A representação social do professor de música no filme "A voz do Coração" (Les Choristes): Subsídios para o uso de obras cinematográficas no ensino de música – Amplificar

A representação social do professor de música no filme "A voz do Coração" (Les Choristes): Subsídios para o uso de obras cinematográficas no ensino de música

Resumo

O presente artigo tem como objeto de análise o filme francês Les Choristes (A voz do Coração), tendo em vista a construção da representação social do professor de música no cinema, evidenciando o nexo estrutural e determinante da narrativa cinematográfica clássica nesse processo. Situamo-nos, assim, na instância crítica do filme em questão, estabelecendo o diálogo com autores que desenvolveram estudos teóricos sobre a narrativa cinematográfica e com estudiosos da Teoria das Representações Sociais. Acreditamos que esse estudo pode contribuir para auxiliar o uso crítico de obras cinematográficas por parte de educadores musicais. Concluímos que a compreensão da construção da representação social recorrente do professor em geral (incluso o de música) no cinema passa pelo entendimento das regras da narrativa cinematográfica clássica. Esta, por sua vez, se insere num conjunto de elementos constitutivos de obras cinematográficas que geralmente têm maior difusão entre o público. Dessa forma, o professor deve ter consciência de que o filme que ele exibe contribui para a formação das representações sociais dos educandos acerca dos fenômenos abordados, incluindo a sua própria, o que deve levá-lo a refletir sobre seus objetivos de ensino para além do emprego de obras audiovisuais como um simples “meio”.

The social representation of the music teacher on the movie “The voice of the heart” (Les Choristes): subsídios para o uso de obras cinematográficas no ensino de música

This article has as its object of analysis the French movie Les Choristes (The Voice of the Heart), in view of the construction of the social representation of the music teacher in the movie, highlighting the structural and determinant nexus of classical narrative film in this process. We are located thus on the critical instance of the movie in question, establishing dialogue with authors who have developed theoretical studies on the cinematic narrative and scholars of social representations theory. We believe that this study can contribute to assist the critical use of cinematographic works by music educators. We conclude that understanding the construction of the recurrent social representations of teacher in general (the music teacher included) on the movies requires an understanding of the rules of classical narrative film. This, in turn, is inserted in a set of constituent elements of movies that usually have greater spread among the public. Thus, the teacher should be aware that the movie he displays contributes to the formation of social representations of students about the phenomena discussed, including his own, which should take you to reflect on your teaching objectives beyond use of audiovisual works as a simple "middle".

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.