Mapeamento de estudos sobre a aquisição de expertise em performance de música popular instrumental brasileira publicados nos anais do SIMCAM entre 2006 e 2015 – Amplificar

Mapeamento de estudos sobre a aquisição de expertise em performance de música popular instrumental brasileira publicados nos anais do SIMCAM entre 2006 e 2015

Resumo

A expertise musical pode ser definida como o conjunto de estratégias cognitivas empregadas pelos músicos (compositores ou instrumentistas) para a execução de performances musicais em nível de excelência, considerando diferentes contextos. A literatura científica aponta o desenvolvimento de um grande número de estudos dessa natureza realizados atualmente, sobretudo na América do Norte, Europa e Ásia. Entretanto, no Brasil, essa constatação parece não ser uma realidade, especialmente se o foco dessas pesquisas for a música popular instrumental brasileira. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico sobre as pesquisas realizadas sobre a aquisição da expertise em performances da música popular instrumental brasileira nos anais do SIMCAM no período de 2006 a 2015. Concluiu-se que existe um número maior de estudos sobre performance em música de concerto não-brasileira do que música brasileira, seja ela de concerto, popular, popular instrumental ou folclórica nos congressos abordados. Este estudo, portanto, revelou uma escassez de trabalhos sobre a aquisição de expertise em música popular instrumental brasileira. Acredita-se que esta pesquisa possa proporcionar condições para a construção de estruturas conceituais que sirvam de base para a realização de estudos empíricos futuros sobre a expertise musical, especialmente aqueles relacionados às vertentes musicais de nossa própria cultura.

Mapping studies about the acquisition of expertise in Brazilian instrumental popular music performance published in SIMCAM's proceedings between 2006 and 2015

Musical expertise can be defined as the set of cognitive strategies used by musicians (composers or performers) to make musical performances in an excellent level, by regarding distinct contexts. The scientific literature indicates the development of a great number of studies in this domain made currently, especially in North America, Europe and Asia. However, in Brazil, this finding seems not to be true, notably if their subject concerns Brazilian Instrumental Popular Music. In this sense, the goal of the present work is to make up a survey by concerning researches about the acquisition of performance expertise in Brazilian Instrumental Popular Music in the annals of SIMCAM, from 2006 to 2015. We concluded that there are a larger number of studies concerning non-Brazilian concert music in relation to Brazilian music, either concert, popular, instrumental popular or folk ones. Thus, this study showed the lack of studies about the acquisition of expertise in Brazilian Instrumental Popular Music. We believe that this research may provide conditions to the construction of conceptual structures to serve of base to make future empiric researches about musical expertise by regarding musical strands of our own culture.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.