Palavra-chave: Formação docente
40 resultados.
-
A coletividade na formação e atuação docente: experiências de bolsistas do PIBID música em uma escola de educação básica
Comunicação oral de Edvaldo Felix Amaral, José Everton Cardoso da Silva, Lucas Daniel de Melo Silva, Michel Soares de Araújo, Rodrigo Monteiro Kesselring de Araújo Sá (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
A formação do professor de instrumento a partir das concepções de alunos e professores do curso de licenciatura em instrumento da UFPB
Dissertação de Mestrado de Gabriele Mendes da Silva (UDESC PPGMUS, 2011)
-
A formação do professor para a escola livre de música
Dissertação de Mestrado de Luciana Goss (UDESC PPGMUS, 2009)
-
A formação docente de Egressos: discutindo a ampliação do universo musical associado às tecnologias digitais
Comunicação oral de Luciano Luan Gomes Paiva, Calígia Sousa Monteiro, Joalisson Jonathan Oliveira Diniz (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
A musicalização Infantil na UFPB, onde o discente explora e refaz sua prática docente: uma abordagem inicial
Comunicação oral de Igor de Tarso Maracajá Bezerra (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
A profissionalidade emergente: a expertise e a ética profissional em construção no Pibid Música
Artigo em periódico de Nair Aparecida Rodrigues Pires (Revista da ABEM, 2015)
-
A Visão dos Acadêmicos Sobre as Contribuições do PBID Para sua Formação Docente
Comunicação oral de Alessandra Nunes de Castro Silva (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Altas habilidades e superdotação como conteúdo na formação do licenciando em Música
Comunicação oral de Marcia Gabriela Correia Ogando (SIMPOM, 2014)
-
Biografia músico-educativa: aspectos teóricos e metodológicos
Artigo em periódico de Jéssica de Almeida, Ana Lúcia Louro (Revista da ABEM, 2019)
-
Compartilhando saberes: a “Oficina de Canto em Grupo” na formação de educadores musicais em Sobral
Comunicação oral de Jéssica Cisne do Nascimento, Simone Santos Sousa, Tátila Michele Pereira Costa (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Currículo escrito e currículo em ação: um estudo da disciplina Processos de Musicalização na licenciatura em música do Instituto Villa-Lobos
Dissertação de Mestrado de Patrick Grossman Ferreira (UNIRIO PPGM, 2018)
-
Do que é possível “dar conta”? Um estudo sobre as práticas pedagógico-musicais dos professores de música do município do Rio de Janeiro
Comunicação oral de André Santos Ferreira de Oliveira, Silvia Garcia Sobreira (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Educação Infantil nos cursos de Licenciatura em Música: um olhar sobre a formação docente
Tese de Doutorado de Carolina Chaves Gomes (UFPB PPGMUS, 2018)
-
Educação Musical e Formação Docente: Um relato de experiência como orientadora do Estágio Supervisionado em Educação Musical no contexto do Ensino Médio.
Comunicação oral de Vivianne Aparecida Lopes (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Educação musical e tecnologia: utilização de software na formação docente
Comunicação oral de Josinaldo Gomes (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Educação musical humanizadora e formação docente: uma pesquisa com licenciandos em música
Comunicação oral de Natália Búrigo Severino (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Ensino coletivo de guitarra elétrica: relatando estratégias e discutindo a formação docente
Pôster de José Simião Severo, Luciano Luan Gomes Paiva (Congresso da ANPPOM, 2015)
-
Estágio supervisionado em pauta: a construção da identidade profissional do docente licenciado em Música pela EMUFRN
Dissertação de Mestrado de Anne Charlyenne Saraiva Campos (UFRN PPGMUS, 2016)
-
Formação do educador musical: uma proposta transdisciplinar no currículo das Licenciaturas em Música
Comunicação oral de Hebe de Medeiros Lima, Gerardo Silveira Viana Junior (Conf. Internacional de Ed. Musical de Sobral, 2013)
-
Música na formação acadêmico-profissional nos cursos de Pedagogia: 20 anos de pesquisa
Artigo em periódico de Gislene Natera, Teresa Mateiro (OPUS, 2021)
-
Narrativas de professores de música: entrelaçando vivências com a música e seu ensino e a atuação na educação básica
Artigo em periódico de Jéssica de Almeida, Ana Lúcia Louro (Revista da ABEM, 2016)
-
O Canto na Formação e na Sala de Aula: Três Estudos de Caso
Dissertação de Mestrado de Hortênsia Vechi (UDESC PPGMUS, 2015)
-
O ensino de arte para a educação básica à luz dos ordenamentos vigentes paradoxos em análise
Artigo em periódico de Daiane Solange Stoeber da Cunha, Sonia R. Albano de Lima (Revista da Tulha, 2020)
-
O ensino de música na Escola Normal do Espírito Santo (1908 - 1930): novos rumos para a formação docente capixaba
Comunicação oral de Ademir Adeodato (Congresso da ANPPOM, 2016)
-
O estágio supervisionado no PARFOR: avaliando a nova experiência
Painel/Simpósio de Andréia Pires Chinaglia de Oliveira (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura em música: discutindo a aprendizagem colaborativa para a formação docente na contemporaneidade
Artigo em periódico de Francine Kemmer Cernev (Orfeu, 2021)
-
Os Alunos de Licenciatura em Música do IVL-UNIRIO: Expectativas e visões a respeito de sua formação
Dissertação de Mestrado de Anke Braga Waldbach (UNIRIO PPGM, 2019)
-
Pedagogias da incerteza: a presença do debate pós-moderno no campo do ensino e da formação docente em música
Dissertação de Mestrado de Mauricio Braz de Carvalho (USP PPGMUS, 2014)
-
Pedagogias da incerteza: a presença do debate pós-moderno no campo do ensino e da formação docente em música
Comunicação oral de Mauricio Braz Carvalho (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Perspectivas e Práticas do Ensino de Piano na Licenciatura em Música da UERN
Comunicação oral de Andersonn Henrique Araújo (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Perspectivas metodológicas para o ensino de música e sua aplicabilidade no contexto da educação básica brasileira
Comunicação oral de Vivianne Aparecida Lopes, Taís Helena Palhares (Congresso Nacional da ABEM, 2017)
-
Práticas musicais na Licenciatura em Educação do Campo da UFT/Tocantinópolis: um estudo sobre as percepções de docentes e discentes
Artigo em periódico de Sérgio da Silva Pereira, Teresa Mateiro (OPUS, 2019)
-
Práticas Musicopedagógicas na Rede Municipal de Ensino de Salvador: um relato das observações e intervenções dos bolsistas do PIBID Música da UFBA
Comunicação oral de Jaqueline Câmara Leite (Congresso Nacional da ABEM, 2013)
-
Práticas pedagógico-musicais não presenciais: narrativas de dois professores de música da rede pública de ensino de Florianópolis
Dissertação de Mestrado de Brunno Rossetti Ogibowski (UDESC PPGMUS, 2021)
-
Professional Knowledge in Music Teacher Education
Resenha em periódico de Ana Ester Correia Madeira (Per Musi, 2016)
-
Professor-pesquisador: análise, reflexão e mudança na aula de música
Dissertação de Mestrado de Ana Ester Correia Madeira (UDESC PPGMUS, 2015)
-
Sentidos na formação do Cantar: narrativas de estagiários de Licenciatura em Música
Dissertação de Mestrado de Dyane Rosa (UDESC PPGMUS, 2020)
-
Situações surpresas nas aulas de música do 4º Ano
Comunicação oral de Ana Ester Correia Madeira (SIMPOM, 2014)
-
Solidariedade musical: uma abordagem sobre as práticas musicais compartilhadas em grupos de estudo
Comunicação oral de Patrick Mesquita Fernandes (Congresso Nacional da ABEM, 2015)
-
Tecnologia da informação e comunicação na formação inicial do professor de música – um estudo sobre o uso de recursos tecnológicos por estudantes de licenciatura em música no estado de Santa Catarina
Dissertação de Mestrado de Gilberto André Borges (UDESC PPGMUS, 2010)