“Cada passo é uma vitória”: saberes que norteiam a formação e atuação de professores de música com alunos idosos – Amplificar

“Cada passo é uma vitória”: saberes que norteiam a formação e atuação de professores de música com alunos idosos

Resumo

O presente trabalho se propôs a investigar os saberes que norteiam a formação e a atuação de professores de música que atendem alunos idosos. A fundamentação teórica da pesquisa tem como apoio os trabalhos de Tardif (2002) Gauthier et al. (1998) e Charlot (2000). A metodologia utilizada tem caráter quantitativo, e empregou um survey de pequeno porte, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário auto-administrado, composto de questões abertas e fechadas. Participaram da pesquisa 38 professores atuantes no ensino da música em escolas específicas em Brasília (Plano Piloto). Os resultados da pesquisa revelaram que a formação dos professores é diversificada e abrange várias áreas do conhecimento e modalidades de cursos. Esses docentes atuam em uma variedade de espaços e com tipos de aulas de música diversificadas, individuais e em grupo com a presença do idoso. As concepções que permeiam a atuação dos professores são controversas: os idosos são vistos como indivíduos com capacidade de aprender música, porém, suas limitações físicas, sociais e emocionais são vistas como empecilhos para que esse ensino seja concretizado. A função da música, nesse sentido, é de servir como meio de resgate do bem estar físico, social e emocional. Assim, de acordo com os investigados, os saberes necessários para se atuar profissionalmente com essa faixa etária são: saberes disciplinares, saberes de outras áreas do conhecimento e os saberes advindos da experiência com o idoso, dentre os quais houve a predominância dos saberes relacionais como: saber ouvir o idoso, exercitar a tolerância, acreditar na capacidade do idoso, respeitar seus limites, elevar sua auto-estima e, sobretudo, saber exercer a paciência.

The present work aims to investigate the knowledge bases that guide the teacher education and performance of music teachers serving elderly students. The theoretical basis of the research adopted the work of Tardif (2002), Gauthier et al. (1998) and Charlot (2000). The methodology used was a small scale survey that had as its instrument of data collection a self-administered questionnaire composed of closed and open questions. In the study participated 38 teachers engaged in music teaching in specific schools in Brasilia (Plano Piloto). The results of the survey revealed that the teachers education and training is diverse and covers many subject areas and courses. These educators work in a variety of pedagogical situations and with a diverse type of music classes, individually and in group with the presence of the elderly. The biases that permeate the actions of these teachers are controversial: the elderly are seen as individuals with the ability to learn music, however, their physical, social and emotional limitations are seen as impediments in achieving music abilities. The function of music, in this sense, is used as a means of redemption of the physical, social and emotional well-being. Thus, according to the research, the teacher knowledge bases needed to work with this age group are: disciplinary knowledge, knowledge of other subject areas and knowledge derived from experience with the elderly. The teachers investigated reveal that the relational knowledge is the most significant knowledge base such as: knowing to listen the to the elderly, exercising tolerance, believing in the ability of the elderly, respecting their limits, raising their self-esteem and, above all, learning to exercise patience.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.