Interações entre o pianista colaborador e o cantor erudito: habilidades, competências e aspectos psicológicos – Amplificar

Interações entre o pianista colaborador e o cantor erudito: habilidades, competências e aspectos psicológicos

Resumo

Esta pesquisa se propôs a investigar questões pertinentes à problemática cognitiva, pedagógica e psicológica do trabalho de colaboração, voltada para o fazer dos pianistas que acompanham cantores. Utilizando a pesquisa qualitativa como modelo investigativo-base, buscou-se identificar, na performance do pianista que acompanha cantores eruditos, desvios, dificuldades e características observeis, a fim de avaliar os aspectos subjetivos da relação emocional entre pianista e cantor. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com pianistas correpetidores, cantores e alunos de piano em níveis mais avançados que já lidem com a experiência de acompanhar cantores eruditos, com o intuito de avaliar questões pertinentes à interação psicológica entre pianista e cantor. Com base na literatura pesquisada e nos dados analisados nas entrevistas, se buscou demonstrar a importância e a necessidade de implementar para os pianistas colaboradores que pretendam se especializar na atuação profissional de música vocal para concerto nas Escolas e Faculdades de Música, uma formação que contemple suporte pedagógico, metodológico e inclusive psicológico.

This research proposes to investigate relevant questions concerning cognitive, pedagogical and psychological aspects of the piano accompaniment work, mainly for those who accompany singers. Using the “qualitative” investigative model approach, we seek to identify deviations, difficulties and characteristics observed in the performance of the pianist who accompanies lyric singers, and access subjective aspects of emotional relationship between pianist and singer. The survey was conducted through interviews with accompanist pianists and piano students in advanced levels who already have experience of accompaniment with lyric singers, to access relevant questions in the psychological interaction between pianist and singer. Based on literature about the subject, and analyzing data of the interviews, we aim to demonstrate the importance and the necessity of implement in Music Schools and Departments of Music a formation that contemplates pedagogical, methodological and even psychological training support for collaborator pianists who intend to specialize in the professional acting of vocal music for concert.

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