Experiências vicárias no processo de aprendizagem da composição musical em aulas coletivas – Amplificar

Experiências vicárias no processo de aprendizagem da composição musical em aulas coletivas

Resumo

Este estudo traz como tema o processo motivacional na aprendizagem da composição, em aulas coletivas. Por meio da obra de Albert Bandura, intitulada “Teoria Social cognitiva”, observamos que um dos principais fatores que colaboram para a aprendizagem em aulas coletivas, é a vivência de experiências vicárias, isto é, quando o indivíduo aprende por meio da observação e comparação com pares. Buscando uma melhor compreensão, sobre como ocorrem as experiências vicárias em aulas coletivas de composição, definimos o objetivo geral desta pesquisa: investigar aspectos motivacionais relacionados às experiências vicárias no processo de aprendizagem da composição, em aulas ministradas em grupo, em nível de graduação. Como metodologia, utilizamos uma survey de pequeno porte realizada com alunos de um curso de Bacharelado em Composição Musical. Nesta survey, foi aplicado um questionário com alunos/compositores para verificar as relações das experiências vicárias nas tomadas de decisões composicionais de suas obras, no desenvolvimento do senso crítico, bem como, na motivação pela busca de uma maior qualidade artística das obras apresentadas em classe. Por meio dos dados coletados constatamos que para este grupo, as experiências vicárias que ocorrem em aulas de composição coletivas, influenciam as tomadas de decisões composicionais. As principais influências relatadas foram: a) sobre questões estéticas; b) escolhas de técnicas composicionais a serem utilizadas; c) exercício e desenvolvimento do senso crítico sobre composição musical; d) motivação para buscar melhores resultados artísticos.

Vicarious experiences in the learning process of music composition in group lessons

This study has as its theme the motivational process in learning composition in group lessons. Through the work of Albert Bandura, entitled “Social Cognitive Theory”, noted that one of the main factors that contribute to learning in group classes, is the experience of vicarious experiences, ie when the individual learns through observation and comparison with peers. Seeking a better understanding on how vicarious experiences occur in group lessons in composition, we define the objective of this research: to investigate motivational aspects related to vicarious experiences in the learning process of composition, in class taught in groups, at the undergraduate level. The methodology used was a small survey conducted with students of a Bachelor of Music Composition. In this survey, a questionnaire was administered to students/songwriters to verify the relationship of vicarious experiences in making compositional decisions of his works in the development of critical thinking, as well as the motivation for seeking a higher artistic quality of the works presented in class. Through the data collected we found that for this group, vicarious experiences that occur in composition classes collective influence decision making compositional. The main influences were reported: a) about aesthetic issues, b) choices of compositional techniques to be used, c) exercise and development of critical thinking about musical composition d) motivation to seek better artistic results.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.