Palavra-chave: Choro
137 resultados.
-
“Cadê o Café?”: novas trilhas do choro nas rodas do interior paulista
Artigo em periódico de Renan Bertho (Música e Cultura, 2021)
-
“Clássicos em choro”: qual os seus significados para os flautistas de Brasília?
Dissertação de Mestrado de Tales Pimentel Portugal (UnB PPGMUS, 2022)
-
“Di menor” e “Cepa Andaluza”: tradição e construção de conhecimento musical em Guinga e Paco
Dissertação de Mestrado de Luciano Augusto Câmara da Silva (UNIRIO PPGM, 2015)
-
"Modernizei meu choro sem descuidar do roteiro tradicional": tradição e inovação em K-ximbinho (Sebastião Barros)
Dissertação de Mestrado de Pablo Garcia da Costa (UnB PPGMUS, 2009)
-
A aprendizagem da improvisação musical no choro: um estudo de caso nas universidades de música de Curitiba
Dissertação de Mestrado de Miriã Machado Cassol (UFPR PPGMúsica, 2020)
-
A atuação de Almirante e Pixinguinha na condução do programa radiofônico O Pessoal da Velha Guarda (1947-1952): escolha de repertório e arranjos para orquestra popular
Artigo em periódico de Ana Lúcia Fontenele (Revista da Tulha, 2017)
-
A cena atual do choro em Aracaju: discursos e identidades
Dissertação de Mestrado de Alexandre Santos de Azevedo (UFBA PPGMUS, 2017)
-
A construção da performance do Concertino Dayanderson no Choro para trompa e banda
Dissertação de Mestrado de Dayanderson Tayronne Neres Dantas (UFRN PPGMUS, 2022)
-
A construção estilística do cavaquinho e os processos de transmissão musical no choro: a relação Álvares-Galdino-Canhoto
Artigo em periódico de Jamerson Farias Ribeiro (Música Popular em Revista, 2019)
-
A expressividade musical do Choro a partir da teoria do Note Grouping: Análise de gravação do gênero e aproximações com as noções de ‘gesto musical brasileiro’ e de contrametricidade
Comunicação oral de Paulo Vinícius Amado (Congresso da ABRAPEM, 2018)
-
A expressividade no choro: um estudo a partir de perspectivas da Etnomusicologia e da Fenomenologia
Dissertação de Mestrado de Paulo Vinícius Amado (UFMG PPGMUS, 2014)
-
A expressividade no choro: um estudo de Ingênuo de Pixinguinha sob a ótica da teoria do Note Grouping de James M. Thurmond
Comunicação oral de Paulo Vinícius Amado (Congresso da ABRAPEM, 2016)
-
A flauta e a câmera: usos e funções da imagem em uma etnografia da música
Artigo em periódico de Renan Moretti Bertho (Música Popular em Revista, 2021)
-
A Função da Improvisação dentro da Estrutura Formal da peça “Choro Dançado” de Maria Schneider
Comunicação oral de Paulo José de Siqueira Tiné (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
A invenção do regional e a roda como ritual: uma abordagem crítica da tradição do choro
Artigo em periódico de Rodrigo Heringer Costa (OPUS, 2020)
-
A modernização do Baião: aspectos composicionais e interpretativos da obra de Dominguinhos
Dissertação de Mestrado de Rodrigo Zolet Pereira (UnB PPGMUS, 2021)
-
A música brasileira pelas mãos de Paulo Bellinati
Comunicação oral de Vinicius Maurício Queiróz Hipólito da Silva (Simpósio Acadêmico de Violão, 2013)
-
A retórica musical e o choro
Artigo em periódico de Mário Sève Wanderley Lopes (Música Popular em Revista, 2019)
-
A trajetória histórica da improvisação no choro: um enfoque de configurações estilísticas e processos de hibridação cultural
Dissertação de Mestrado de Everton Luiz Loredo de Matos (UFG PPG-Música, 2012)
-
A trindade da música popular (afro)brasileira – João da baiana, donga e pixinguinha: redimensionamentos das contribuições das matrizes africanas na formação do choro e do samba
Dissertação de Mestrado de João Carlos de Souza Peçanha (UnB PPGMUS, 2013)
-
Afastamentos composicionais no Choro Torturado de Camargo Guarnieri
Dissertação de Mestrado de Elaine Milazzo (UFRGS PPGMUS, 2004)
-
Análise e interpretação de recursos polifônicos na obra de Jacob do Bandolim
Recital-conferência de Fernando Novaes Duarte (Congresso da ABRAPEM, 2014)
-
Análise estilística de três composições do álbum Afinidades (2008), de Daniela Spielmann
Dissertação de Mestrado de Monamares Lúcio Copetti (UFU PPGMU, 2022)
-
Apontamentos de leitura crítica de trabalhos historiográficos sobre o Choro brasileiro
Comunicação oral de Paulo Vinícius Amado (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Aprendizado e desenvolvimento da improvisação da clarineta no choro: estudo realizado com quatro clarinetistas brasileiros da atualidade
Tese de Doutorado de Eduardo Gonçalves Dos Santos (UFBA PPGMUS, 2018)
-
As habilidades musicais do violão de 6 cordas no acompanhamento: análise da performance no Choro Seu Lourenço no Vinho
Comunicação oral de Lucas de Campos Ramos (SIMPOM, 2016)
-
As noções de “Corporeidade” e “Expressão” no Choro: reflexões a partir de experiência etnográfica em rodas de Belo Horizonte
Comunicação oral de Paulo Vinícius Amado (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
As três fases da roda de choro, dos pioneiros à Era do Rádio
Artigo em periódico de Henrique Cazes (Revista Brasileira de Música, 2016)
-
As três fases do maxixe música
Artigo em periódico de Henrique Leal Cazes (Música Popular em Revista, 2019)
-
Aspectos exploratórios para um paralelismo comparativo entre o Bambuco colombiano e o Choro brasileiro
Comunicação oral de José Robinson Enciso Valencia (SIMPOM, 2014)
-
Aspectos interpretativos no choro Nosso Choro de Garoto: uma análise de gravações
Dissertação de Mestrado de José Luis Gallo Arias (UFRGS PPGMUS, 2014)
-
Bandolim improvisado: a construção do estilo de improvisação de Jacob do Bandolim, Luperce Miranda, Joel Nascimento e Armandinho Macedo
Dissertação de Mestrado de Victor Moreira Angeleas (UnB PPGMUS, 2019)
-
Batat’assat’ô fornu: presença italiana na formação da sonoridade paulistana
Comunicação oral de Flavia Prando (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Características do choro e do jazz em três obras de Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto
Dissertação de Mestrado de José Simião Severo (UFRN PPGMUS, 2017)
-
Carinhoso, de Pixinguinha, para viola de 10 cordas solo: arranjo e análise
Artigo em periódico de Marcus Ferrer (Revista da Tulha, 2016)
-
Chorando Baixinho de Abel Ferreira: aspectos interpretativos do clarinetista compositor e do clarinetista Paulo Sérgio Santos
Dissertação de Mestrado de Wagno Macedo Gomes (UFMG PPGMUS, 2007)
-
Choro como categoria e suas metáforas
Comunicação oral de Willian Fernandes de Souza (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Choro e fraseado — notação, regras e interpretação
Comunicação oral de Mário Sève (SIMPOM, 2016)
-
Choro e violão na composição musical de Guinga
Tese de Doutorado de Antonio Carlos Siqueira (UNIRIO PPGM, 2012)
-
Choro pagão de Pixinguinha e Choros 2 de Villa-Lobos: análise para intérpretes
Dissertação de Mestrado de Leandro Gaertner (UFPR PPGMúsica, 2008)
-
Choro para fagote e orquestra de câmara: aspectos da obra de Camargo Guarnieri
Tese de Doutorado de Fabio Cury (USP PPGMUS, 2011)
-
Choro: gênero ou estilo?
Comunicação oral de Mário Sève (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Considerações gerais sobre a obra de K-ximbinho: análise, classificação e legitimação
Comunicação oral de Pablo Garcia da Costa (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Considerações sobre o uso da notação musical tradicional para a transmissão e o estudo do Choro brasileiro
Comunicação oral de Paulo Vinícius Amado (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Contribuições do choro para o ensino das práticas em conjunto
Comunicação oral de Marco Cesar de Oliveira Brito, Ezequias Oliveira Lira (Congresso da ABRAPEM, 2019)
-
Cuidado, violão!: as transformações no acompanhamento dos violões nos conjuntos de choro
Dissertação de Mestrado de Felipe Ferreira de Paula Pessoa (UnB PPGMUS, 2012)
-
Cultura de massas e crise: o choro e a transcendência do discurso crítico sobre a música popular na década de 1920
Comunicação oral de Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Distinções de gênero e estilo nas práticas de choro
Comunicação oral de Willian Fernandes de Souza (SIMPOM, 2016)
-
Do piano solo ao solo de piano: a improvisação pianística no gênero do choro
Comunicação oral de Iara Gomes, Beatriz Magalhães Castro (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Dodecafonando: contrastes entre o Choro tradicional e o Choro hodierno
Artigo em periódico de Samuel André Pompeo (Revista da Tulha, 2021)
-
Dois estudos de caso do trompete no choro: Flamengo de Bonfiglio de Oliveira e Peguei a Reta de Porfírio Costa
Dissertação de Mestrado de Pedro Francisco Mota Júnior (UFMG PPGMUS, 2011)
-
E tem choro no Maranhão? Subsídios históricos e musicológicos para um processo de formação do choro no Maranhão entre o final do séc. XIX e meados do séc. XX
Dissertação de Mestrado de Raimundo João Matos Costa Neto (UFMG PPGMUS, 2015)
-
Elementos idiomáticos do cavaquinho acompanhador aplicados ao piano no choro
Comunicação oral de Luísa Camargo Mitre de Oliveira, Clifford Hill Korman (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Elementos para o estudo do estilo pianístico de Cesar Camargo Mariano nos gêneros samba e choro
Comunicação oral de Rafael Tomazoni Gomes, Antônio Rafael Carvalho dos Santos (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Ensinar e aprender música: o Bandão no caso Escola Portátil de Música
Tese de Doutorado de Elza Lancman Greif (UNIRIO PPGM, 2007)
-
Entre a prática e a roda de choro: uma abordagem sobre os processos de ensino do choro no Conservatório de MPB de Curitiba
Dissertação de Mestrado de Marcos Vinicius Lacerda Schettini (UFPR PPGMúsica, 2019)
-
Entre o erudito e o popular: aproximações e distanciamentos na formação da música urbana brasileira
Artigo em periódico de Luciana Fernandes Rosa, Silvia Maria Pires Cabrera Berg (Revista da Tulha, 2018)
-
Entre polcas, quadrilhas e sambas: processos de mudança musical no choro a partir de análises comparativas entre gravações fonográficas no século XX
Artigo em periódico de Pedro Aragão (Claves, 2014)
-
Entrevista com Sônia Rubinsky
Entrevista em periódico de André Repizo Marques (Revista Música, 2020)
-
Ernesto Nazareth: a projeção dos grupos de choro ao piano
Artigo em periódico de André Repizo Marques (Revista Música, 2018)
-
Esboço etnográfico de uma roda de Choro: da redação inicial, reflexões e epistemologia do trabalho de campo
Comunicação oral de Paulo Vinícius Amado (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Etnografia da roda de choro do Instituto Casa da Cidade
Artigo em periódico de Luciana Fernandes Rosa (Orfeu, 2019)
-
Fonogramas, musicologia e performance no universo do Choro
Artigo em periódico de Felipe Pessoa, Ricardo Dourado Freire (Música Popular em Revista, 2013)
-
Formatos e mídias na construção da discografia de Waldir Azevedo
Comunicação oral de Leonardo Bodstein Benon (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Gravações performadas: material fonográfico e aprimoramento técnico em uma roda de choro
Artigo em periódico de Renan Moretti Bertho (Revista da Tulha, 2018)
-
Heterogeneidade na relação indivíduo-grupo-cultura no ensino e aprendizagem do choro no Bandão da Escola Portátil de Música
Artigo em periódico de Elza Lancman Greif (Música e Linguagem, 2013)
-
Horizontalidade e verticalidade: dois modelos de improvisação no choro brasileiro
Dissertação de Mestrado de Paula Veneziano Valente (USP PPGMUS, 2009)
-
Improvisação no choro segundo chorões
Dissertação de Mestrado de David Rangel Diel de Carvalho Martins (UFMG PPGMUS, 2012)
-
Interpretações da música de Ernesto Nazareth: pianistas, pianeiros e os chorões
Dissertação de Mestrado de André Repizo Marques (UNESP PPG-Música, 2017)
-
Interrogando, de João Pernambuco, e sua relação com as práticas do jongo
Comunicação oral de Marcus Facchin Bonilla, Acácio Tadeu de Camargo Piedade (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Joaquim Callado, trajetória historiográfica do pai do choro carioca
Artigo em periódico de Marcelo Verzoni (Revista Brasileira de Música, 2016)
-
Léxico harmônico em choros de Pixinguinha
Comunicação oral de Pedro Emmanuel Zisels Machado Ramos (SIMPOM, 2016)
-
Mais quebrado que macarrão na cesta básica, de Zé Barbeiro: reescrita da obra através do uso de métrica mista
Comunicação oral de Cibele Palopoli (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Mediações harmônicas no Choro: as propostas das re-leituras dos grandes clássicos trazidas por grupos instrumentais dos anos 90 no Rio de Janeiro
Comunicação oral de Sheila Zagury (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
Memória e significação no contexto musical do Choro em Belo Horizonte: o caso de Mozart Secundino de Oliveira
Tese de Doutorado de Humberto Junqueira (UFMG PPGMUS, 2020)
-
Modelo de improvisação de Zé Bodega no choro baseado nos conceitos de horizontalidade e verticalidade de George Russell
Dissertação de Mestrado de Denize Rodrigues Cerqueira (UNIRIO PPGM, 2015)
-
Muito além do frevo, meu bem: Diálogos estilísticos entre o choro e o frevo na obra de Capiba
Dissertação de Mestrado de Lucas Pereira Guerra (UNIRIO PPGM, 2018)
-
Música popular urbana no Estado do Acre: décadas de 30 e 40 do século XX
Comunicação oral de Ciro Quintanna, Ana Lúcia Fontenele (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Música popular, colonialidade e caminhos decoloniais na educação musical
Dissertação de Mestrado de Daniel Silva dos Santos (UFPR PPGMúsica, 2022)
-
Narratividade e poder: sobre a construção da “história oficial” do choro
Artigo em periódico de Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende (Música Popular em Revista, 2015)
-
O bambuco e o choro: uma análise comparativa a partir da perspectiva das práticas interpretativas
Dissertação de Mestrado de José Robinson Enciso Valencia (UNIRIO PPGM, 2015)
-
O cavaco rítmico-harmônico na música de Waldiro Frederico Tramontano (Canhoto) – a construção de um estilo “centro” no choro: abordagens metodológicas
Comunicação oral de Jamerson Farias Ribeiro (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
O Choro “Catita” de K-Ximbinho na Interpretação do saxofonista Zé Bodega
Dissertação de Mestrado de Bernardo Vescovi Fabris (UFMG PPGMUS, 2005)
-
O choro concertante para saxofone tenor e orquestra de Cláudio Santoro: uma proposta interpretativa
Dissertação de Mestrado de Vinícius Macedo Santos (UNIRIO PPGM, 2015)
-
O choro de uma cítara: biografia micro-histórica do músico (Heitor) Avena de Castro
Dissertação de Mestrado de Gabriel de Campos Carneiro (UnB PPGMUS, 2015)
-
O choro e suas interações com a banda do corpo de bombeiros do Rio de Janeiro: uma via de mão dupla nas décadas de 1870 a 1940
Dissertação de Mestrado de Sebastião Nolasco Junior (UFG PPG-Música, 2017)
-
O choro em São Luís: retratos do choro na capital maranhense do final do séc. XIX
Comunicação oral de Raimundo João Matos Costa Neto (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
O choro na educação básica: a construção do conhecimento musical por meio da apreciação do repertório do choro
Dissertação de Mestrado de Camile Tatiane de Oliveira Pinto (UFPR PPGMúsica, 2020)
-
O choro nas bandas de Diamantina: estudo das práticas musicais e registro de obras produzidas entre 1870 e 1920
Comunicação oral de Alaécio Geraldo Martins de Souza (SIMPOM, 2016)
-
O choro no estilo sambado: padrões rítmicos e fraseado musical
Artigo em periódico de Mário Sève (Debates, 2016)
-
O Choro no interior de São Paulo: a evolução e importância do Choro Avareense (1951-1990)
Artigo em periódico de Caio Vinícius Zévola Orru (Revista Música, 2021)
-
O choro, a apreciação musical ativa e o desenvolvimento cognitivo e musical nos anos iniciais do ensino fundamental
Artigo em periódico de Camile Tatiane de Oliveira Pinto, Ana Paula Peters (Revista da ABEM, 2020)
-
O contraponto no duo de Pixinguinha e Benedito Lacerda
Comunicação oral de André Repizo Marques (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
O estudo do choro como ferramenta e estímulo à aprendizagem musical
Artigo em periódico de Johnson Joanesburg Anchieta Machado, Roberto Stepheson Anchiêta Machado (Per Musi, 2022)
-
O fraseado do Choro: algumas considerações rítmicas e melódicas
Comunicação oral de Mário Sève (SIMPOM, 2014)
-
O lundu canção e o choro: implicações com a sociedade goiana que cultivou saraus e serestas
Artigo em periódico de Magda Miranda Clímaco, Ludmylla Cristina Guilardi (Música Hodie, 2018)
-
O mundo do violão em São Paulo: presença dos italianos na formação da linguagem instrumental da cidade (1920-1930)
Comunicação oral de Flavia Rejane Prando (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
O músico e o professor: Entrevista com Mauricio Carrilho, professor na Escola Portátil de Música
Entrevista em periódico de Luciana Fernandes Rosa (MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, 2022)
-
O piano no grupo de choro: outras possibilidades
Artigo em periódico de Luísa Camargo Mitre de Oliveira (Música Popular em Revista, 2019)
-
O toque de Midas do Choro: estabilidade e fricção sob a luz das tópicas
Dissertação de Mestrado de Rafael Ferraz Marcondes de Moura (UnB PPGMUS, 2012)
-
O trompete no choro: estratégias para resolução de problemas técnico-musicais relacionados à performance do gênero no trompete
Comunicação oral de João Luiz Januário Lenhari, Paulo Adriano Ronqui, Liliana Harb Bollos (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
O universo sonoro de Plauto Cruz: obra e trajetória artística em diálogo com a cidade de Porto Alegre
Artigo em periódico de Paulo Fernando Parada, Reginaldo Gil Braga (Revista Vórtex, 2016)
-
O Violão 7 Cordas de Valdir Silva na música Exemplo
Comunicação oral de Guilherme Augusto Lamas de Oliveira, Rafael Thomaz (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
O violão de 8 cordas como instrumento acompanhador do canto popular brasileiro
Dissertação de Mestrado de Clidney de Amorim Couteiro (UFG PPG-Música, 2012)
-
O Violão Sete Cordas no Choro Tradicional e no Choro Não Tradicional
Artigo em periódico de Luís Fabiano Farias Borges, Maria Alice Volpe (Revista Vórtex, 2020)
-
O violino na música popular urbana carioca - 1850 a 1950
Dissertação de Mestrado de Ana Cristina Werneck (UFRJ PPGM, 2013)
-
O violoncelo entre o choro e a improvisação: novos desafios interpretativos na prática do instrumentista de formação tradicional
Dissertação de Mestrado de José Ocelo Mendonça Ferreira (UNIRIO PPGM, 2006)
-
Os caminhos do Choro contemporâneo: performance do Trio Corrente para o choro Murmurando
Comunicação oral de Paula Veneziano Valente (Congresso da ANPPOM, 2014)
-
Os grupos de choro dos anos 1990 no Rio de Janeiro: suas re-leituras dos grandes clássicos e inter-relações entre gêneros musicais
Comunicação oral de Sheila Zagury (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Os Grupos de Choro dos anos 90 no Rio de Janeiro; suas Re-leituras dos Grandes Clássicos e inter-relações entre Gêneros Musicais
Comunicação oral de Sheila Zagury (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Os Impactos do conceito da dita "música séria" no choro brasileiro: três estudos de caso
Artigo em periódico de Felipe Siles (Revista da Tulha, 2019)
-
Período, sentença ou híbridos? Aplicações da teoria das funções formais no estudo da forma do choro
Artigo em periódico de Gabriel Ferrão Moreira, Gabriel H. Bianco Navia (Musica Theorica, 2019)
-
Pixinguinha e Dino Sete Cordas: reflexões sobre a improvisação no choro
Dissertação de Mestrado de José Reis de Geus (UFG PPG-Música, 2009)
-
Pixinguinha em plena maturidade: os arranjos para uma “orquestra brasileira”
Artigo em periódico de Ana Lúcia Fontenele (Revista da Tulha, 2015)
-
Pixinguinha entre o velho e o novo: os arranjos para orquestra popular (1947-1957)
Tese de Doutorado de Ana Lúcia Ferreira Fontenele (USP PPGMUS, 2018)
-
Práticas contemporâneas do choro: Análise gerativa
Artigo em periódico de Willian Fernandes de Souza (Percepta, 2016)
-
Procedimentos rítmico-melódicos na performance de Altamiro Carrilho: um estudo de caso aplicado ao ensino do choro
Dissertação de Mestrado de Marcelo das Dores Pereira (UFMG PPGMUS, 2016)
-
Procesos creativos en arreglos y composiciones musicales del género Choro para Jazz Band/Orquesta Típica
Artigo em periódico de Paulo José de S. Tiné (Revista Vórtex, 2016)
-
Procesos creativos en arreglos y composiciones musicales del género Choro para Jazz Band/Orquestra Típica
Comunicação oral de Paulo Jose de Siqueira Tiné (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
Processo de aprendizagem do violão no contexto do choro curitibano
Comunicação oral de João Fernando Bueno Matos de Almeida, Ana Paula Peters (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Processos de aprendizagem do violão no contexto do choro em Curitiba
Dissertação de Mestrado de João Fernando Bueno Matos de Almeida (UFPR PPGMúsica, 2018)
-
QUATRO ROSAS: mudanças interpretativas no fraseado de uma valsa-brasileira
Artigo em periódico de Mário Sève (Debates, 2015)
-
Rafael Rabello e Odeon de Ernesto Nazareth: Interpretação, arranjo e improvisação
Dissertação de Mestrado de Alvimar Liberato Nunes (UFMG PPGMUS, 2007)
-
Reelaborações musicais no choro Ímpar de Maurício Carrilho: sugestões técnico-interpretativas para a adaptação, ao bandolim 10 cordas, de elementos idiomáticos de instrumentos de sopro presentes na gravação
Dissertação de Mestrado de Pablo de Malta Campos (UFMG PPGMUS, 2020)
-
Reflexões sobre o Choro enquanto gênero e musicalidade e sua presença em Florianópolis/SC
Dissertação de Mestrado de Júlio Córdoba Pires Ferreira (UDESC PPGMUS, 2009)
-
Tem padre no Choro: a importância da pesquisa de João Mohana para a tradição do Choro no Maranhão
Comunicação oral de Raimundo João Matos Costa Neto (SIMPOM, 2014)
-
Trajetória estilística do choro: o idiomatismo do violão de sete cordas, da consolidação a Raphael Rabello
Dissertação de Mestrado de Luís Fabiano Farias Borges (UnB PPGMUS, 2008)
-
Transformações do choro no século XXI: estruturas, performance e improvisação
Tese de Doutorado de Paula Veneziano Valente (USP PPGMUS, 2014)
-
Transmissão musical entre flautistas do século XIX e início do século XX: uma pesquisa nos periódicos do Rio de Janeiro
Artigo em periódico de Luciana Fernandes Rosa (Música Popular em Revista, 2020)
-
Três choros para flauta de Belini Andrade: Morena Marta, Estrambótico e Uma Flauta Doce
Dissertação de Mestrado de Marcela Nunes Abreu (UFMG PPGMUS, 2012)
-
Um estudo comparativo do violino na música popular brasileira: Fafá Lemos e Nicolas Krassik interpretam Fafá em Hollywood
Dissertação de Mestrado de Eliézer Anderson Batista Isidoro (UFMG PPGMUS, 2013)
-
Uma Roda de Choro no piano: práticas idiomáticas de performance de gravações dos pianistas Cristovão Bastos e Laércio de Freitas
Dissertação de Mestrado de Luísa Camargo Mitre de Oliveira (UFMG PPGMUS, 2017)
-
Velhos Chorões de Jacarepaguá: um estudo etnográfico sobre as práticas musicais do Regional Tocata do Rio
Dissertação de Mestrado de Marina Bonfim Pacheco (UNIRIO PPGM, 2020)
-
Vibrafonistas no choro e seus processos de formação: mediações e algumas contribuições à educação formal
Dissertação de Mestrado de Rodrigo Heringer Costa (UNIRIO PPGM, 2015)
-
Villa-Lobos: os Choros como retrato musical do Brasil (1920-1929)
Artigo em periódico de José D’Assunção Barros (Ictus, 2014)
-
Violão velho, Choro novo: processos composicionais de Zé Barbeiro
Tese de Doutorado de Cibele Odete Palopoli (USP PPGMUS, 2018)
-
Violões em duetos do choro: as relações entre as baixarias do violão de 7 cordas e as baixarias do violão de 6 cordas
Comunicação oral de Lucas de Campos Ramos (Congresso da ABRAPEM, 2016)