Entre polcas, quadrilhas e sambas: processos de mudança musical no choro a partir de análises comparativas entre gravações fonográficas no século XX – Amplificar

Entre polcas, quadrilhas e sambas: processos de mudança musical no choro a partir de análises comparativas entre gravações fonográficas no século XX

Resumo

A partir da noção do conceito de “mudança musical” tal como proposto pelo etnomusicólogo Bruno Nettl, e amparado pela noção de “gênero musical” como categoria discursiva – que abriga, além de aspectos sonoros, elementos ideológicos, políticos, sociais e históricos (MIDDLETON, 1990; OCHOA, 2003; VILA, 1995) – o artigo estabelece cortes comparativos entre gravações fonográficas de choro ao longo do século XX. Através da análise de dois estudos de caso – as transformações nos gêneros “quadrilha” e “polca” em diferentes períodos – procuro entender de que forma processos de ressignificação e mudança em música são criados e de que maneira diferentes atores sociais justificam tais mudanças.

Between polkas, “quadrilhas” and “choros”: processes of musical change in choro music during the XXth century

Based on the concept of musical change as proposed by Bruno Nettl and the concept of musical genre as discursive categories (MIDDLETON, 1990; OCHOA, 2003, VILA, 1995), this article provides comparative analyses of choro recordings in the XXth century. Focusing in two case studies – musical changes in polka and “quadrilhas” in different periods – and combining musical analysis with social actors different speeches, my objective is to understand how this changes are perceived and justified by choro music players in different contexts.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.