A virtualização da música na cultura DJ: indissociabilidades entre autores e ouvintes – Amplificar

A virtualização da música na cultura DJ: indissociabilidades entre autores e ouvintes

Resumo

Neste trabalho, investiga-se se o processo de virtualização (Levy, 1996) e a presença constante de inovações tecnológicas nos processos de produção, circulação e consumo da música na cultura DJ levaram à consolidação de um novo paradigma de autor e ouvinte nessa cultura. Por meio da revisão da literatura sobre o tema, da etnografia virtual (Hine, 2000) dos conteúdos gerados pelos 3 DJs interlocutores no ciberespaço e da entrevista semiestruturada com os DJs em seus estúdios caseiros (o local de criação musical), o trabalho observa as ferramentas de criação, os meios de circulação e o consumo da música no ciberespaço, assim delimitando os novos papéis atribuídos a quem produz e consome música nessa cultura musical. Os papéis de autor e ouvinte, consolidados na indústria musical ao longo do século XX, agora estão passando por um momento de transição marcado pela indissociabilidade e integração entre as atividades (outrora bem delimitadas e separadas) dessas duas entidades. Os meios de produção e a própria estrutura musical envolvem novas ferramentas de criação; a circulação é feita por meio da internet; e o consumo se apresenta como um pré-requisito para a criação musical. Os meios de criação na cultura DJ mudaram, mas a ideia de criar algo individual e “com uma cara mais própria” permanece entre os DJs interlocutores.

This work investigates whether the process of virtualization (Levy, 1996) and the constant presence of technological innovation processes in the production, circulation and consumption of music in DJ culture has led to the consolidation of a new paradigm for authors and listeners in this culture. Through the literature review on the subject, the virtual ethnography (Hine, 2000) of the content generated by tree Djs in cyberspace, and by conducting semi-structured interviews with DJs in their home studios (the place of musical creation), this work observes the creative tools, the means of circulation and consumption of music in cyberspace, thus seeking to define the new roles associated to those who produce and consume music within this musical context. The roles of author and listener, consolidated by the music industry throughout the twentieth century, are now undergoing a time of transition marked by the indissociability and integration of these entities' (previously well-defined and separated) activities. The means of production and the musical structure itself involve new authoring tools; circulation is done through the internet, and consumption is presented as a prerequisite for musical creation. The means of creation in DJ culture have changed, but the idea of creating something individual and “with a unique characteristic” remains among DJ interlocutors.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.