Formação músico-vocal de duplas sertanejas: um estudo de caso – Amplificar

Formação músico-vocal de duplas sertanejas: um estudo de caso

Resumo

Esta comunicação discorre sobre a formação de cantores de duplas sertanejas, objeto de pesquisa em andamento no doutorado em Música, na subárea de educação musical. Embora outras áreas como a antropologia, a musicologia e a fonoaudiologia tenham significativos estudos nessa temática, ainda são poucas as contribuições da educação musical. O estudo está focado nas seguintes questões: Que experiências com a música fizeram com que cantores se tornassem duplas de música sertaneja? O interesse em cantar música sertaneja está relacionado a que fatores? Que formação músico-vocal possuem e como criam suas identidades vocais? Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e que tem como opção metodológica o estudo de caso. Como técnica de coleta de dados é utilizada a entrevista. Além dos relatos orais serão considerados os documentos audiovisuais produzidos pelas e sobre as duplas. Está prevista a participação de oito duplas sertanejas a serem localizadas pelas redes de contato estabelecidas pela minha atuação profissional como backing vocal de duplas sertanejas. Até o momento foram realizadas entrevistas com quatro duplas, sendo uma feminina, duas masculinas e uma mista, residentes na cidade de Uberlândia – MG. Acredito que olhar para as diversas experiências de formação e atuação, a partir dos relatos dessas duplas, pode possibilitar a compreensão da formação vocal no campo da música sertaneja. Uma formação que também se dá na atuação em diversos palcos e estúdios de gravação. Esta comunicação poderá contribuir para a área de educação musical bem como incentivar outras produções que busquem refletir sobre o ensino/aprendizagem presentes nas práticas musicais sertanejas.

Musical-Vocal Formation of the Duet Singers of Brazilian Country Music: a Case Study

This paper discusses the formation of the singers who sing Brazilian country music in duet, object of research in progress at the doctorate in Music, in sub-area of music education. Although other areas like anthropology, musicology and speech therapy have significant studies on this themed there are few contributions of music education. The study focuses on the following questions: What experiences with music made that singers became a duet of Brazilian country music? The interest in singing brazilian country music is related to which factors? Which musical-vocal formation have and how create your vocal identities? This is a research with qualitative approach that has as methodological choice the case study. As data collection technique the interview is used. In addition to the oral histories will be considered audiovisual documents produced by and about the duet singers. It is prospected the participation of eight duet singers to be located by the contact networks established by my professional activity as a backing vocalist. So far, four double interviews were conducted, one female, two male and one mixed, residents in the city of Uberlândia-MG. I believe that looking at the different experiences of formation and performance, from the oral histories of these singers who sing in duet, you can enable the comprehension of the vocal formation in the field of Brazilian country music. A formation that also occurs in acting in various stages and recording studios. This communication may contribute to the music education area and encourage other productions that seek to reflect on the teaching / learning present in musical practices of Brazilian country music.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.