A comunicação emocional entre intérprete e ouvinte no repertório brasileiro para trombone e trompete – Amplificar

A comunicação emocional entre intérprete e ouvinte no repertório brasileiro para trombone e trompete

Resumo

O propósito desta pesquisa foi avaliar os processos psicológicos que regem a comunicação das emoções em performances musicais de peças do repertório brasileiro executadas por trombonistas e trompetistas. A pesquisa foi dividida em quatro etapas: (a) gravação de trechos musicais de trombonistas e trompetistas em que eles acreditem desencadear as emoções Alegria, Tristeza, Serenidade e Raiva a seus ouvintes; (b) descrição do código acústico empregado pelos instrumentistas em cada trecho musical; (c) exposição do material gravado a ouvintes músicos; (d) compilação de respostas emocionais dos ouvintes sobre cada trecho musical apresentado, feitas por meio de escalas de diferencial semântico (alcance 1-9), referente às emoções acima mencionadas. Os resultados indicaram um grau de acurácia semelhante na comunicação emocional entre intérprete e ouvinte para a emoção Alegria para ambos os grupos. Esta acurácia não foi encontrada para as emoções Raiva, Serenidade e Tristeza: uma análise de variância mostrou que as respostas emocionais para os trechos cuja intenção era comunicar a emoção Raiva foram distintas entre trombonistas e trompetistas. O mesmo teste mostrou confusão na acurácia da comunicação emocional dos trechos cuja intenção era comunicar Serenidade e Tristeza, especialmente nos trechos executados pelos trombonistas. Os resultados desta pesquisa foram discutidos à luz do Brunswikian Lens Model.

The Emotional communication in Brazilian repertoire for trombone and trumpet

The purpose of this research was evaluating psychological processes involved in emotional communication through musical performances in pieces from Brazilian repertoire performed by trumpet and trombone players. The research was divided into four stages; (a) recording of musical excerpts performed by trombonists and trumpeters that they believed to trigger Happiness, Angry, Sadness and Serenity to their listeners; (b) description of the acoustic code employed by performers in each musical excerpt; (c) exposure of the recorded material to musicians listeners; (d) compilation of emotional responses from listeners to each musical excerpt presented, done through semantic differential scales (range 1-9), referring to the emotions above. Results indicated a similar accuracy degree in emotional communication between performer and listener referring to the emotion Happiness for both groups. This accuracy was not similar to Anger, Serenity and Sadness: an analysis of variance showed that emotional responses from excerpts whose intention was to communicate Anger were different between trombonists and trumpeters. The same analysis showed confusion in the accuracy of emotional communication for excerpts whose intention was to communicate Sadness and Serenity, especially in excerpts performed by trombonists. Results were discussed in the lights of Brunswikian Lens Model.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.