Comunidade de prática musical: um estudo sobre um grupo coral em Curitiba – Amplificar

Comunidade de prática musical: um estudo sobre um grupo coral em Curitiba

Resumo

O objetivo geral para esta dissertação foi investigar na prática do grupo coral - o Coral CEIC de Curitiba - aspectos que o pudessem caracterizar como uma comunidade de prática musical em ambiente específico. Por meio do delineamento metodológico do Estudo de Caso, foram coletados dados em campo que oportunizaram material de compreensão dos conceitos e elementos descritos por Wenger (1998) e Lave e Wenger (1991). O reconhecimento da constituição da comunidade - o domínio, a comunidade e a prática - e a observação dos processos característicos desta prática, ou seja, os interesses compartilhados pelo grupo (prática compartilhada) a construção das relações de aprendizagem (aprendizagem situada), e os níveis de participação dos membros do grupo, foram processos que nortearam as análises neste texto e fundamentaram a observação do campo empírico. Os resultados deste estudo revelam a contribuição que o conceito de comunidade de prática traz para a compreensão das situações de ensino, aprendizagem e experiência estética, vivenciadas num contexto comunitário.

The aim of this investigation was to study in loco some aspects of Curitiba CEIC Choral that could be characterized as a community of musical practice in specific environment. By the study of cases methodology, I managed to collect data for this study which pretty much gave me support to really comprehend Wenger’s (1998), and Lave’s and Wenger’s (1991) concepts and elements that they had described. In fact, the recognition of the community constitution – domain, community, and practice – as well as the observation of those processes which are characteristics of this practice, the group shared interests (shared learning), the construction of learning relations (local learning), and the group different levels of participation are processes that led some analyzes of this text and gave grounds to empiric observations. Theses investigation outcomes revealed the contribution of practice community for the understanding of teaching issues along with learning, and aesthetic experiences which are a living part of the community environment.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.