A motivação para Shinichi Suzuki e o ensino baseado na promoção de autonomia do aprendizado musical – Amplificar

A motivação para Shinichi Suzuki e o ensino baseado na promoção de autonomia do aprendizado musical

Resumo

O presente artigo tem como tema principal a motivação do aluno na educação musical, assunto atual e cada vez mais discutido. São expostas primeiramente as ideias de Shinichi Suzuki, violinista e professor japonês, sobre como o professor pode motivar seus alunos. Suas propostas aparecem dentro de sua metodologia de ensino de instrumento, denominada Método Suzuki, que devido à eficiência no Japão chamou a atenção de professores estrangeiros e atualmente possui dimensões mundiais. Na segunda parte do artigo é brevemente apresentada a Teoria da Autodeterminação, teoria motivacional da psicologia que trata basicamente sobre os tipos de motivação: intrínseca e extrínseca. De corrente desta teoria, estudos realizados atestam que a conduta do professor influencia a motivação do aluno e que para que este último tenha maior desempenho o professor deve agir de forma a promover sua autonomia. Estes estudos também elencam as características deste tipo de professor, que são apresentadas no artigo. Por fim, é feita uma comparação entre as sugestões de Shinichi Suzuki e o ensino baseado na promoção de autonomia.

The motivation for Shinichi Suzuki and the autonomy supportive teaching

This article has as its main theme the student's motivation in music education, current subject and increasingly discussed. Therefore, first it is exposed the ideas of Shinichi Suzuki, Japanese violinist and teacher, on how teachers can motivate their students. His proposals appear within his instrument teaching methodology, named Suzuki Method, that due to its efficiency in Japan drew the attention of foreign teachers and currently has global dimensions. In the second part of the article is briefly presented the Self-determination Theory, psychology's motivational theory that deals basically about the types of motivation: intrinsic and extrinsic. Resulting from this theory, studies show that the behavior of the teacher influences the student's motivation and that the latter has higher performance if the teacher acts in order to promote their autonomy. These studies also list the characteristics of this type of teacher that is presented in this article. Finally, a comparison is made between the suggestions of Shinichi Suzuki and the autonomy-supportive teaching.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.