Tese de Doutorado, UniRio, 2013

A arte da técnica

Esta pesquisa investiga filosófica e artisticamente a questão da técnica, sua essência e relevância para a interpretação musical. Na Grécia antiga havia correspondência entre os termos techné e arte, não havendo descontinuidade entre eles; a partir da tese: técnica = arte por mesmidade essencial, em ressonância principalmente com o conceito de Martin Heidegger e com os empirismos de Heinrich Neuhaus, Vladimir Horowitz e Sviatoslav Richter, o trabalho objetiva comprovar a indissociabilidade do tema com a atividade artística e que a dicotomia arte-técnica só existe como ideia. Tanto na construção da interpretação quanto na execução, a técnica se aproxima da arte até a identificação incorporando pianismo a escolhas interpretativas, questões estéticas e aspectos de execução.

This research investigates philosophically and artistically the question of technique, its essence and relevance to musical interpretation. In ancient Greece there was correspondence between the words techné and art, existing no discontinuity between them; from the thesis: technique = art by essential sameness, especially in resonance with the concept of Martin Heidegger and the empiricism of Heinrich Neuhaus, Vladimir Horowitz and Sviatoslav Richter, this work aims to demonstrate the subject’s inseparability to artistic activity and that the art-technique dichotomy exists only as an idea. Both in the construction of interpretation and in execution, technique approches itself to the art until identification incorporating pianism to interpretive choices, aesthetic issues and execution aspects.

Cette recherche examine philosophique et artistiquement la question de la technique, son essence et sa pertinence pour l'interprétation musicale. Dans la Grèce ancienne il y avait correspondance entre les mots techné et art, n’ayent aucune discontinuité entre eux; de la thèse: technique = art par similitude essentielle, surtout en résonance avec le concept de Martin Heidegger et l'empirisme de Heinrich Neuhaus, Vladimir Horowitz et Sviatoslav Richter, ce travail vise à démontrer le caractère indissociable du sujet à l'activité artistique et que la dichotomie art-technique n'existe que comme une idée. Aussi bien dans la construction de l'interprétation et de l'exécution, la technique elle-même s’approche de l'art jusqu'au point de l'identification l'intégration pianistique à des choix interprétatifs, les questions esthétiques et les aspects d'exécution.

CategoriaUniRio
Ano
Por
IdiomaPortuguês
Link
TipoTese de Doutorado
CódigoUNIRIO2013T17
Notificar ao Amplificar um problema sobre este texto (UNIRIO2013T17)