Scordatura na performance: o uso da scordatura na versão para viola na Suíte n. 5 de J. S. Bach
-
Seguir para texto completo
Seu navegador será reencaminhado para a fonte do documento, porque o Amplificar não mantem cópias das referências. Caso o texto não seja carregado, por favor me notifique que ele está fora do ar e consulte sua disponibilidade no site oficial da fonte.
Resumo
Este trabalho procura estudar o uso da scordatura na viola, focando na Suíte para Violoncelo Solo n. 5 de J. S. Bach. Esta técnica foi abandonada ao longo do tempo por aparentemente apresentar maiores dificuldade na performance do que ao utilizar-se a afinação padrão da viola. No entanto, a scordatura revela-se uma prática positiva na execução da Suíte n. 5 de Bach. O uso da mesma apresenta qualidades técnico-interpretativas como, por exemplo, dedilhado e sonoridade favoráveis a performance, e também faz com que a execução da obramantenha-se fiel à versão original do compositor.
This work aims to study the use of scordatura for viola, focusing on the Suite for Violoncello Solo n. 5 of J. S. Bach. This technique was dropped over time by apparently presenting greater difficulty in performance than when using the standard tunning of the viola. However, scordatura reveals to be a positive practice when performing Bach's Suite no. 5. The use of this technique shows technical and interpretive displays qualities such as, fingering and sound, favorable to performance and also makes the execution of the work hold true to the composer's original version.
As informações apresentadas acima usam a grafia do original.