Educação musical, marxismo e o conflito entre a reprodução e a superação do Capital – Amplificar

Educação musical, marxismo e o conflito entre a reprodução e a superação do Capital

Resumo

A área acadêmica da educação musical vem se consolidando de maneira significativa nos últimos 30 anos. Este período, por sua vez, tem sido marcado por profundas transformações sociais: crises econômicas que se sucedem em intervalos cada vez menores; o aprofundamento da desigualdade social; a marcante fragmentação que assola indivíduos e o refluxo da organização das classes sociais exploradas; a difusão em massa de ideologias políticas individualistas e conservadoras; o processo de implantação intensiva do Capital e seus determinantes através do aprofundamento da globalização econômica. Diante desse complexo cenário, destaca-se uma problemática que vem sendo insuficientemente tratada pela área: como a educação musical insere-se nesse contexto? Como os determinantes sociais de nosso tempo histórico condicionam a atividade músico-educacional? Dessa forma, analisei como objetivo geral da presente dissertação a relação entre a educação musical, o embate entre Trabalho e Capital e a formação do ser social na atualidade. Em relação aos objetivos específicos, caracterizei o conflito entre Trabalho e Capital; refleti sobre como as ideologias políticas circunscritas ao capitalismo, das que advogam sua reprodução às que defendem sua superação, influenciam a práxis humana, em particular a educativa; descrevi a configuração da educação musical na atualidade, suas possibilidades e desafios frente ao nosso tempo histórico; e identifiquei como a crítica ao capital tem sido elaborado pelos pesquisadores da área. Utilizei como principais referenciais crítico-analíticos o materialismo histórico e dialético e a ontologia marxiano-lukacsiana. Concluo afirmando que a investigação do campo da educação musical, levando-se em consideração os limites desta práxis, possibilita um aprofundamento significativo da compreensão sobre a atual configuração de nossa sociedade. Entretanto, as pesquisas efetuadas até o presente momento e difundidas pelo periódico Revista da ABEM, publicado pela Associação Brasileira de Educação Musical, oferecem críticas apenas parciais às relações entre o ensino de música e os determinantes da sociedade capitalista, o que demonstra a necessidade de se retomar a crítica à totalidade social, que é característica essencial da ontologia crítica marxista.

The academic field of music education has been consolidating significantly in the last 30 years. This period, in turn, has been marked by profound social changes: economic crises that appears in increasingly smaller intervals; the deepening of social inequality; the remarkable fragmentation that ravages individuals and the reflux of the organization of the explored classes; the mass diffusion of individualistic and conservative political ideologies, the process of intensive implementation of the Capital and its determinants through the deepening of economic globalization. Given this complex scenario, emerges a problem that has been poorly treated by our field: how does music education fit into this context? How the social determinants of our time affects music-education? Thus, the goal of this dissertation is to analyze the relationship between music education, the struggle between Labor and Capital and the construction of social being nowadays. I proposed the following specific objectives: to characterize the conflict between Labor and Capital; to point out how the political ideologies of capitalism, from those that advocate its reproduction to those that argue for its overcome them, influences human praxis, in particular education; to think about the characteristics of music education today, its possibilities and challenges before our historical time; and identify how the critique of capital has been developed by researchers of the field. I employed as the main critical-analytical references the historical and dialectical materialism and the Marxian- Lukacsian ontology. I conclude by arguing that the analysis of the field of music education, taking into account the limits of this practice, enables a significant deepening of understanding of the current configuration of our society. However, critical analyzes performed to date and circulated by the academic journal Revista da ABEM, published by the Associação Brasileira de Educação Musical, offer only partial critiques to the relationship between music education and the determinants of capitalist society, which demonstrates the need to resume the critique of social totality, an essential characteristic of the Marxist critical ontology.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.