A motivação no ensino de piano do Conservatório Estadual de Música “Padre José Maria Xavier” de São João del-Rei: implicações no processo de ensino-aprendizagem pianístico – Amplificar

A motivação no ensino de piano do Conservatório Estadual de Música “Padre José Maria Xavier” de São João del-Rei: implicações no processo de ensino-aprendizagem pianístico

Resumo

Este estudo se dedicou a investigar a motivação dos alunos de piano do Conservatório Estadual de Música “Padre José Maria Xavier”, de São João del-Rei, particularmente de adolescentes e jovens de 14 aos 26 anos dos ciclos Intermediário e Complementar. A motivação, nesse contexto, foi abordada sob o ponto de vista da Teoria da Expectativa-Valor, procurando conhecer melhor as expectativas e o conjunto de valores atribuídos pelos alunos ao estudo de piano. Como suporte para a pesquisa foi reunido os principais trabalhos na área de música e a referida teoria motivacional, além de pesquisas já feitas no Conservatório de Música que se relacionam com a atual. Para a realização da pesquisa foram utilizados métodos qualitativos, como entrevista com alunos e professores, questionários para os alunos e observação das aulas. Os dados obtidos foram analisados sob o prisma do referencial teórico utilizado, e dessa forma foi possível conhecer melhor como a motivação tem atuado no contexto observado. Nos pontos centrais da pesquisa foi observada a não priorização do aprendizado de piano em relação a outras atividades e o pouco contato com a atividade musical como fatores de enfraquecimento da motivação, levando a um reduzido potencial de engajamento no aprendizado pianístico. Com o conjunto de conhecimentos gerados a partir dessa pesquisa, espera-se contribuir para o entendimento dos verdadeiros sentidos que motivam os estudantes a iniciar e se manter no estudo de piano/música, para que desta forma os educadores incorporem estes sentidos, no intuito de uma aprendizagem mais significativa.

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