artigo em periódico de Tadeu Moraes Taffarello, Maria Cristina de Moraes Taffarello (Per Musi, 2021)
-
Children as Music Critics in the Classroom: Intersubjective Processes in Creative Learning
Artigo em periódico de Viviane Beineke (OPUS, 2018)
-
Choro e violão na composição musical de Guinga
Tese de Doutorado de Antonio Carlos Siqueira (UNIRIO PPGM, 2012)
-
Clara Schumann: compositora x mulher de compositor
Dissertação de Mestrado de Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva (USP PPGMUS, 2008)
-
Colaboração, composição e preparação para a performance de “For guitar” para violão solo
Artigo em periódico de Márlou Peruzzolo Vieira, Samuel Peruzzolo Vieira (Revista Vórtex, 2020)
-
Compondo e gravando músicas com adolescentes: uma pesquisa-ação na escola pública
Dissertação de Mestrado de Graciano Lorenzi (UFRGS PPGMUS, 2007)
-
Compondo interatividades: questões sobre poéticas e orquestração eletroacústica
Dissertação de Mestrado de Ricardo de Oliveira Thomasi (UFPR PPGMúsica, 2016)
-
Compondo mundos sonoros: uma entrevista/ensaio com Paulo Costa Lima, celebrando seus 60 anos
Entrevista em periódico de Paulo Costa Lima, Guilherme Bertissolo (Revista Brasileira de Música, 2014)
-
Compondo um entendimento da capoeira: a noção de incisividade
Painel/Simpósio de Guilherme Bertissolo (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Compor de ouvido: processos colaborativos e escuta engajada em Luigi Nono
Artigo em periódico de Fernando Hiroki Kozu, Felipe de Almeida Ribeiro (Música Hodie, 2021)
-
Composição (d)e Sonoridade: a história de um ciclo de peças
Dissertação de Mestrado de Fabrício Solano Gonçalves (UDESC PPGMUS, 2020)
-
Composição de duas novas obras a partir de repositórios gerados pela modelagem sistêmica do Ponteio Nº 14 de Camargo Guarnieri
Artigo em periódico de Pedro Miguel de Moraes, Liduino Pitombeira (Revista Vórtex, 2019)
-
Composição e performance podem ser, e frequentemente tem sido, pesquisa
Artigo em periódico de Ian Pace, Vitória Liz P. Louveira (trad.), William Teixeira (trad.) (Revista Vórtex, 2020)
-
Composição em retrospectiva: autoanálise de um processo de tomada de decisões
Dissertação de Mestrado de Darwin Pillar Corrêa (UFRGS PPGMUS, 2017)
-
Composição musical a partir de Modelagem Sistêmica e Teoria dos Conjuntos
Artigo em periódico de Pedro Henrique Carneiro Tavares, Maria Clara de Sousa Tavares (Ictus, 2021)
-
Composição Musical e Intersemiose: processos composicionais em ação
Artigo em periódico de Daniel Quaranta (Música Hodie, 2013)
-
Composição musical em um enredo familiar: desenvolvimento de uma canção de afeto
Comunicação oral de Lara Teixeira Karst, Célia Maria Ferreira da Silva Teixeira (SEMPEM, 2014)
-
Composição musical no audio game Breu: os desafios e processos de um jogo inclusivo
Dissertação de Mestrado de Tharcísio Vaz C. Moraes (UFBA PPGMUS, 2017)
-
Composição musical: processos de aprendizagem de instrumentistas de sopro
Dissertação de Mestrado de Felipe Arthur Moritz (UDESC PPGMUS, 2015)
-
Composição na Educação de Jovens e Adultos: mobilizando ideias de música
Comunicação oral de Rafael Dias de Oliveira, Viviane Beineke (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Compositionality as Creative Identity Building
Artigo em periódico de Liduíno Pitombeira (Musica Theorica, 2019)
-
Comunicação emocional entre compositor, performer e ouvinte: um estudo sob a perspectiva do expanded lens model
Dissertação de Mestrado de Eduardo Kornin Silveira Mello (UFPR PPGMúsica, 2016)
-
Confluências idiomáticas: processos de transterritorialidade em “Roda dos Trinos”
Dissertação de Mestrado de Celso Marques Gonçalves (USP PPGMUS, 2011)
-
Considerações iniciais sobre o conceito de referencialidade numa pesquisa em composição com meios acústicos
Artigo em periódico de Marcelo Villena (Revista Vórtex, 2013)
-
Considerações na Criação e Produção de Música Instrumental para Pessoas Surdas: um relato de experiência composicional
Artigo em periódico de Guilherme Augusto Soares de Castro, Thiago Augusto Eugênio Guedes Reis (Sonora, 2018)
-
Continuidade concreta: complicatio-explicatio-implicatio
Artigo em periódico de Silvio Ferraz, William Teixeira (Orfeu, 2019)
-
Contrasting noises and expanding sounds: the composition process of Caminantes I to IV
Artigo em periódico de Igor Leão Maia (Revista Vórtex, 2018)
-
Criação e Improvisação: problemas e soluções envolvidos com o controle e a liberdade improvisativa no campo composicional
Dissertação de Mestrado de Ícaro Aranguez Sleifer (UFBA PPGMUS, 2022)
-
Criação musical colaborativa: o processo de escrita e performance de Melancoli[r]a para violão solo
Comunicação oral de Fabio Scarduelli, Felipe de Almeida Ribeiro (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Crianças como críticos musicais em sala de aula: processos intersubjetivos na aprendizagem criativa
Artigo em periódico de Viviane Beineke (OPUS, 2018)
-
Da preordenação para a semantização musical: reflexão e criação
Tese de Doutorado de Flávio Santos Pereira (UFRGS PPGMUS, 2012)
-
Das alturas ao ritmo: teoria dos conjuntos rítmicos como ferramenta composicional
Tese de Doutorado de Julio Cesar da Silva Herrlein (UFRGS PPGMUS, 2018)
-
De onde vêm minhas idéias? estratégias para a delimitação e a resolução de problemas na composição musical
Dissertação de Mestrado de Bernardo Grassi (UFPR PPGMúsica, 2008)
-
Deixar-se tocar pelo que não se encaixa em nossos paradigmas: Maurício Ayer entrevista Edson Zampronha
Artigo em periódico de Edson Zampronha, Maurício Ayer (OPUS, 2014)
-
Desenvolvimento de sistemas composicionais a partir da intertextualidade
Dissertação de Mestrado de Flávio Fernandes de Lima (UFPB PPGMUS, 2011)
-
Dicotomias entre os conceitos de espaço na música acusmática
Comunicação oral de Fábio Wanderley Janhan Sousa, João Pedro Paiva de Oliveira (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Discussing the teaching of composition at the university
Artigo em periódico de Yuri Behr, Clayton Rosa Mamedes, Isaac Felix Chueke (Revista Vórtex, 2020)
-
Dobra, redobra, desdobra: comentário e abertura composicional de obras musicais
Tese de Doutorado de Max Packer (USP PPGMUS, 2018)
-
Doppelgänger: da ideia à obra
Dissertação de Mestrado de Lauro César Pecktor de Oliveira (UFRGS PPGMUS, 2014)
-
Dos limites da colaboração musical
Artigo em periódico de William Teixeira (Revista Brasileira de Música, 2020)
-
Drono, Composição Musical e Espiritualidade
Dissertação de Mestrado de Riccieri Luís Paludo (UDESC PPGMUS, 2021)
-
Duas décadas de Studio PANaroma
Artigo em periódico de Flo Menezes (Revista Vórtex, 2014)
-
Eco em Horizonte: forma, estrutura e processo em um ciclo de composições
Dissertação de Mestrado de Fabrício Duarte Gambogi (UFRGS PPGMUS, 2012)
-
Ekphrasis: por um viés ecológico da criação musical contextualizado pela memória, pelo esquecimento e pela referencialidade
Tese de Doutorado de Marcílio Fagner Onofre (UFPB PPGMUS, 2020)
-
Elementos composicionais constitutivos de quatro peças de diferentes gêneros ao longo da obra de Dominguinhos
Artigo em periódico de Paulo Santos (Revista Música, 2019)
-
Em torno da romã: aplicações de operações com contornos na composição
Dissertação de Mestrado de Marcos da Silva Sampaio (UFBA PPGMUS, 2008)
-
Engenharia reversa de Quattro pezzi su una sola note
Comunicação oral de Grazielle Elis Magalhães, Alexandre Sperandéo Fenerich (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Entre a fonte e o som: técnicas estendidas no ensino de piano
Comunicação oral de Levy Oliveira, Ana Claudia de Assis (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Entrevista com Harry Crowl
Entrevista em periódico de Harry Crowl, Antonio R. Spoladore Hurtado (Revista Vórtex, 2021)
-
Escritura do espaço na música eletroacústica
Dissertação de Mestrado de George Olof de Freitas Alveskog (UNESP PPG-Música, 2016)
-
Espaço, materiais e forma no teatro musical pós-1960: composição e dramaturgia em obras de Mendes, Kagel e Aperghis
Artigo em periódico de Heitor Martins Oliveira (Musica Theorica, 2019)
-
Estética e contemporaneidade: por uma outra filosofia da música nova
Tese de Doutorado de Lucas Eduardo da Silva (USP PPGMUS, 2016)
-
Estratégias e procedimentos compositivos aplicados por meio da transferência idiomática da bateria
Comunicação oral de John Fidja Ferreira Gomes, Alexandre Reche e Silva (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
Estratégias orquestrais nas obras sinfônicas de Mario Ficarelli
Dissertação de Mestrado de Kedson Silva de Jesus (UFBA PPGMUS, 2018)
-
Eterna Ciklo: inter-relações entre concepções estéticas e processos composicionais na construção de um conjunto de composições
Dissertação de Mestrado de Felipe Kirst Adami (UFRGS PPGMUS, 2004)
-
Expectativa e surpresa: desdobramentos para o compor
Comunicação oral de Guilherme Bertissolo (SIMCAM, 2014)
-
Experimentação de um processo de reescritura em Silviando ou Um dedo de prosa, de Tadeu Taffarello
Comunicação oral de Tadeu Moraes Taffarello, Fernando Hiroki Kozu (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Expressões de vida e de morte: ciclo de canções
Dissertação de Mestrado de Cleise Benjamim Lemos Monteiro (UFPR PPGMúsica, 2010)
-
Fireman Dither – Variate Ilona [Partitura]
Edição crítica em periódico de Ivan Eiji Sumirra (Revista Vórtex, 2014)
-
Florêncio José Ferreira Coutinho - compositor dos tempos coloniais - partitura e documentação
Dissertação de Mestrado de Fernando Emboaba de Camargo (USP PPGMUS, 2013)
-
Forma na obra pianística de Johannes Brahms: Variações sobre um tema de Haendel
Dissertação de Mestrado de Luís Felipe Giampaulo Sarro (USP PPGMUS, 2014)
-
Formalização do espaço textural melódico em instrumentos monofônicos
Comunicação oral de Pauxy Gentil-Nunes (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Fragmentos Aniquilados, para clarones e eletrônica: uma produção colaborativa
Comunicação oral de Cláudio Bezz (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Fragmomento: a citação como material de composição
Dissertação de Mestrado de Diego Botelho Amaro da Silveira (UFRGS PPGMUS, 2010)
-
Hibridação cultural e uma possível poética baseada no contexto cultural de instrumentos étnica e geograficamente identificados
Artigo em periódico de Alexandre Espinheira (OPUS, 2022)
-
Iluminuras para violão
Dissertação de Mestrado de Marcelo de Morais Campello (UFPB PPGMUS, 2013)
-
Imaginário sonoro e motivação composicional: reflexões sobre compor
Comunicação oral de Daniel de Souza Mendes (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Impasses no uso de estruturas microtonais na composição eletroacústica
Artigo em periódico de Felipe de Almeida Ribeiro, Charles K. Neimog (OPUS, 2020)
-
Instrumentos musicais digitais - uma abordagem composicional
Dissertação de Mestrado de Eduardo Luís Brito Patrício (UFPR PPGMúsica, 2010)
-
Integração de técnicas analíticas como princípio de um modelo composicional
Tese de Doutorado de Antenor Ferreira Corrêa (USP PPGMUS, 2009)
-
Interfaces entre a investigação etnomusicológica e a composição musical: por uma (etno)musicologia criativa
Dissertação de Mestrado de Gustavo Guimarães Elias (UDESC PPGMUS, 2021)
-
Intersemiose e intertextualidade na criação musical
Painel/Simpósio de Daniel Quaranta, Ana Carolina Manfrinato (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Intertextualidade aplicada ao processo criativo a partir da Sagração da Primavera e Prélude à L'après-midi d'un faune
Comunicação oral de Daniel Moreira de Sousa (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Interview with Luigi Abbate
Entrevista em periódico de Luigi Abbate, Eduardo Campolina, Igor Leão Maia (Revista Vórtex, 2020)
-
Introverso e suas Outras Músicas
Artigo em periódico de Bruno Angelo (Música Hodie, 2013)
-
Isso (não) é música: possíveis lugares do compositor em um processo criativo multidisciplinar
Dissertação de Mestrado de Arthur Zucchi Boscato (UDESC PPGMUS, 2022)
-
Jogos musicais: o jogo como estratégia composicional
Comunicação oral de Alexandre de Souza Ferreira da Silva Pinto, Helder Alves de Oliveira, André Codeço dos Santos, Liduino José Pitombeira de Oliveira (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Klangfarbenmelodie: orquestração do timbre
Dissertação de Mestrado de Igor Leão Maia (Unicamp PPG Música, 2013)
-
La espacialidad en la experiencia musical acusmática: un enfoque cognitivo
Tese de Doutorado de Federico Schumacher Ratti (UFMG PPGMUS, 2019)
-
Lacuna entre técnica e superfície harmônicas na composição de três canções em São Francisco
Comunicação oral de Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Lana Tai - no dia em que nasceu uma aquarela: diário de bordo de uma composição a partir de descritores de áudio
Artigo em periódico de Ivan Eiji Simurra, Jônatas Manzolli (Per Musi, 2015)
-
Latência, ressonância, abertura: um estudo sobre o pensamento composicional de Luciano Berio
Dissertação de Mestrado de Max Packer (Unicamp PPG Música, 2013)
-
Map, Trigger, Score, Procedure: machine-listening paradigms in live-electronics
Artigo em periódico de Vinícius Cesar de Oliveira, José Henrique Padovani (Revista Vórtex, 2022)
-
Memória autobiográfica, conhecimento prévio e atividades de criação: uma pesquisa em estágio inicial
Comunicação oral de Mônica Cajazeira Santana Vasconcelos (SIMPOM, 2014)
-
Memórias e identidade na composição musical
Dissertação de Mestrado de Gabriel Guimarães Penido (UFRGS PPGMUS, 2013)
-
Memórias Líquidas para Waterphone solo e Live Loops: criação, performance e transtextualidade
Artigo em periódico de Luís Bittencourt (Música Hodie, 2016)
-
Metáfora e composição musical: aspectos semióticos do processo criativo
Dissertação de Mestrado de Ricardo Ribeiro Lira da Silva (Unicamp PPG Música, 2013)
-
Metáforas e significados na composição musical: quando o compositor revisita e ressignifica seus passos
Tese de Doutorado de Carlos Walter Alves Soares (UFRGS PPGMUS, 2016)
-
Metapadrões como ferramenta para a composição musical: uma abordagem pessoal a partir do pensamento sistêmico e dos estudos da complexidade
Tese de Doutorado de Daniel Puig (UNIRIO PPGM, 2014)
-
Meteoritos no pomar: sobre o potencial construtivo da integração funcional
Artigo em periódico de Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira (Orfeu, 2020)
-
Minha música sendo outra: a narratividade como coisa composicional
Tese de Doutorado de Bruno Angelo (UFRGS PPGMUS, 2014)
-
Música e a produção de afetos
Artigo em periódico de Gustavo Rodrigues Penha (Revista Vórtex, 2019)
-
Música e teatralidade: a perspectiva composicional
Artigo em periódico de Heitor Martins Oliveira (Debates, 2015)
-
Música eletroacústica audiovisual para VR
Artigo em periódico de Fabio Wanderley Janhan Sousa (Per Musi, 2021)
-
Música Eletroacústica Experimental Três sistemas para composição e performance gestual
Artigo em periódico de Eloy Fernando Fritsch, Daniel Lumertz, Diego Deitos (Música Hodie, 2019)
-
Níveis de espacialização acústica em recentes estreias internacionais de óperas brasileiras
Artigo em periódico de Zoltan Paulinyi (OPUS, 2013)
-
Novena, Crença e Gira Girou de Milton Nascimento e Márcio Borges: análise de suas três primeiras composições criadas em uma noite de 1964
Dissertação de Mestrado de Wilson Lopes Cançado (UFMG PPGMUS, 2010)
-
Números como ferramentas para a composição musical
Dissertação de Mestrado de Guilherme Campelo Tavares (UFPR PPGMúsica, 2008)
-
O ciclo do tempo: processos de composição
Dissertação de Mestrado de Josemir Dias Valverde Júnior (UFRGS PPGMUS, 2010)
-
O Compositor e a Teoria
Artigo em periódico de Achille Picchi (Musica Theorica, 2018)
-
O compositor em cada um: investigando uma oficina de música no Território de Educação, Cultura e Economia Solidária-TECESOL em Natal/RN
Dissertação de Mestrado de Júlio César de Lima (UFRN PPGMUS, 2018)
-
O compositor frente à sua peça
Dissertação de Mestrado de Germán Enrique Gras (UFRGS PPGMUS, 2010)
-
O compositor na sala de aula: sonoridades contemporâneas para educação musical
Tese de Doutorado de Alvaro Henrique Borges (UNESP PPG-Música, 2014)
-
O conceito de emergência aplicado à composição musical
Dissertação de Mestrado de Willian Marcel Cordeiro Lentz (UFPR PPGMúsica, 2017)
-
O conceito de energia sonora na composição musical
Tese de Doutorado de Caio Facó (UFRGS PPGMUS, 2022)
-
O Desvio no Fluxo Composicional
Artigo em periódico de Bruno Yukio Meireles Ishisaki, Denise H. L. Garcia (Musica Theorica, 2019)
-
O discurso musical eletroacústico: aplicação e ampliação do conceito de Simon Emmerson
Comunicação oral de Cláudio Bezz (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
O Efeito de Atividades de Execução, Composição e Apreciação Musical sobre a Percepção de Timbres
Artigo em periódico de Caroline Caregnato (Música Hodie, 2014)
-
O emprego do Imalt como solução interpretativo-composicional em 3 obras autorais para violão
Dissertação de Mestrado de Alexandre Magno Abreu de Góes (UFRN PPGMUS, 2015)
-
O ensino coletivo de instrumentos musicais: reflexões acerca do modelo na perspectiva da experiência com a criação musical
Pôster de Danilo Ribeiro Paziani (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
O espelho de Narciso: trazendo à tona aspectos do processo de colaboração compositor-intérprete durante a composição de Espelhos das (In)Tolerâncias, para 7 violoncelos
Comunicação oral de Marcílio Onofre, Rodolpho Borges (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
O gesto musical através do ma: uma abordagem alternativa da forma na composição musical
Dissertação de Mestrado de Marcell Silva Steuernagel (UFPR PPGMúsica, 2008)
-
O imaginário cinestésico como estímulo composicional no percurso criativo de duas peças para violão solo
Comunicação oral de Daniel de Souza Mendes (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
O inventio retórico na criação musical contemporânea
Comunicação oral de William Teixeira da Silva (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
O Livro de Escutas de Salvatore Sciarrino
Resenha em periódico de André Ribeiro (Revista Vórtex, 2014)
-
O lugar-comum do som e sua transfiguração: gesto, material e escritura na composição musical
Tese de Doutorado de Tiago Cavalheiro Mantovani Gati (UNESP PPG-Música, 2021)
-
O meio da voz e outras vozes: fala e canto na composição de um fonemoteto
Artigo em periódico de Pedro Amorim Filho (Debates, 2019)
-
O possível e o virtual na criação musical
Comunicação oral de Bruno Yukio Meireles Ishisaki (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
O processo interativo: reflexões sobre o gesto instrumental, participação e criação
Artigo em periódico de Clayton Rosa Mamedes (Revista Vórtex, 2016)
-
O Serialismo lírico de Luigi Dallapiccola: uma análise dos processos composicionais aplicados à ópera II Prigioniero (1944-1948)
Tese de Doutorado de Roberto Votta (USP PPGMUS, 2017)
-
O Sistema-Gr de composição musical baseada nos princípios de variação progressiva e Grundgestalt
Artigo em periódico de Carlos de Lemos Almada (Música e Linguagem, 2013)
-
O som como drama: a noção de affetto na escritura musical contemporânea
Tese de Doutorado de Leonardo Martinelli (UNESP PPG-Música, 2017)
-
O Uso das Técnicas Estendidas e o Conceito de Instrumento Musical em Helmut Lachenmann
Artigo em periódico de Sergio Kafejian, Silvio Ferraz (Musica Theorica, 2017)
-
Observações sobre o papel das ferramentas digitais na música experimental contemporânea brasileira
Dissertação de Mestrado de José Guilherme Allen Lima (USP PPGMUS, 2013)
-
On Music and Political Concerns: An Interview with Hilda Paredes
Entrevista em periódico de Luis Velasco-Pufleau, Hilda Paredes (Revista Vórtex, 2020)
-
Os ipês: uma história romântica de Curitiba
Dissertação de Mestrado de Sergio Luiz Deslandes de Souza (UFBA PPGMUS, 2008)
-
Pensar a plasticidade na composição musical: esculpindo tempo, modelando escutas
Artigo em periódico de Gustavo Rodrigues Penha (Orfeu, 2020)
-
Per(cor)so (2013) para septeto de cordas e regente obbligato de Tadeu Taffarello: Ein Musikaliches Würfelspiel em tempo real
Comunicação oral de Tadeu Moraes Taffarello, Luciana Gastaldi Sardinha Souza (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Pesquisa-ação e a intertextualidade no processo composicional da obra Um Tom Triste
Comunicação oral de Ednar Leite de Pinho Pessoa, Daniel Escudeiro (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Poesia e composição na canção: estudo analítico dos Três Cantos de Hilda Hilst (2002) de Almeida Prado e de canções do álbum Poesia Paulista (1998) de Achille Picchi, Eduardo Guimarães Álvares e José Augusto Mannis; composição comentada da canção A Casa do Tempo Perdido (2008) de Diogo Lefèvre
Dissertação de Mestrado de Diogo Lefèvre (UNESP PPG-Música, 2008)
-
Poética do contágio: estudos analíticos como mote para uma conversa entre compositores
Artigo em periódico de Alexandre Ficagna (Orfeu, 2020)
-
Procedimentos intertextuais no Concerto para violão e orquestra: Aporia, III movimento (reinvenção)
Comunicação oral de Daniel Escudeiro (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Processos composicionais da obra coral-sinfônica Fantasia sobre uma cantiga de ninar e da abertura sinfônica As Enfibraturas do Ipiranga
Dissertação de Mestrado de Cláudio Moller de Freitas (USP PPGMUS, 2008)
-
Processos composicionais e a emancipação da escuta: ações inter-complementares na criação musical
Dissertação de Mestrado de Carlos Bartnicki Tort (UFRGS PPGMUS, 2015)
-
Propostas para superação da combinatória na organização do discurso musical
Dissertação de Mestrado de Leandro Pedrotti Coradini (UNESP PPG-Música, 2006)
-
Rascunho: a presença do papel, da escuta e do tempo
Artigo em periódico de Silvio Ferraz (Orfeu, 2020)
-
Rastros de um processo colaborativo entre compositor e performer/intérprete na criação da ópera experimental Helena e seu ventríloquo
Artigo em periódico de Doriana Mendes, Daniel Quaranta (Revista Brasileira de Música, 2020)
-
Reabertura de processos composicionais: três estudos de caso
Dissertação de Mestrado de Henrique Franke Mangoni (UFRGS PPGMUS, 2020)
-
Referencialidade, coesão estrutural e organização temporal em In Nomine a 3 de Brian Ferneyhough
Artigo em periódico de Pedro Henrique de Faria (Ictus, 2020)
-
Reflexões sobre a utilização de instrumentos “eletrônicos” no ciclo de obras The Professor Bad Trip, de Fausto Romitelli
Comunicação oral de Ricardo Augusto Moreira Alves (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Répeter: Uma análise composicional
Artigo em periódico de Paulo Rios Filho (Orfeu, 2020)
-
Ressonâncias intertextuais: imaginário, motivação e discurso musical no compor
Comunicação oral de Daniel de Souza Mendes (TeMA, 2014)
-
Schoenberg e a incerteza. Um paralelo entre o conceito de forma musical Schoenbergiano e a Teoria da Comunicação
Tese de Doutorado de André de Cillo Rodrigues (USP PPGMUS, 2017)
-
Semiótica, zoomusicologia, e suas implicações na criação musical
Comunicação oral de Yuri Behr Kimizuka (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Septeto para cordas, piano e acordeom: planejamento e processo composicional
Dissertação de Mestrado de Jeferson Colling da Silva (UFRGS PPGMUS, 2017)
-
Sistema composicional complexo visando à hierarquização de unidades sonora, sintagmas e envelopes
Dissertação de Mestrado de Marcílio Fagner Onofre (UFPB PPGMUS, 2009)
-
Site-specific na composição musical: o sopro grave em ambientes altamente reverberantes
Dissertação de Mestrado de Luiz Henrique Reis Machado (UNIRIO PPGM, 2020)
-
Teaching and Learning Electronic Music Composition
Artigo em periódico de Joachim Heintz (Revista Vórtex, 2020)
-
Teaching Music Composition: A Poetic Interdisciplinary Path Through Art and Life
Artigo em periódico de Roseane Yampolschi (Revista Vórtex, 2020)
-
Tecnomorfismo em música: uma visão teórica e prática
Tese de Doutorado de Bryan Holmes (UNIRIO PPGM, 2019)
-
Teledescante nº1: polyphony in time of plague
Artigo em periódico de Maurício Funcia De Bonis, Fábio Scucuglia (Revista Vórtex, 2021)
-
Teoria da composição musical virtuosa: uma teoria fundamentada nos dados
Dissertação de Mestrado de Edgard Felipe Alves dos Santos (UnB PPGMUS, 2018)
-
The analogies toy: poetic algorithm as a composition strategy
Artigo em periódico de Armando Lôbo (Revista Vórtex, 2020)
-
The night, the music: a cognitive hypothesis
Artigo em periódico de Maurício Dottori (Revista Vórtex, 2020)
-
The Practice of Teaching Composition
Artigo em periódico de Dániel Péter Biró (Revista Vórtex, 2020)
-
The Toy Piano Is Not a Toy
Artigo em periódico de Antonietta Loffredo (Revista Vórtex, 2020)
-
Tonalidade e seus desvios: reconhecimento e elaboração composicional de relações funcionais em meio a procedimentos harmônicos não funcionais
Tese de Doutorado de Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira (USP PPGMUS, 2018)
-
Transcendência e essência na composição musical de fragmentos sublimes, tempos e transcedência: memorial de composição
Dissertação de Mestrado de Thiago Busch (UFPR PPGMúsica, 2017)
-
Transferindo o idioma da bateria para o processo de composição de três obras autorais
Dissertação de Mestrado de John Fidja Ferreira Gomes (UFRN PPGMUS, 2019)
-
Três usos da citação musical no século XX: uma análise das peças Dream-Images de Crumb, Phorion de Foss e Prelúdio para piano nº1 de Willy Corrêa
Dissertação de Mestrado de André de Cillo Rodrigues (USP PPGMUS, 2012)
-
Um compor-emaranhado: composição, teoria e análise ao longo de linhas
Tese de Doutorado de Paulo Rios Filho (UFBA PPGMUS, 2015)
-
Um estudo do conceito de algoritmo aplicado à composição de partituras de instrução direta
Dissertação de Mestrado de Vitor Mendes de Oliveira (UFPB PPGMUS, 2021)
-
Um panorama da música sacra do século XX: fundamentos de uma poética composicional católica
Tese de Doutorado de Marco Antônio Ramos Feitosa (UNIRIO PPGM, 2018)
-
Uma aplicação do Sistema-Gr de composição musical
Comunicação oral de Azael Ferreira de Carvalho Neto, Carlos de Lemos Almada (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Uma Festa Agitada: relato de atividade de composição em Oficina de Música para crianças
Comunicação oral de Juliana Sens, Viviane Beineke (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Unidades Semióticas Espaciais (USEs) e a manipulação artística sistemática do espaço extrínseco musical
Artigo em periódico de Fabio Wanderley Janhan Sousa (OPUS, 2020)
-
Utilização dos conceitos de integração e segregação de fluxos da teoria de Análise de Cena Auditiva como ferramentas auxiliares no processo composicional
Artigo em periódico de Eduardo Fabricio Frigatti, Silvio Ferraz, Regis Rossi Alves Faria (Musica Theorica, 2017)
-
Viola caipira: criação e reflexão estética baseadas na livre improvisação, no timbre e no gesto musical
Artigo em periódico de Fábio Rodrigo Serpe; Roseane Yampolschi (Revista da Tulha, 2016)
-
Volare: poemas de Sônia Cintra
Partitura em periódico de Tadeu Moraes Taffarello (Per Musi, 2021)
-
Willy Corrêa de Oliveira como professor: estudo sobre seu projeto pedagógico de ensino da composição musical – da virada do século XXI até os dias atuais
Dissertação de Mestrado de Raphael de Lima Puccini (UNESP PPG-Música, 2019)
-
Willy Corrêa de Oliveira: por um ouvir materialista histórico
Dissertação de Mestrado de Alexandre Ulbanere (UNESP PPG-Música, 2005)