Estratégias cognitivas empregadas na preparação da performance do Frevo de Egberto Gismonti para piano solo – Amplificar

Estratégias cognitivas empregadas na preparação da performance do Frevo de Egberto Gismonti para piano solo

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o uso das estratégias cognitivas empregadas por um pianista na prática deliberada da peça Frevo, de Egberto Gismonti, para piano solo. A prática deliberada utilizada foi baseada no método de autoensino, desenvolvido por Jorgensen. Após a realização de uma revisão da literatura que contemplou temas relacionados à expertise musical e à prática deliberada, a pesquisa foi dividida em três etapas: (1) estudo deliberado do Frevo, visando à preparação da performance desta obra por um pianista, estudante de graduação em música. Esse estudo foi relatado por meio de anotações em um diário pessoal do estudante e por gravações de trechos da peça em sete diferentes momentos; (2) avaliação dessas gravações por juízes, em relação à similaridade expressiva entre elas e as de Egberto Gismonti, no disco Alma (1986); (3) avaliação da performance final do estudante, aferida por dois juízes externos, referentes ao nível de expertise por ele atingido. Os resultados indicam que as estratégias relacionadas a segmentações do estudo, transferência positiva por meio da criação de exercícios, mudanças na velocidade de execução, ações para evitar-se o erro, modelo aural e verbalizações/anotações encontradas na revisão da literatura foram efetivas para a preparação da performance em questão.

Cognitive strategies employed in Egberto Gismonti's Frevo performance for solo piano

The purpose of this study was to evaluate the use of the cognitive strategies employed by a pianist in the deliberate practice of the piece Frevo, composed by Egberto Gismonti. The deliberate practice used was based on the self-teaching method, created by Jorgensen. After a literature review on musical expertise and deliberate practice, this research was developed into three stages: (1) deliberate study of Frevo, aiming its performance preparation by a pianist, undergraduate student in music. This preparation was reported through notations in a personal diary and through recordings of Frevo excerpts in seven different moments; (2) evaluation of these recordings by judges, regarding the expressive similarity between them and Gismonti's, in the album Alma (1986); (3) evaluation of the student's final performance made by two external judges, regarding his attained expertise level. Results showed that strategies such as study segmentations, positive transference through the creation of exercises, tempo changes, actions to avoid errors, aural model and verbalizations/notations found in literature review were effective to the performance preparation of Gismonti’s Frevo.

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