Estética da música eletrônica: por um olhar multidimensional dos objetos artísticos-culturais – Amplificar

Estética da música eletrônica: por um olhar multidimensional dos objetos artísticos-culturais

Resumo

Não obstante seja um dos produtos da cultura pop mais difundidos na atualidade, a música eletrônica ainda é comumente (des) qualificada como um gênero “menor” no âmbito musical, consequência direta de uma concepção estética que privilegia a compreensão racional dos objetos artístico-culturais, a qual pode ser localizada no pensamento de autores como Adorno e Horkheimer. O presente artigo objetiva discutir uma possível estética da música eletrônica, a partir da revisão histórica acerca da concepção intelectualista da arte e do diálogo com concepções alternativas à mesma, paralelamente à contextualização, no âmbito da história da música eletrônica, dos desdobramentos dessa discussão na forma de manifestações como a música eletroacústica e, mais atualmente, a música eletrônica de pista. Concluímos que uma possível estética da música eletrônica reside entre as instâncias da racionalidade e da irracionalidade, no sentido da construção de um modo multidimensional de apreciação artística.

Despite being one of the products of pop culture more widespread nowadays, electronic music is still commonly (mis) classified as a genre “minor” under the music, a direct consequence of an design aesthetic that privileges the rational understanding of the artistic and cultural objects, which can be found at the thought of authors such as Adorno and Horkheimer. This article aims to discuss a possible aesthetic of electronic music, from the historical review about the intellectualist conception of art and dialogue with alternative conceptions to it, pararell to the contextualization, on the field of the history of electronic music, of the flips of this discussion, in the form of manifestations as the electroacoustic music and, most currently, electronic dance music. We conclude that a possible aesthetic of electronic music stays between the instances of rationality and irrationality, towards the construction of a multidimensional way of artistic appreciation.

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