Canto coral e cognição musical: as práticas brasileiras e suas articulações com a memória – Amplificar

Canto coral e cognição musical: as práticas brasileiras e suas articulações com a memória

Resumo

A presente dissertação traz uma revisão teórica sobre o funcionamento cognitivo da memória humana, destacando processos mentais que provavelmente estariam envolvidos no ato de cantar e no aprendizado de uma música para ser cantada. A partir do levantamento realizado destas informações, que dividem o processo de memorização em três etapas distintas (codificação, armazenamento e recuperação), procurou-se entender como tais etapas acontecem durante o aprendizado de repertório por cantores corais que não dominam técnicas de solfejo. O resultado foi a teorização de um mapa de canais de codificação que presumivelmente estariam disponíveis para a realização daquele aprendizado. A partir disto, desenvolveu-se um estudo de casos múltiplos com o objetivo de observar cantores de cinco coros amadores da região da grande Porto Alegre aprendendo uma nova música. A investigação confrontou suas práticas com os fundamentos teóricos que regem o funcionamento da memória e identificou incoerências em relação ao uso daqueles canais de codificação. A dissertação conclui com a sugestão de uma técnica das codificações múltiplas que supostamente alcançaria melhores resultados no aprendizado de repertório e permitiria uma maior autonomia dos cantores corais.

This study presents a theoretical review about human memory and its cognitive functioning, enhancing mental processes which probably are involved in the singing act and in the learning of a piece to be sung. After researching these issues, which divide the memorization process into three different stages (codification, storage and recall), it was sought to understand how these stages come about during the learning process of a music piece by choir singers who do not read music notation. This resulted in the theorization of a map containing several codification channels that are presumably available to carry on such learning process. Based on this, a multiple case study was carried out, and singers of five non-professional choirs at Porto Alegre region were observed as they learned a new music piece. This investigation compared their procedures to the theoretical work on memory functioning and identified incoherencies regarding the uses of that codification channels. The present dissertation concludes by suggesting a multiple codification technique, which supposedly will help choral singers reach better results in repertory acquisition and will allow them to experience more autonomy when singing.

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