Altas habilidades e superdotação como conteúdo na formação do licenciando em Música – Amplificar

Altas habilidades e superdotação como conteúdo na formação do licenciando em Música

Resumo

O presente trabalho representa um recorte da pesquisa de doutorado em andamento, a qual trata da formação de professores para o ensino a alunos com altas habilidades ou superdotação, especialmente, no contexto dos cursos de Licenciatura em Música. Neste recorte, busca-se evidenciar, inicialmente, as especificidades do ensino a alunos com altas habilidades ou superdotação e, por fim, o nível de projeção desta temática no contexto das diretrizes curriculares dos cursos de Licenciatura em Música. Com o objetivo de situar o conceito de altas habilidades e de superdotação, trata-se, introdutoriamente, de suas referências em documentos oficiais, publicados a partir da segunda metade do século XX, e, consecutivamente, de outros termos pertinentes, empregados em pesquisas e publicações brasileiras a respeito da referida temática. Ao mencionar, por sua vez, a diversidade de referenciais teóricos fundamentadores da identificação e da formação de alunos com altas habilidades ou superdotação, focaliza-se o trabalho de Joseph Renzulli – no concernente a identificação e desenvolvimento de aspectos gerais das altas habilidades ou superdotação – e de Joanne Haroutounian – no referente à identificação e desenvolvimento das capacidades e habilidades musicais. Enfim, o presente trabalho justifica-se considerando o atual panorama da educação musical no Ensino Básico – diante da obrigatoriedade da música nas escolas a partir da Lei nº. 11.769 de 2008 –, da demanda na própria Educação Básica de atendimento educacional especializado aos alunos com altas habilidades ou superdotação – que têm seus direitos evidenciados no Art. 4º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – e da necessidade de referenciais para a formação docente em relação a esta temática – quando, no Brasil, não se observa um significativo destaque ao assunto no âmbito das políticas públicas tampouco em pesquisas do campo da Educação Musical.

High Abilities and Giftedness in Music Teachers Education in Brazil

This paper presents the preliminary results of the research related to music educators training to teach high ability or gifted students. The paper focuses on the aspects of gifted education as well as on the relation between Brazil’s policies for gifted education and music teachers education. In this context, the definitions of high ability and giftedness (referenced in officials documents) are mentioned, on the one hand, and the corresponding terms found in researches on giftedness or publications in Brazil are presented, on the other hand. The researches of Joseph Renzulli and Joanne Haroutounian are mentioned, exemplifying the specificity of the gifted education and music education for the gifted students, respectively. Finally, considering the public policies for music education in schools and the gifted education even as the lack of research on music education for the gifted students or music educators training to teach these students, in Brazil, this paper is intended as a contribution in this context.

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