Utilização de imagens mentais na prática diária de estudantes do bacharelado em violão da UFPB – Amplificar

Utilização de imagens mentais na prática diária de estudantes do bacharelado em violão da UFPB

Resumo

    A educação musical vem sofrendo uma série de mudanças nos últimos séculos. Essas mudanças não acontecem de forma isolada mas interagem e são interdependentes aos acontecimentos de outras áreas do conhecimento. O paradigma dominante no ensino de instrumento, desde a implantação do modelo de ensino de música surgido nos conservatórios do século XVIII, tem raízes no pensamento newtoniano-cartesiano. Na atualidade é possível observar uma mudança na forma de pensar de praticamente todas as áreas, é o surgimento de novos paradigmas que fogem da fragmentação e mecanização, da separação entre mente e corpo que sugere o paradigma antigo e se encaminham a uma visão holística e integradora. O objetivo desta pesquisa foi de observar e analisar a utilização de imagens mentais na prática diária de estudantes de violão, por considerá-las um componente fundamental desses paradigmas emergentes. Foram colhidos dados com três estudantes de violão do bacharelado em música da UFPB. Observaram-se as rotinas de estudo dos alunos e, a partir da análise dos dados, foi possível compreender o estado atual das relações e interações existentes entre o conhecimento das ciências cognitivas e o ensino/aprendizagem de instrumento no nosso contexto na atualidade.

Music education has undergone a number of changes in recent centuries. These changes do not happen in isolation but interact and are interdependent events with another knowledge areas. Dominant paradigm in musical instrument teaching, since the establishment of music education model appeared at eighteenth century conservatorie, has roots in Newtonian-Cartesian thinking. Nowadays can be observed a change of mindset from almost all areas, is the rise of new paradigms fleeing from fragmentation, mechanization and mind-body dissolution that the old paradigm suggests, these new paradigms are heading to a holistic and integrative vision. The aim of this study was to observe and analyze imagery utilization in guitar student's daily practice, as it considered them a key component in these emerging paradigms. Data were gathered with three UFPB bachelor's guitar students. Were observed the student's study routines, data analysis gave the understanding of the current state of the relationship and interactions between knowledge of the cognitive sciences and the musical instrument teaching / learning process in our context today.

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