Palavra-chave: Cognição musical
64 resultados.
-
A aquisição de habilidades musicais na primeira infância: Caminhos para o desenvolvimento de crianças com deficiência
Comunicação oral de Cecília Paulozzi de Melo. Vilson Zattera, Adriana do Nascimento Araújo Mendes (SIMCAM, 2016)
-
A forma da tonalidade: um conceito e uma técnica revisitados
Comunicação oral de Marcos Nogueira (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
A fricção entre esquemas musicais sob a perspectiva da Música como Narrativa na formação de processos composicionais
Tese de Doutorado de Ricardo Augusto Moreira Alves (UFBA PPGMUS, 2019)
-
A imagem musical compreendida à luz dos estágios de audiação notacional: Um estudo sobre a leitura musical significativa aplicada a músicos profissionais
Artigo em periódico de Ronaldo da Silva (Revista Vórtex, 2017)
-
A memória como condicionante do sentido musical na improvisação
Comunicação oral de Julio Cesar Vieira Merlino (SIMCAM, 2016)
-
A memória das seis cordas: uma investigação sobre os processos de memorização ao violão de estudantes iniciantes e intermediários
Tese de Doutorado de Alessandro Pereira Silva (UFBA PPGMUS, 2020)
-
A musicologia comparada de Alain Daniélou: contribuições para um diálogo musical
Tese de Doutorado de Celso Luiz de Araujo Cintra (USP PPGMUS, 2013)
-
A performance musical da pessoa com deficiência visual
Tese de Doutorado de Shirlei Escobar Tudissaki (UNESP PPG-Música, 2019)
-
Abordagem interdisciplinar entre Música e Neurociências: estratégias de fomento e inserção curricular no ensino superior
Artigo em periódico de Luciane da Costa Cuervo, Renata Menezes Rosat (Orfeu, 2018)
-
Adaptação e validação semântica do Thinking Styles Inventory - Revised II (TSI-R2) para as licenciaturas em Música no Brasil
Artigo em periódico de Sérgio Inácio Torres, Graziela Bortz, Katya Luciane de Oliveira (Orfeu, 2020)
-
Análise de atividades de percepção musical de acordo com a Matriz de Processos Perceptivos (MPP)
Artigo em periódico de Ricardo Dourado Freire (Revista Vórtex, 2018)
-
Applying Gestalt Principles on the Identification of Melodic Phrases
Comunicação oral de José Fornari (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Aprendizagem da lecto-escrita musical ao piano: um diálogo com a psicogênese da língua escrita
Dissertação de Mestrado de Lenita Portilho Furlan (UNESP PPG-Música, 2007)
-
As especificidades das representações mentais em função de diferentes condições de privações sensoriais na prática pianística: um estudo experimental
Tese de Doutorado de Renan Moreira Madeira (UFRGS PPGMUS, 2022)
-
Avaliação cognitiva da leitura à primeira vista: processos de construção, adaptação e busca de evidências de validade
Tese de Doutorado de Sérgio Inácio Torres (UNESP PPG-Música, 2022)
-
Bases filosóficas e metodológicas para o ensino de percepção musical
Tese de Doutorado de Larissa Martins de Lima (UFBA PPGMUS, 2012)
-
Cardinalidade e Cognição: Edmond Costère em perspectiva
Artigo em periódico de Vinicius Siqueira Baldaia (Revista Música, 2022)
-
Cognição musical e imaginação: construindo os sentidos da execução musical
Comunicação oral de Isadora Scheer Casari (SIMPOM, 2016)
-
Compreendendo a construção melódica de Daniel: Processo de composição musical
Comunicação oral de Aline Lucas Guterres Morim (SIMCAM, 2016)
-
Criatividade e educação musical: uma proposta composicional numa escola de música da cidade de São Paulo
Dissertação de Mestrado de Julio Novaes Ignácio Bellodi (UNESP PPG-Música, 2008)
-
Criatividade Musical Cotidiana: Um Estudo Exploratório Com Sons Vocais Percussivos
Comunicação oral de Damián Keller, Edemilson Ferreira da Silva, Floriano Pinheiro da Silva, Marcelo Soares Pimenta, Maria Helena de Lima, Victor Lazzarini (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Desafinação vocal: compreendendo o fenômeno
Artigo em periódico de Silvia Sobreira (Revista da ABEM, 2016)
-
Desenvolvimento cognitivo musical da criança de cinco anos com implicações ao ensino coletivo do violino
Comunicação oral de Joziely Carmo de Brito (SIMCAM, 2013)
-
Educação musical e texturas: Uma abordagem multissensorial
Painel/Simpósio de Claudia Coutinho Liedke, Marcelo Gimenes (SIMCAM, 2013)
-
Educação musical, neurociências e cognição: Uma revisão bibliográfica dos anais do SIMCAM
Comunicação oral de Cassius Roberto Dizaró Bonfim, Anahi Ravagnani, Renata Franco Severo Fantini (SIMCAM, 2016)
-
Em busca de um modelo de memória aplicável à audiação notacional
Painel/Simpósio de Ronaldo da Silva, Ricardo Goldemberg, Marcelo Gimenes (SIMCAM, 2013)
-
Estímulos Musicais: uma prática da percepção em intervalos diatônicos
Artigo em periódico de José Fagundes de Souza Junior (Revista Eletrônica de Música da UFAL, 2022)
-
Expectativa, tensão e sentido em música: limitações e abordagens futuras
Comunicação oral de Mauro Orsini Windholz (Congresso da ANPPOM, 2018)
-
Generación de intervalos musicales en el habla en situaciones interaccionales
Comunicação oral de Juan Pablo Robledo, Esteban Hurtado, Domingo Román, Felipe Prado, Carlos Cornejo (SIMCAM, 2013)
-
Habilidades e Estratégias para gerir a ansiedade antes e durante o recital: um estudo multicaso com pianistas estudantes e profissionais
Artigo em periódico de Dayse Gomes Mendes (Música em Perspectiva, 2014)
-
Holistic Listening
Artigo em periódico de Paul Rudy (Musica Theorica, 2017)
-
Improvisação Jazzística: uma discussão terminológica
Comunicação oral de Julio Merlino (SIMPOM, 2016)
-
Influência do conteúdo cênico da performance sobre a percepção das emoções musicais
Comunicação oral de Danilo Ramos, André Batiston, Estevão Amaro dos Reis, Rodrigo Paiva, Tadeu Zafani (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
La agrupación temporal y los patrones como facilitadores de la comprensión psicológica de la información rítmica.
Artigo em periódico de José Eduardo Álamos, Jesús Tejada Giménez (Música Hodie, 2020)
-
Memorização, Percepção Musical e Cognição - Oito questionamentos do dia-a-dia
Artigo em periódico de Caroline Caregnato (Revista Vórtex, 2017)
-
Música e cognição no contexto da contemporaneidade: uma aproximação transdisciplinar
Comunicação oral de Aurélio Nogueira de Sousa, José Reinaldo Felipe Martins (SEMPEM, 2014)
-
Música e resiliência. Caminhos de transformação
Comunicação oral de Sandra Carvalho de Mattos (SIMCAM, 2014)
-
Música na carne: o caminho para a experiência musical incorporada
Artigo em periódico de Marcos Vinício Nogueira (Música em Contexto, 2014)
-
Música, emoção e funções executivas: revisão narrativa da literatura
Artigo em periódico de Graziela Bortz, Andrea Parolin Jackowski, Beatriz Ilari, Hugo Cogo-Moreira, Nayana Di Giuseppe Germano, Patrícia Silva Lúcio (OPUS, 2020)
-
Musicalidade humana sob o prisma cognitivo-evolucionista: do Homo sapiens ao Homo digitalis
Artigo em periódico de Luciane Cuervo, Graham Frederick Welch, Leda de Albuquerque Maffioletti, Eliseo Reategui (OPUS, 2017)
-
O (anti-)método de rítmica de José Eduardo Gramani: uma proposta para o equilíbrio entre o sensorial e o racional
Artigo em periódico de Luiz Henrique Fiaminghi (OPUS, 2018)
-
O bebê e a música: sobre a percepção e a estruturação do estímulo musical, do pré-natal ao segundo ano de vida pós-natal
Dissertação de Mestrado de Maíra dos Santos Jaber (UFRJ PPGM, 2013)
-
O estado de presença na performance musical: aplicação na experiência do contrabaixista
Tese de Doutorado de Maria Clara Bastos (UNESP PPG-Música, 2019)
-
O estudo da música a partir do paradigma dinâmico da cognição
Artigo em periódico de Luis Felipe Oliveira (Percepta, 2014)
-
O modelo de desenvolvimento musical de Serafine: fundamentos para construção de ferramentas de avaliação da compreensão musical
Comunicação oral de Regina Antunes Teixeira dos Santos (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
O ritmo como sistema evolutivo: o músico imerso em ciclos de percepção
Comunicação oral de Ana Luisa Fridman, Jônatas Manzolli (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
O ritmo como sistema evolutivo: o músico imerso em ciclos de percepção
Artigo em periódico de Ana Luisa Fridman, Jônatas Manzolli (OPUS, 2016)
-
O uso do corpo na preparação para performance
Comunicação oral de Felipe Marques de Mello, Sonia Ray (SIMCAM, 2014)
-
Os benefícios do ensino musical na formação e desenvolvimento humano
Artigo em periódico de Sonia Regina Albano de Lima, Ana Lucia Nogueira Braz (Revista da Tulha, 2021)
-
Os processos das abstrações mentais na construção do conhecimento musical a partir de Piaget: uma revisão integrativa
Dissertação de Mestrado de Marcelo Silva Saback Santos (UFBA PPGMUS, 2020)
-
Ouvido Absoluto: Em busca de um modelo testável
Artigo em periódico de Nayana Di Giuseppe Germano (Música em Foco, 2018)
-
Para uma cooperação da escuta e do movimento: Estudo intercultural sobre a percepção dos ritmos tradicionais do culto xangô (Olinda, PE)
Artigo em periódico de Jean-Pierre Estival, Emmanuel Bigand, Farid Matallah (Claves, 2013)
-
Processos de formação de sentido musical: O caso da improvisação jazzística
Artigo em periódico de Julio Merlino (Percepta, 2016)
-
Processos mentais subjacentes à improvisação idiomática
Dissertação de Mestrado de José Eduardo Tomé Paes (USP PPGMUS, 2014)
-
Resposta de orientação musical: uma hipótese para o dispositivo de origem do sentido
Artigo em periódico de Marcos Nogueira (Música Hodie, 2016)
-
Resposta emocional e preferência em três gravações de um prelúdio de Chopin
Artigo em periódico de Leandro Martins Turano, Waldir Jesus de Araujo Lobão, Gabriel Mendonça (Percepta, 2020)
-
Rhythm perception and music cognition: a brief survey
Artigo em periódico de Letícia Dias de Lima (Revista Vórtex, 2017)
-
Shared musical creativity: teaching composer-performer collaboration
Artigo em periódico de Luciane Cardassi, Guilherme Bertissolo (Revista Vórtex, 2020)
-
Sobre a fundamentação da pesquisa em processos criativos: a natureza perceptiva da comunicação em música
Comunicação oral de Marcos Nogueira (Congresso da ANPPOM, 2013)
-
Tensão em música: uma revisão do uso do termo em pesquisas em cognição musical
Comunicação oral de Mauro Orsini Windholz (Congresso da ANPPOM, 2017)
-
The Psychology of Music, editado por Diana Deutsch, 3ª edição: resenha dos quatro capítulos finais
Resenha em periódico de Ricieri Carlini Zorzal (OPUS, 2015)
-
Uma visão sobre cognição musical a partir de estudos interdisciplinares na linguística e na música
Artigo em periódico de Beatriz Raposo de Medeiros (Música em Contexto, 2014)
-
Utilização de imagens mentais na prática diária de estudantes do bacharelado em violão da UFPB
Dissertação de Mestrado de Pablo Pérez Donoso (UFPB PPGMUS, 2014)
-
Writing for pedal harp: cognitive aspects
Dissertação de Mestrado de Myriam Hadassah (UNESP PPG-Música, 2020)