A experiência em pesquisa no mestrado em educação musical: um estudo com egressos de programas de pós-graduação em música do Brasil – Amplificar

A experiência em pesquisa no mestrado em educação musical: um estudo com egressos de programas de pós-graduação em música do Brasil

Resumo

Esse texto apresenta os primeiros resultados de uma tese doutoral em andamento, a qual visa a analisar os processos de aprendizagem relacionados com a prática de pesquisar dos alunos egressos de pós-graduação stricto sensu na área de educação musical de universidades brasileiras. O apoio teórico discorre sobre os temas da prática e da aprendizagem de fazer pesquisa na pós-graduação, contando com os estudos de Severino (2002), Freitas (2002) e Zilberman (2002). Para pensar a importância da formação de pesquisadores em educação musical, visito os textos de Frega (1998), Souza (2003) e Souza et al. (2005). A abordagem metodológica utilizada nesse estudo é qualitativa, sendo um estudo de caso com um grupo de pós-graduados egressos nos anos de 2011 a 2013, e refletida a partir de enfoques sociológicos da educação musical. Até o momento, foram realizadas três entrevistas semiestruturadas. Os dados preliminares revelam o sentido que produzir uma pesquisa assume para esses egressos, como eles compartilham as experiências vivenciadas durante o mestrado e qual o impacto que essas experiências exercem na sua formação como pesquisadores e como educadores musicais.

The Research Experience in the Music Education Master’s Degree: a Study with Music Graduate Students in Brazil

this text presents the first results of an ongoing doctoral thesis, which will analyze the learning processes related to research practice of graduate music education students of Brazilian Universities. The theoretical support discusses topics such as the research practice and learning by graduate students, including studies from Severino (2002), Freitas (2002) and Ziberman (2002). Regarding the importance of music educators’ research training, my study is based on Frega (1998), Souza (2003) and Souza et al. (2005). The methodological approach used on this research is qualitative, and is a case study of a graduate group of students that has joined the university between the years of 2011 and 2013, and reflects music education’s sociological approaches. Currently, three semi-structured interviews have been done. The preliminary data review an idea of what means to these students to produce a research, how they share experiences during the Master’s Degree and what is the impact of those experiences in their education as Researchers and Music Educators.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.