Aprendendo música como Tupinambá: estudo sobre os processos de transmissão musical numa Tribo Indígena Carnavalesca no bairro Mandacaru de João Pessoa – Amplificar

Aprendendo música como Tupinambá: estudo sobre os processos de transmissão musical numa Tribo Indígena Carnavalesca no bairro Mandacaru de João Pessoa

Resumo

Denominam-se “Tribo Indígena Carnavalesca” uma das expressões culturais que desfilam tradicionalmente no carnaval da cidade de João Pessoa. Encenação dramática de um ritual de inspiração ameríndia, dançada e musicada, representa uma luta entre índios onde “matança” e “ressurreição” dão lugar a momentos musicais diferenciados. Este trabalho estuda, desde uma perspectiva etnomusicológica, e portanto, focada tanto nos elementos que constituem a manifestação artística quanto no contexto social, econômico e político em que está inserida, os modos de transmissão da mesma. Com este objetivo, o principal instrumento de coleta de dados é a observação participante realizada no bairro Mandacaru, onde hoje tem sede o grupo principal da pesquisa, a Tribo Indígena Carnavalesca Tupinambá. O texto presente é resultado deste processo etnográfico assim como de uma pesquisa bibliográfica que segue duas linhas predominantes. Uma é a revisão de literatura dedicada até a data às Tribos de Índio ou Cabocolinhos, manifestação com a que as primeiras compartilham traços e influências. A outra é a procura dos conceitos que fornecem a base teórica deste estudo, provenientes, na maioria dos casos, da área da etnomusicologia e da educação musical. Proporcionando o marco mais amplo de pensamento para a análise da transmissão da música nestes contextos, Blacking, Nettl e Merriam fornecem as primeiras teorias. Trabalhos de pesquisadoras brasileiras, como Margarete Arroyo e Luciana Prass, forneceram modelos valiosos de pesquisa sobre transmissão musical. A ideia de performance participativa de Thomas Turino é a base para o exame de como os elementos que constituem a manifestação funcionam como mecanismos de transmissão musical. As ideias de Shils e Hobsbawm sobre tradição e identidade irão contribuir para entender a significação que a brincadeira tem para seus realizadores. Deste modo, procuramos entender como a própria constituição desta, o modo de vida dos seus realizadores assim como a significação que a primeira tem para estes, influenciam na aprendizagem e na transmissão da mesma.

Indian Carnival Tribe is the name of a cultural expression that traditionally participates into the city´s carnival of Joao Pessoa. Musical and danced staging of an Amerindian inspiriting ritual, represents a fight between Indians where the matança and the ressurreição are musically differentiated moments. This work studies, from an ethnomusicology perspective and so, focusing as much the artistic constitutive elements as the social, economic and politic context in which is inserted, the ways of its transmission. Thus, the main data collection tool is the participant observation achieved in the Mandacaru borough, where, currently, takes place the main group investigated, the Indian Carnival Tribe called Tupinambá. The present text is product of this ethnographic process as well as the result of a bibliographic research that follows two prevailing threads. One is the revision of the literature destined to Indian Carnival Tribes or Cabocolinhos,expression that shares characteristics and influences with the first one. The other is the looking for the concepts that provides the study theory basis brought, principally, from the area of ethnomusicology and music education. Providing a wider theoretical scheme for the analyses of music transmission in these contexts, Blacking, Nettl and Merriam supply the first theories. Some works of Brazilian researchers, as Margarete Arroyo and Luciana Prass, provided precious models of investigating in music transmission. The idea of participatory performance developed by Thomas Turino is the basis for the exam of how the elements that construct the artistic expression work as mechanisms of music transmission. The ideas of Shils and Hobsbawm about tradition and identity contribute to understand the signification that the play takes for their makers. Therefore, I aim to know how the very constitution of the activity, the participants way of life as well as the signification that this means to their makers, influence into the learning and the transmission processes of the same.

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