Eu não posso ensinar esse canto: identidade musical e constrangimento dos velhos devotos da Ladeira do Horto – Amplificar

Eu não posso ensinar esse canto: identidade musical e constrangimento dos velhos devotos da Ladeira do Horto

Resumo

Memória, esquecimento e transmissão de conhecimento musical constituem o foco conceitual do presente artigo. Fruto de uma pesquisa de doze anos, realizada no sertão do Cariri-CE, este estudo aborda o constrangimento dos velhos devotos de Juazeiro do Norte em ensinar os antigos cânticos religiosos vinculados à tradição penitencial, por muito tempo a insígnia principal do catolicismo popular da região. Apresentamos neste artigo os percalços de nossa etnografia musical, articularizando as alternativas metodológicas que utilizamos para aprendermos a cantar os chamados “benditos fortes” e para conhecer as sutilizas religiosas que atualmente constrangem o seu canto, e por consequência impede a transmissão desse conhecimento musical. O exercício sobre etnografia musical desenvolvido neste artigo tem por principal diretriz teórica os conceitos de Sacrifício (MAUSS e HUBERT, 2005) e a noção de Musical Occasion, segundo Marcia Herndon (1971), por intermédio dos quais desenvolvemos a nossa reflexão sobre performance musical.

I can not teach this song: musical identity and embarrassment of the old devotees of the Ladeira do Horto

Memory, forgetfulness and transmission of musical knowledge constitute the conceptual focus of this article. Based on a research of twelve years held in the Sertão do Cariri, this study addresses the embarrassment of the old devotees of Juazeiro do Norte in teaching the ancient benditos, religious music of the popular Catholicism. We present here the mishaps of our musical ethnography, specially about the methodological alternatives we use in order to learn how to sing the called benditos fortes and to know the religious aspects that currently constrain their singing, and consequently prevent the transmission of this musical knowledge. The brief exercise on musical ethnography discussed in this article takes, as a guideline, the theoretical concepts of Sacrifice (MAUSS and HUBERT, 2005) and the notion of Musical Occasion, according to Marcia Herndon (1971), by which we accomplished our idea on musical performance.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.