Teorizar a escuta: uma reflexão acerca da construção do som como objeto em Pierre Schaeffer – Amplificar

Teorizar a escuta: uma reflexão acerca da construção do som como objeto em Pierre Schaeffer

Resumo

Esta pesquisa coloca em discussão a escuta e seu objeto – o som – no intuito de afirmar um caráter de construção para ambos. Voltando-me para a escuta musical, o foco é nos escritos de Pierre Schaeffer, compositor, teórico da música, engenheiro, escritor, inventor da música concreta, entre outras coisas. Para me auxiliar nesta reflexão trago autores de diversas áreas: Merleau-Ponty e James J. Gibson entram para ajudar a repensar a noção de “sentidos da percepção” assim como a relação entre sujeito e objeto percebido; Claude Lévi-Strauss contribui numa discussão sobre a dualidade natureza/cultura, fundamental para Schaeffer; Marshall McLuhan e Friedrich Kittler me ajudam a pensar nos efeitos da tecnologia na experiência e no pensamento musical. Por fim discuto alguns pontos que me interessam mais no projeto teórico de Pierre Schaeffer: primeiro faço uma contextualização de seu esforço teórico, discutindo também a proposta da música como interdisciplina; discuto a teoria das funções da escuta, tentando demonstrar o caminho que Schaeffer faz para chegar ao objeto sonoro, valorizando certos aspectos e criticando outros; por fim discuto os conceitos de objeto sonoro, escuta reduzida e escuta musicista, fazendo o caminho do sonoro ao musical, no intuito de entender melhor a questão da “musicalidade” em Schaeffer.

This research brings to discussion the matter of listening and its object – sound – with the aim of affirming a character of construct for both. Turning to musical listening, the focus is on the writings of Pierre Schaeffer, composer, music theorist, engineer, writer, inventor of concrete music, among other things. To help me in this meditation I bring authors from diverse fields: Merleau-Ponty and James J. Gibson enter to help rethink the notion of “senses of perception” and also the relation between subject and perceived object; Claude Lévi-Strauss contributes in a discussion about the duality nature/culture, fundamental to Schaeffer; Marshall McLuhan and Friedrich Kittler help me think about the effects of technology in the musical experience and reflection. Lastly I discuss some points of interest in the theoretical project by Pierre Schaeffer: firstly I bring a contextualization of his theoretical effort, discussing also his proposition of music as an interdiscipline; then I discuss the theory of listening functions, with the intent to demonstrate the path which Schaeffer makes towards the sound object, appreciating certain aspects and criticizing others; lastly I discuss the concepts of sound object, reduced listening and musicist listening, making the path from the sonorous to the musical, with the aim of understanding better the question of “musicality” in Schaeffer.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.